/governosp
Inscrição para últimas vagas é prorrogada até 13/4
As manifestações que tomam conta das ruas e das redes sociais no Brasil e no mundo podem ser entendidas como crises de reorganização, promovidas por grupos de classes e pessoas que “imaginam segurar as rédeas da História”.
Assim sintetizada, a aula inaugural da Cátedra Unesco-Memorial, proferida pelo professor Marco Aurélio Nogueira , deixou na plateia a expectativa otimista de que os próximos encontros – todas as quartas-feiras pelos próximos dois meses – serão calorosos e muito esclarecedores.
Afinal, como pontuou o catedrático da Unesp e coordenador geral da cátedra, “é impossível, nos dias atuais, qualquer discussão que não remeta ao clima geral em escala crescente que o país está vivendo nos últimos meses”.
O tema “As redes e as ruas – os novos termos do jogo político e social” não tem a pretensão de debater a crise brasileira atual em seu contexto político. A proposta do curso, observou o professor Nogueira, é a de construir um leque de discussões em torno de vários aspectos do tema para, ao final, obter “abordagem mais rica” da crise brasileira e de outros movimentos análogos mundo afora.
“É a segunda vez que o Memorial acerta na mosca ao escolher os temas da cátedra”, comemora a professora Marília Franco, diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), braço acadêmico do Memorial e organizador do evento. Ela aproveitou para anunciar que a cátedra continua aceitando inscrições até o dia 13 de abril.
O presidente João Batista de Andrade, em viagem ao México para encontros de interesse da instituição, deixou mensagem, transmitida pelo Chefe de Gabinete, Irineu Ferraz, em que destaca a importância e a atualidade da pauta. “Especialmente – disse – porque ela se desenvolve em tempo real, quando nosso país vive momentoso cenário político e social, com eventuais reflexos e desdobramentos que possam vir a ter nos países vizinhos.
Serviço
Cátedra Unesco Memorial da América Latina
Data: de 30/03 a 01/06/2016
Horário: quartas-feiras, das 9h às 13h
Local: Biblioteca Latino-americana do Memorial da América Latina
Portões 2 e 5 – Estacionamento: Portão 4 (pago)
Informações: cátedra@memorial.sp.gov.br – (11) 39234604