/governosp
São Paulo, 22 de abril de 2009
A Banda Sinfônica Jovem do Estado, com regência de Mônica Giardini e participação do solista Dárcio Gianelli, traz para o Memorial da América Latina o concerto “Ecologia Sonora”, no dia 26 de abril, domingo, às 19h. A entrada é franca.
Formada por 70 músicos bolsistas, a Banda Jovem do Estado foi criada em 1993. Em 16 anos de atividades, tem executado composições originais para Banda Sinfônica, arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. A Banda participa de importantes eventos na capital e no interior do Estado, com atuações em óperas, poemas sinfônicos e em obras como a primeira audição da ópera Treemonisha de Scott Joplin e Paulistana Retrato de uma Cidade de Billy Blanco. Entre os convidados que recebe estão nomes como o do maestro húngaro Lazslo Marosi e solistas como Hector Costita, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos.
Mônica Giardini
Mestre em Musicologia pela USP, universidade na qual cursa o doutorado, formada em piano, bacharel em violão e pedagogia plena, Mônica Giardini estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Eleazar de Carvalho, entre outros. Aperfeiçoou-se em Festivais de Música e na Bachakademie, em Sttutgart (1995). Participou como regente de diversas Conferências e Congressos de Bandas Sinfônicas, entre eles, em 2005, na Cidade do Cabo – África do Sul; e em 2006 em Córdoba – Argentina. Foi assistente de direção artística da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, ministrou cursos de regência, prática de ensaios de orquestra e de banda na Universidade Livre de Música, (ULM, atual EMESP Tom Jobim), Projeto Guri, Pró-Banda e FUNARTE. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado desde sua criação, em 1993.
Dárcio Gianelli
Iniciou seus estudos de trombone com seu pai, Reinaldo Gianelli. Em 1993 e 1994, atuou como solista em concertos junto à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Experimental de Repertório e Banda Sinfônica Jovem do Estado. Em 1995, depois de obter o diploma de bacharelado em trombone pela Faculdade Mozarteum (SP), ingressou na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, na qual permaneceu até 1998. Em maio de 2001, completou o curso de mestrado na Juilliard School, de Nova York, na qual estudou com os professores Per Brevig (Metropolitan Opera, NY) e Joseph Alessi (New York Philharmonic). No ano 2000, Darcio Gianelli venceu o concurso Tilden Prize para trombone, em Nova York. Em 2001, foi vencedor do Lewis Van Haney Philharmonic Prize, promovido durante o Festival Internacional de Trombones em Nashville, e segundo colocado no Zellmer- Minnesota Trombone Competition, ambos nos Estados Unidos. Desde 2007, tem atuado como professor do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) e do Festival de Ouro Branco, Minas Gerais. Foi trombonista da Orquestra Sinfônica da Galícia em La Coruña (Espanha), entre 2002 e 2006, ano em que passou a integrar a OSESP.
Programa
Johan de Meij La Quintessenza
Martin Ellerby Concerto para Trombone e Banda Sinfônica
1. Panache
2. Chaconne
3. Mosaic
Trombone: Dárcio Gianelli
Frigyes Hidas Save the Sea
(Symphony for Symphonic Band)
1.The Waves of the Sea
2. Song of the Sea
3. Threatening Sea
4. Games of the Corals
5. Hynne of the Sea
Kees Vlak Wald-Sinfonie
(Symphonie de la Forêt)
Serviço:
Concerto ‘Ecologia Sonora’ – Banda Sinfônica Jovem do Estado
Dia 26 de abril de 2009, às 19h
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Tel. 3823-4600
Entrada Franca