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Após o sucesso de público do Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo e do 16º Anima Mundi, ambos em julho, o Memorial abre um novo espaço para o audiovisual. Com entrada franca, o projeto de cinema digital ‘América Latina: Cine Conexões’ exibe o melhor da sétima arte mundial em uma sala escura com tela grande.
A iniciativa tem como objetivo divulgar a cinematografia que normalmente não tem espaço no circuito comercial, mas que se relaciona íntima e intensamente com o cinema nacional e latino-americano. A idéia é abrir a sala de projeção para pré-estréias, produções inéditas e retrospectivas, além daquelas tidas como marginais. Sempre que possível, o cineasta será convidado para apresentar sua obra. Em outros casos, mesas redondas serão formadas para discutir este ou aquele recorte cinematográfico.
As exibições são sempre às 18h as sextas e às 16h aos sábados e domingos, para melhor atender as necessidades daqueles amantes por cinema que trabalham durante a semana.
“Um Homem Diabólico”, de Francisco Cavalcanti, foi o escolhido para abrir o projeto, nesta sexta-feira, dia 1º de agosto. Cavalcanti fez parte do chamando cinema marginal da Boca do Lixo paulistana, que surgiu nos anos 60. As produções desse grupo se preocupavam em contestar a linguagem cinematográfica e os costumes da época através do deboche e da forte ironia.
A Estação Pinacoteca e o Memorial do Imigrante também entram no projeto com suas salas de projeções. Para formar sua grade de programação, o Memorial está costurando uma rede de parceiros que inclui, além de cineastas individualmente, os consulados latino-americanos, Instituto Italiano de Cultura, Aliança Francesa, Instituto Cervantes e até a Globo Filmes.
Programa-se para desfrutar do bom cinema:
• “Um Homem Diabólico”, Francisco Cavalcanti, 75 min, Brasil,1989. Dia 1º, sexta, 18h.
• “Grandes Cineastas Espanhóis” (GCE), “Veridiana”, de Luis Buñuel, 87 min. Dia 2, sábado, 16h.
• “Maldita Coincidência”, de Sérgio Biachi, 1979, 82 min. Dia 3, domingo, 16h.
• "Fellini 8 e meio", 85 min, legendas em português. Dia 8, sexta, 18h.
• “O Espírito da Colméia”, de Victor Erice, 1973, 97 min, sem legendas(s/l). Dia 9, sábado, 16h.
• “Romance”, 1988,103 min, Sérgio Bianchi. Dia 10, domingo, 16h.
• “Como La Vida Misma”, Cuba, de Victor Casaus, 107 min, s/l. Dia 15, sexta, 18h.
• “O Sétimo Dia”, de Carlos Saura, 96 min. Dia 16, sábado, 16h.
• “A Causa Secreta”, Sérgio Bianchi, 1994, 93 min, Brasil. Dia 17, domingo, 16h.
• “La Dolce Vita”, Fellini, 167 min. Dia 22, sexta, 18h.
• “El Sur”,de Victor Erice, 1983, 94 min, s/l. Dia 23, sábado, 16h.
• “Cronicamente Inviável”, Sérgio Bianchi, 2.000, 101 min, Brasil. Dia 24, domingo, 18h.
• “Cria Cuervos”,de Carlos Saura, Espanha, 104 min. Dia 29, sexta, 18h.
• “Dias Contados”, Espanha, 1994,95 min, de Imanol Uribe, s/l. Dia 30, sábado, 16h.
• “Quanto Vale Ou é Por Quilo”, 2005, 110 min, Sérgio Bianchi, Brasil. Dia 31, domingo,16h.