/governosp
O concerto de mês de junho da Banda Jovem do Estado, formada por 70 músicos bolsistas do Centro Tom Jobim, com a direção artística da Maestrina Mônica Giardini, apresenta um programa com música brasileira de hoje e sempre. Os compositores escolhidos para esse concerto são: Camargo Guarnieri, E. Villani-Côrtes, Radamés Gnatalli, Paulinho da Viola e Tom Jobim. A Banda recebe participação especial de As Choronas, destaque para a flautista Celina Bordallo Charlier e arranjo de Julio César Figueiredo. O concerto gratuito será realizado em 24 de junho, domingo, 19h, no Memorial da América Latina.
No programa:
Camargo Guarnieri Dança Brasileira
E. Villani-Côrtes Concerto p/ flauta e Banda Sinfônica
Solista: Celina Bordallo Charlier
Radamés Gnatalli Suíte Retratos – p/ regional e Banda Sinfônica
Transc: Júlio César Figueiredo
Solista: As Choronas
Paulinho da Viola Sarau para Radamés
Arranjo: Júlio César Figueiredo
Tom Jobim Radamés y Pelé
Arranjo: Júlio César Figueiredo
BANDA JOVEM DO ESTADO
Formada por 70 músicos bolsistas, foi criada em 1993 sob a regência de Mônica Giardini, objetivando a profissionalização. Em 14 anos de atividades, vem executando arranjos de compositores consagrados da música erudita e composições originais para Banda Sinfônica, inserindo obras do repertório popular. Participou de importantes eventos tanto na capital como no interior do Estado. Atuou em óperas e poemas sinfônicos, executou obras de Rick Wakeman, a primeira audição da ópera Treemonisha de Scott Joplin e “Paulistana Retrato de uma Cidade” de Billy Blanco. Entre os convidados recebeu o maestro húngaro Lazslo Marosi e solistas como Hector Costita, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos. Seu regente assistente é Marcos Sadao Shirakawa.
MÔNICA GIARDINI
Desde 1993 é regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Mestra em Musicologia pela USP, Bacharel em Violão e Pedagogia Plena, estudou regência orquestral e de banda. Aperfeiçoou-se em Festivais de Música como o de Inverno de Campos do Jordão, Curitiba e da Bachakademie em Sttutgard. Lecionou artes musicais na Universidade Mackenzie e Prática de Orquestra no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. Foi regente da Banda Marcial Municipal de Arujá – SP e participou da produção musical do espetáculo Três Tenores transmitido pelo SBT em 2000.
FICHA TÉCNICA
Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo / Regente: Mônica Giardini / Regente Assistente: Marcos Sadao Shirakawa / Produtora Executiva: Maria Lúcia Medeiros Gumiel / Produtores: Joel Lourenço e Fátima de Almeida Leria / Arquivista: Patrícia Montagnani Thomaz/ Inspetor: Aroldo de Brito
Montadora: Roseli Siqueira
O Centro Tom Jobim é uma Organização Social da Cultura ligada à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
Serviço:
Banda Sinfonica Jovem
24 de junho, domingo, às 19h
Auditório Simón Bolivar
ENTRADA FRANCA (retirar ingresso no dia, após as 14h)