/governosp
Encontro virtual será dia 23 de outubro, às 10h, a partir da leitura de “Os porcos”
O Clube de Leitura Ler a América Latina apresenta o conto “Os porcos”, da brasileira Júlia Lopes de Almeida, no terceiro encontro da temporada. Neste semestre, o tema do clube é a Zooliteratura na escrita de autores latino-americanos. A conversa será dia 23 de outubro, às 10h.
Júlia Lopes de Almeida nasceu no final do século XIX e se dedicou a diversos gêneros literários como crônicas, romances, peças de teatro, relatos de viagem e artigos para jornais, entre outros. O conto “Os porcos” integra a coletânea Ânsia Eterna, publicada em 1903. A trama foi inspirada nas histórias que a autora ouvia, ainda jovem, na região da fazenda em que vivia com a família, em Campinas, e tem como personagem principal a cabocla Umbelina.
No primeiro encontro, em agosto (28), a conversa foi sobre o conto “Xavier”, de Maria Esther Maciel (Brasil). Em setembro (25), “A lebre dourada” de Silvina OCampo foi o texto escolhido para a apresentação. No sábado (23), será discutido “Os porcos”, de Júlia Lopes de Almeida e, em novembro, “O gato”, de Alfonso Hernández Catá (Cuba) encerra o ciclo.
Os encontros acontecem sempre aos sábados, por meio da plataforma Zoom, das 10h às 11h30. O link para acessar os contos selecionados para o projeto estará disponível no formulário de inscrição.
A terceira edição do Clube de Leitura Ler a América Latina tem como tema a Zooliteratura. A proposta é apresentar obras latino-americanas em que os animais são representados como seres dotados de inteligência, sensibilidade e sabedoria, bem como a complexidade de suas relações com os humanos.
O termo foi criado pelo filósofo Jacques Derrida, para definir a presença de animais na produção de alguns autores e abre espaço para se pensar em um conjunto de obras literárias em que a presença do animal ultrapassa o lugar convencional.
O link para acessar a plataforma será disponibilizado após o envio do formulário de inscrição, que deverá ser preenchido on-line, no endereço https://forms.gle/jiaHK3udbsHjrwHY8. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%).
Sobre Júlia Lopes de Almeida
Nasceu no Rio de Janeiro em 1862, filha de portugueses emigrados, cultos e ricos. Teve uma educação sofisticada e liberal. Dos sete aos 23 anos, morou em uma fazenda com a família, em Campinas (SP), onde, incentivada pelo pai, publicou as primeiras crônicas no jornal local. Em 1886, partiu para Lisboa, onde permaneceu por dois anos, quando, casada com o poeta português Filinto de Almeida, retornou ao Brasil. Seu primeiro romance, Memórias de Marta, foi lançado em 1889, em São Paulo. A partir de 1925, morou por seis anos em Paris com a família. Morreu em 1934, no Rio de Janeiro.
O Clube de Leitura
O Clube de Leitura Ler a América Latina é um projeto do Memorial da América Latina, por meio do Centro de Estudos Brasileiros da América Latina (Cbeal), que tem o objetivo de fomentar a discussão sobre literatura latino-americana. Já foram temas do programa “Literatura Fantástica” e “Mulheres Contam”, sobre literatura feminina.
A atividade também está relacionada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao Objetivo 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/).
Programação
23 de outubro
“Os porcos”, de Júlia Lopes de Almeida (Brasil)
27 de novembro
“O gato”, de Alfonso Hernández Catá (Cuba)
Serviço:
Clube de Leitura Ler a América Latina – Zooliteratura na América Latina
Dia 23 de outubro, às 10h
“Os porcos”, de Júlia Lopes de Almeida
Plataforma: Zoom
Certificados: frequência mínima de 75% dos encontros do ciclo
Inscrições:https://forms.gle/jiaHK3udbsHjrwHY8
Chat de discussão do Clube no Telegram: https://t.me/joinchat/a7QZHonRQ9FjZTcx