/governosp
O ex-presidente da Colômbia César Gaviria participa da terceira edição do projeto Presidentes da América Latina, organizado pelo Memorial, no dia 28 de março, às 17h30, no Parlatino.
Conhecido na América Latina como mediador de conflitos, defensor da democracia, firme partidário da integração regional e protetor dos direitos humanos –, Gaviria governou a Colômbia de 1990 a 1994. Ao sair do governo, foi eleito Secretário-Geral da OEA pela primeira vez. Em 1999, foi reeleito pelos Estados membros e iniciou o seu segundo mandato em setembro daquele ano.
Com a coordenação-geral do ex-ministro Celso Lafer, o ciclo de conferências "Presidentes da América Latina – Evolução do Processo Democrático na América” tem como objetivo promover reflexões sobre o desafio democrático que vive o continente, com ênfase no processo de integração da região, a experiência política de cada ex-governante na condução das mudanças e os saldos sociopolíticos e econômicos em face do atual cenário globalizado.
Após a conferência de 50 minutos, o ex-presidente colombiano será sabatinado por um time de debatedores, como aconteceu nas edições anteriores, com Fernando Henrique Cardoso e Eduardo Duhalde, nos dias 7 e 14 de fevereiro deste ano.
Os próximos convidados para o evento são Ricardo Lagos (dia a ser definido), que estará em São Paulo depois de fazer a transmissão do governo à presidente eleita Michelle Bachelet., Oscar Arias (Costa Rica) e Ernesto Valadares (Panamá). O projeto "Presidentes da América Latina" acontecerá até abril. A Fundação Memorial produzirá um DVD e um livro sobre a série.
Fernando Leça, presidente da Fundação Memorial da América Latina, acredita que essas reflexões serão contribuições importantes para a compreensão da complexa realidade da América Latina. Para ele, um dos méritos do projeto é abrir o debate com esses líderes numa posição de distanciamento do cargo. Analisadas depois de algum tempo, as vivências presidenciais devem contribuir, de maneira significativa, para uma visão crítica mais abrangente. “São pessoas que vivenciaram o poder e ainda mantêm uma significativa presença no cenário político".
Sobre César Gaviria
Durante o seu mandato de quatro anos (1990-94), Gaviria formulou políticas para fortalecer a democracia, promover a paz e reintegrar os rebeldes armados na vida civil. Também desenvolveu um processo de mudança constitucional e institucional, orientado para o fortalecimento do Judiciário e para o aumento da proteção dos direitos humanos.
Em 1991, mediante um plebiscito e uma assembléia constitucional eleita, a Colômbia elaborou uma nova constituição, mais democrática. César Gaviria também empreendeu reformas econômicas a fim de modernizar e aumentar a competitividade da Colômbia no mercado mundial. Presidiu a assinatura de três acordos de livre comércio entre membros do “Grupo dos Três” (México, Colômbia e Venezuela) e entre a Colômbia e a CARICOM, e iniciou a revitalização do Pacto Andino.
Serviço:
Conferência com César Gaviria
Terça-feira, 28 de março
Horário: 17h30
Organização: Fundação Memorial da América Latina
Local: Plenária (auditório) do Parlatino
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
ENTRADA FRANCA