/governosp
A comunidade chilena radicada em São Paulo iniciou as comemorações da Independência de seu país (festejada em 18 de Setembro) no domingo, 20 de agosto, no Memorial da América Latina. O auditório Simón Bolívar estava completamente lotado (1609 lugares), com um público atento, participante e emocionado com as apresentações. Chilenos e descendentes puderam matar a saudade da terra que deixaram ou conhecer um pouco da tradição cultural de seus pais.
Os shows começaram às 18 horas, mas o Auditório Simón Bolívar estava aberto ao público desde às 15h, com uma feira de livros, artesanato e comidas típicas chilenas. Não faltaram empanadas, pastel de choclo, humitas (espécie de pamonha), vinho e pisco. O Festival Folclórico Chileno começou à tarde, com uma variada feira de artesanato e comidas típicas, e seguiu a noite com a apresentação dos grupos Chile Lindo, Raíces de Chile, Quinchamalí, Tupahue e Pablo Neruda, que mostraram a diversidade e beleza da cultura chilena.
Os shows contaram com lindos figurinos, que falavam um pouco das lendas e histórias do Chile. Essa mescla de música e encenação demonstrou realmente o “Encanto Musical” que é o país irmão. O evento foi organizado pela entidade Une-Chile com o apoio do Memorial, que realizou no dia 6 a Festa de Independência da Bolívia e volta a abrir as portas no dia 25 para um show de tango em comemoração à Independência do Uruguai.