A Fundação Memorial da América Latina apóia a 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O auditório Simón Bolívar faz parte do circuito de exibição dos 461 filmes do festival. A vantagem de assisti-los no Memorial é que você não paga nada – todas as sessões são completamente gratuitas.
O Simón Bolívar comporta 876 pessoas. Nele, serão exibidos 43 filmes, em 3 ou 4 sessões por dia, a partir desta sexta, 19, às 16h, até o fim do mês, 31. No dia 1º de novembro, é no Memorial que se dará a festa de encerramento da Mostra, com o anúncio dos filmes ganhadores e a projeção de Onde os fracos não têm vez (No country for old men), dos irmãos Joel e Ethan Coen. Neste caso, a entrada é mediante convite.
O Memorial ainda sedia o Festival da Juventude. Com o objetivo de tornar o cinema mais acessível aos alunos de escolas públicas, a Mostra, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, oferece sessões gratuitas para estudantes secundaristas de escolas públicas. No Simón Bolívar, elas acontecem às 10h e 14h. As escolas devem pré-agendar para garantir lugar. O Festival da Juventude também acontece no Cine Bombril (mais informações sobre ele pode ser obtidas no site www.mostra.org)
Confira os filmes que você pode assistir gratuitamente no Auditório Simón Bolívar, do Memorial:
19/10/2007 – Sexta
Sessão 85 – 16:00
INFÂNCIAS (ENFANCES), de Vários (82′). FRANÇA. Falado
em francês. Legendas em português. Indicação: livre. Inspirado nas biografias de Fritz Lang, Orson Welles, Jacques Tati, Jean Renoir, Alfred Hitchcock e Ingmar Bergman com destaque para acontecimentos marcantes da infância de cada um e que influenciaram os adultos que se tornaram.
Sessão 86 – 18:00
ROMEO & JULIETTE (ROMEO & JULIETTE), de Yves Desgagnés (102′). CANADÁ. Falado
em francês. Legendas em inglês e português. Indicação: 14 anos. Julieta tem 15 anos e é filha de um juiz da Corte Suprema de Quebec. Seu pai é convidado para presidir um o caso judicial que envolve Réal Lamontagne, um líder de gangue, acusado de cometer crimes hediondos. Romeu, 17 anos, é filho de Réal Lamontagne. Apesar de virem de mundos opostos, os dois adolescentes se apaixonam.
Sessão 87 – 20:00
CONGORAMA (CONGORAMA), de Philippe Falardeau (105′). CANADÁ, BÉLGICA, FRANÇA. Falado
em francês. Legendas em inglês e português. Indicação: livre. O belga Michel é um inventor frustrado, casado com Alice, uma refugiada congolesa. Aos 42 anos, ele descobre que foi adotado e vai à Quebec procurar seus pais biológicos. Chegando ao Canadá, conhece Louis. Ao sofrerem um acidente, Louis entra em coma e Michel tem acesso a informações que poderão mudar sua vida.
20/10/2007 – Sábado
Sessão 179 – 14:00
RETRATOS DA VIDA (LES UNS ET LES AUTRES), de Claude Lelouch (180′). FRANÇA. Falado em francês, inglês, alemão, russo. Legendas em português. Indicação: livre. Bailarinos, líderes de grupos musicais, maestros, pop stars e outros personagens entrecruzam-se na história de três gerações pontuada por canções e danças. A vida de várias famílias no decorrer do século passado, especialmente no período relativo à Segunda Guerra Mundial, é o fio narrativo.
Sessão 180 – 17:10
BRAND UPON THE BRAIN (BRAND UPON THE BRAIN), de Guy Maddin (95′). CANADÁ, EUA. Falado
em inglês. Legendas em português. Indicação: 14 anos. O jovem Guy Maddin mora numa misteriosa ilha, acompanhado pela irmã adolescente, pela mãe protetora e tirânica e pelo pai cientista, que trabalha secretamente no porão. Seus amigos são crianças que vivem num orfanato. Quando chegam à ilha os detetives mirins Wendy e Chance Hale, Guy se apaixona por Wendy, enquanto a irmã passa pelo mesmo em relação a Chance. Terríveis segredos da família de Guy serão revelados.
Sessão 181 – 19:00
GARÇOM (OBER), de Alex van Warmerdam (97′). HOLANDA. Falado em holandês. Legendas
em inglês e português. Indicação: 14 anos. Um emprego ordinário em um restaurante arruinado, uma esposa cronicamente doente, os vizinhos anti-sociais e um caso extraconjugal que oferece pouco mais do que gratificação sexual. Mas Edgar está prestes a descobrir que sua vida é mais estranha do que a ficção.
Sessão 182 – 21:00
LOUCO AMOR (AUFTAUCHEN), de Felicitas Korn (92′). ALEMANHA. Falado em alemão. Legendas
em inglês e português. Indicação: 16 anos. De dia, Nadja estuda Fotografia e de noite, dança, paquera muito e tem sexo fácil. Quando conhece Darius, ela só quer uma transa, mas a experiência lhe emociona profundamente e lhe dá esperanças de ter encontrado o que ela, inconscientemente, sempre desejou. Neste momento, situações envolvendo o trabalho, o amante e a mãe transformam seu mundo.
21/10/2007 – Domingo
Sessão 263 – 14:00
RUPTURA (BREAKOUT), de Mike Eschmann (94′). SUÍÇA. Falado em suíço-alemão. Legendas
em inglês e português. Indicação: 14 anos. Ambientado numa prisão juvenil, esse drama trata de amor, juventude, o certo e errado e o estilo de dança break. É um filme sobre honra, gangues suburbanas, amizade e amor, mas, acima de tudo, é a história de um rapaz e de sua fuga da miséria através da música e da dança. Ruptura conferiu ao ator Nils Althaus o prêmio Shootingstar (ator em ascensão) no festival de Berlim 2007.
Sessão 264 – 15:50
OS MISERÁVEIS (LES MISERABLES), de Claude Lelouch (175′). FRANÇA. Falado
em francês. Legendas
em português. Indicação: 12 anos. Henri Fortin é um ex-boxeador pobre e ignorante. Ziman é um advogado judeu rico de Paris. Durante a Segunda Guerra Mundial, eles se conhecem. Distanciados pela classe social e educação, os dois aproximam-se quando Fortin descobre o livro “Os Miseráveis”. O filme ganhou o Globo de Ouro de filme estrangeiro de 1996. No mesmo ano, Annie Girardot ganhou o César de atriz coadjuvante.
Sessão 265 – 19:00
DOS ABRAZOS (DOS ABRAZOS), de Enrique Begné (92′). MÉXICO. Falado em espanhol. Legendas
em inglês e português. Indicação: Livre. Quatro pessoas forçadas a se defenderem na vida: um garoto cheio de problemas, a caixa de loja por quem ele sente uma atração, um taxista raivoso e a filha de um de seus passageiros. É uma história sobre pessoas solitárias que, na Cidade do México, encontram um no outro um brilho de esperança. Considerado o melhor longa de ficção no Festival de Cinema de Tribeca (Nova York).
Sessão 266 – 21:00
NÃO TOQUE NO MACHADO (NE TOUCHEZ PAS
LA HACHE ), de Jacques Rivette (137′). FRANÇA, ITÁLIA. Falado
em francês. Legendas em inglês e português. Indicação: 16 anos. O jovem general Armand de Montriveau cruza os mares à procura da mulher por quem se apaixonou loucamente há cinco anos. Baseado no romance de Honoré de Balzac, “A Duquesa de Langeais”, com co-produção do cineasta italiano Ermanno Olmi (A Árvore dos Tamancos).
22/10/2007 – Segunda
Sessão 341 – 16:30
DE VOLTA À NORMANDIA (RETOUR EN NORMANDIE), de Nicolas Philibert (113′). FRANÇA. Falado
em francês. Legendas em inglês e português. Indicação: 12 anos. Na origem do documentário está um filme de 1975, que é factual, mas em parte dramatizado com atores não profissionais. Naquele ano, o diretor René Allio rodou, na região francesa da Normandia, "Eu, Pierre Rivière, tendo degolado minha mãe, minha irmã e meu irmão…" (tradução literal), sobre um fato ocorrido há 140 anos. Philibert volta ao local do crime e das filmagens para procurar os "atores" e suas memórias.
Sessão 342 – 18:40
A PRAÇA DO SALVADOR (PLAC ZBAWICIELA), de Joanna Kos Krauze, Kzzysztof Krauze (105′). POLÔNIA. Falado
em polonês. Legendas em inglês e português. Indicação: 16 anos. O marido trabalha no ramo da construção civil e tenta abrir o próprio negócio. Sua mulher toma conta das crianças com a ajuda da sogra. As coisas pioram quando a construtora responsável pelo novo imóvel da família entra em falência. A malícia do destino alimenta-se de coincidências, intenções infrutíferas e a frágil natureza do ser humano. O filme ganhou diversos prêmios nos principais festivais de cinema polonês de 2006 e em 2007.
Sessão 343 – 20:40
A ARTE DAS LÁGRIMAS (KUNSTEN AT GRAEDE I KOR), de Peter Schønau Fog (105′). DINAMARCA. Falado
em dinamarquês. Legendas em espanhol e português. Indicação: 16 anos. Allan é um garoto de 11 anos no início dos anos 70. Seu pai tenta se matar regularmente. Sua mãe desistiu, seu irmão mais velho saiu de casa e a pequena loja de laticínios da família vai mal. Quando a irmã mais velha deixa de dar atenção ao pai, Allan decide intervir. Seu pai só tem prazer em recitar eloqüentes elogios fúnebres e fazer as pessoas chorarem em coro nos funerais. Allan ajuda para que haja funerais suficientes e assim manter seu pai feliz.
23/10/2007 – Terça
Sessão 427 – 16:30
BAMAKO (BAMAKO), de Abderrahmane Sissako (115′). REPÚBLICA DE MALI, FRANÇA. Falado em bambara, francês. Legendas
em inglês e português. Indicação: livre. Melé é uma cantora de bar, prestes a terminar seu casamento. Seu marido Chaka está desempregado. No quintal da casa, em uma área conjunta dividida com outras famílias, um tribunal é armado. Representantes da sociedade civil estão tomando medidas legais contra o Banco Mundial e o FMI, a quem eles culpam pelas mazelas africanas. Mas Chaka não parece muito preocupado com esse desejo de lutar por seus direitos. Participação especial do ator Danny Glover, um dos produtores executivos do filme.
Sessão 428 – 18:40
SOMBRAS (SENKI), de Milcho Manchevski (120′). MACEDÔNIA, ALEMANHA, ITÁLIA, BULGÁRIA, ESPANHA. Falado
em macedônio. Legendas em inglês e português. Indicação: 14 anos. Lazar Perkov é jovem, bonito, tem uma bela esposa, um filho encantador, uma casa espaçosa e um bom emprego como médico num hospital. Nada lhe falta – com exceção dele próprio, pois tenta sempre corresponder às expectativas dos outros, como sua aborrecida mulher, os colegas pouco cordiais e, principalmente, sua renomada mãe médica. Quando Lucky se envolve em um acidente de carro e é salvo da morte certa, sua vida começa a mudar.
Sessão 429 – 20:50
PADRE NUESTRO (PADRE NUESTRO), de Christopher Zalla (110′). EUA. Falado em espanhol. Legendas
em inglês e português. Indicação: Livre. Juan e Pedro se conhecem num trailer cheio de imigrantes mexicanos sem documento. Pedro mostra a Juan uma carta lacrada que sua mãe, agora falecida, deu-lhe como forma de conhecer seu distante pai. Ele gaba-se para seu novo amigo que o pai, Diego, trocou o México por Nova York há muitos anos e se tornou um abastado dono de restaurante. Mas Diego, na verdade, é apenas um lavador de pratos, que rejeita o filho imediatamente. É quando os dois jovens encontram algo que não procuravam, mas de que precisam.
24/10/2007 – Quarta
Sessão 508 – 16:30
PEQUENAS HISTÓRIAS (PEQUENAS HISTÓRIAS), de Helvécio Ratton (80′). BRASIL. Falado
em português. Indicação: Livre. Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta e tece histórias de humor e magia. A do pescador que quebrou a promessa que fez a uma sereia e o castigo veio na água. A de um garoto que se torna coroinha de uma igreja e descobre a procissão das almas. O encontro entre um Papai Noel de loja e um menino de rua, que transforma a vida dos dois. E as aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros. Histórias brasileiras para pequenos e grandes.
Sessão 509 – 18:00
JOVEM YAKUZA (YOUNG YAKUZA), de Jean-Pierre Limosin (99′). FRANÇA. Falado
em japonês. Legendas em inglês e português. Indicação: 14 anos. Aos 20 anos, Naoki é mais um caso de delinqüência juvenil no Japão. Falhou na escola, no trabalho e na vida pessoal ao optar por cometer pequenos crimes. Sua mãe está a caminho do desespero quando ela se encontra com Sr. Imai, um velho amigo de escola. Ele sugere introduzir o jovem, por um pequeno período, em um yakuza, tipo de família mafiosa japonesa. Naoki terá de escolher entre o sentimento de vergonha da comunidade e a esperança de que essa alternativa possa salvar seu filho.
Sessão 510 – 20:00
A GAROTA DO LAGO (
LA RAGAZZA DEL LAGO), de Andrea Molaioli (95′). ITÁLIA. Falado
em italiano. Legendas em inglês e português. Indicação: 14 anos. Inspetor Sanzio, policial que se mudou há pouco para a região, chega à cidade. Seu colega mais jovem, nascido naqueles vales, torna-se seu guia. Os dois, acompanhados por um colega de Sanzio dos tempos de Homicídios, terão de ficar na cidade porque um crime está para acontecer. Durante a investigação, a família de Sanzio vive um momento de dor extrema.
25/10/2007 – Quinta
Sessão 595 – 16:30
O PONTO VERMELHO (IL PUNTO ROSSO), de Marco Carlucci (102′). ITÁLIA. Falado
em italiano. Legendas
em português. Indicação: Livre. A cidade de Roma é palco da de Ricky, o protagonista, que pensa em desistir de seu emprego como comediante para entrar no mundo da política. O filme trata dos temas sociais mais urgentes na Itália de hoje: assistência social, usura, bombardeios publicitários nas campanhas eleitorais e a própria mídia, como a imprensa e a internet.
Sessão 596 – 18:30
GARAGE (GARAGE), de Lenny Abrahamson (85′). IRLANDA. Falado em inglês. Legendas em português. Indicação: 16 anos. Josie passou toda sua vida adulta como guarda de um decadente posto de gasolina nos arredores de uma pequena cidade no meio-oeste da Irlanda. Ele é limitado, solitário, apesar de sempre otimista e, ao seu modo, feliz. Até que, durante o decurso de um verão, o adolescente David chega para trabalhar com Josie e mudar sua vida para sempre.
Sessão 597 – 20:10
ITINERÁRIO DE UM AVENTUREIRO (ITINERAIRE D’UN ENFANT GÂTÉ), de Claude Lelouch (124′). FRANÇA, ALEMANHA. Falado
em francês. Legendas em português. Indicação: 12 anos. Sam Lion é ex-garoto de circo, obrigado a repensar sua vida depois de um acidente no trapézio. Torna-se um dirigente empresarial. Várias décadas se passam e ele, agora com mais de cinqüenta anos, decide abandonar tudo – casa, trabalho, seu segundo casamento – e desaparecer a bordo de seu barco.
26/10/2007 – Sexta
Sessão 681 – 16:30
DOL (DOL), de Hiner Saleem (90′). CURDISTÃO, FRANÇA, ALEMANHA. Falado em curdo. Legendas
em inglês e português. Indicação: Livre. Em 2005, no pequeno vilarejo turco-curdo de Balliova, na fronteira entre Irã e Iraque, Azad e sua noiva Nazenin estão para se casar quando um confronto irrompe. Azad fere o comandante turco e precisa fugir de Balliova, deixando sua noiva pra trás. Na região autônoma do Iraque-Curdistão ele encontra pessoas de diferentes regiões e com histórias peculiares. Quando Azad tenta trazer Nazenin ele é emboscado pelas forças armadas da Turquia.
Sessão 682 – 18:10
A ESTRELA DO SOLDADO (L’ÉTOILE DU SOLDAT), de Christophe de Ponfilly (105′). FRANÇA, ALEMANHA, AFEGANISTÃO. Falado em francês, russo, afegão. Legendas
em inglês e português. Indicação: 12 anos. Em 1984, Nikolai é um típico jovem de 20 anos da então União Soviética, que gosta de música, garotas e dos amigos, é enviado para prestar serviço militar num país sobre o qual nada sabia: o Afeganistão. Em poucos meses, na violência da guerra, ele começa a odiar o inimigo. Capturado, Nikolai passa a conhecer pessoas diferentes.
Sessão 683 – 20:10
A FRANÇA (
LA FRANCE ), de Serge Bozon (102′). FRANÇA. Falado em francês. Legendas
em inglês e português. Indicação: 14 anos. No outono de 1917, a jovem Camille leva uma vida marcada pelas notícias que seu marido manda do front. Um dia ela recebe uma carta que a deixa desnorteada e determinada a se disfarçar de homem para encontrá-lo. No caminho para o front de guerra, Camille descobre o que nunca poderia imaginar, o que seu marido nunca lhe contou e o que seus novos companheiros irão evitar lhe mostrar: a verdadeira França.
27/10/2007 – Sábado
Sessão 775 – 14:30
CAIXAS (BOXES), de Jane Birkin (95′). FRANÇA. Falado em francês, inglês. Legendas
em francês. Legendas em português. Indicação: livre. Anna está entre os 45 e 50 anos e tenta arrumar suas caixas. O pânico, o mistério, os medos específicos dessa idade… Para fora de suas caixas surgem, desordenadamente, ex-maridos, amantes, crianças, mãe, pai, fantasmas… Anna teve três amores. Dessas relações, teve três meninas, que crescem raivosas, amorosas. Finalmente Anna tem esperança de perdão e paz.
Sessão 776 – 16:20
BELA CIDADE (THIS BEAUTIFUL CITY), de Ed Gass-Donnelly (85′). CANADÁ. Falado
em inglês. Legendas em português. Indicação: 16 anos. Como você se refaz depois de atingir o fundo do poço? Como você encontra a felicidade real numa vida que aparenta ser perfeita? Bela Cidade apresenta cinco personagens que lutam para encontrar o equilíbrio entre dor e prazer em situações bem diferentes de dinheiro e classe social.
Sessão 777 – 18:00
O HOMEM DE LONDRES (A LONDONI FÉRFI), de Béla Tarr (135′). HUNGRIA, FRANÇA, ALEMANHA. Falado
em húngaro. Legendas em e português. Indicação: 14 anos. Maloin leva uma vida simples e sem perspectivas. Quando testemunha um assassinato, sua vida dá uma guinada inesperada. Ele vê-se face a face com questões de moral, pecado e punição, a linha que separa inocência e cumplicidade num crime, e seu ceticismo o leva à ontológica questão do significado e do valor da existência.
Sessão 778 – 20:30
A VISÃO (DRISHTANTHAM), de M.P.Sukumaran Nair (96′). ÍNDIA. Falado em malayalam. Legendas
em inglês e português. Indicação: 18 anos. Uma artista de Theeyatt encontra-se num dilema entre tradição e modernidade. Sua saúde se deteriora, sua família cai na pobreza e seus filhos se vêem embrutecidos. À medida que seu mudo idealizado se parte, o universo exterior intervém e muda sua percepção sobre a arte, que também já foi sua fé, e enfraquece suas amarras na tradição.
28/10/2007 – Domingo
Sessão 857 – 14:00
NAS ASAS DO SONHO (SWOPNODANAY), de Golam Rabbany Biplob (88′). BANGLADESH. Falado
em bengali. Legendas
em português. Indicação: 14 anos. Fazlu não é um médico, mas alguém que faz visitas domésticas para registrar problemas de saúde. Ele e seu filho de dez anos vendem ungüentos e ervas medicinais no mercado semanal do vilarejo, pregando sempre as virtudes dos produtos. Quando compra uma calça de segunda mão para o garoto, sua mulher encontra notas de dinheiro estrangeiro ao lavá-la. Na tentativa de fazer a troca pela moeda local, percorre, com um amigo, a seca e pobre região de Barendra Bhumi a bordo de uma velha motocicleta.
Sessão 858 – 16:00
ABRIGO (RIPARO), de Marco Simon Puccioni (98′). ITÁLIA, FRANÇA. Falado em italiano. Legendas
em inglês e português. Indicação: 14 anos. Anna e Mara retornam das férias no exterior e percebem que Anis, um jovem imigrante marroquino, escondeu-se em seu carro para atravessar a fronteira e chegar à Itália. Indecisas sobre o que fazer, elas resolvem levá-lo consigo. O filme retrata três seres compelidos a se entenderem com compaixão, confiança e medo em torno de questões como orientação sexual, amadurecimento, imigração e problemas de trabalho.
Sessão 859 – 18:00
IMPORT EXPORT (IMPORT EXPORT), de Ulrich Seidl (135′). ÁUSTRIA. Falado em alemão, russo. Legendas
em inglês e português. Indicação: 18 anos. No gelado inverno da Ucrânia, duas histórias emergem. A primeira apresenta Olga, jovem enfermeira e mãe. Ela vai para a Áustria trabalhar como governanta e termina como faxineira num hospital geriátrico. A outra história é sobre Paul, jovem austríaco cujo padrasto o leva à Ucrânia para trabalhar na instalação de máquinas de apostas. Import Export lida com sexo e morte, viver e morrer, vencedores e perdedores, poder e impotência.
Sessão 860 – 20:30
CANÇÕES DE AMOR (LES CHANSONS D´AMOUR), de Christophe Honoré (95′). FRANÇA. Falado
em francês. Legendas em português. Indicação: Livre. Ismaël perambula sem direção, mas a despeito de tudo continua caminhando. Erwann apressa um pouco seu passo. Jeanne é condenada à imobilidade. Alice anda ao lado de Ismaël, mas ela resolve se afastar do seu caminho para seguir outra história, agora com um rapaz bretão que acaba de conhecer. Ispirado nas canções escritas por Alex Beaupain.
29/10/2007 – Segunda
Sessão 928 – 16:30
COCHOCHI (COCHOCHI), de Israel Cárdenas, Laura Amelia Guzmán (87′) MÉXICO, REINO UNIDO, CANADÁ. Falado em bengali. Legendas
em inglês e português. Indicação: livre. Na Serra Tarahumara, no noroeste do México, duas crianças estão à procura de um cavalo desaparecido. É um retrato sutil dos povos indígenas da região e de seu comportamento, parece um registro de momentos reais da vida dos garotos e das pessoas que eles encontram. O filme levou o prêmio Descoberta no festival de Toronto de 2007.
Sessão 929 – 18:40
OVO (YUMURTA), de Semih Kaplanoglu (97′). TURQUIA, GRÉCIA. Falado em turco. Legendas
em inglês
e português. Indicação: 12 anos. O poeta Yusuf retorna à cidade natal, que não visitava há anos. Ele conhece a jovem Ayla, parente distante que viveu com sua mãe por cinco anos. Yusuf precisa executar o sacrifício que sua mãe não pôde completar antes de morrer. Yusuf e Ayla viajam até o local da cerimônia. Ambos precisam passar a noite num hotel e aproximam-se por causa da atmosfera criada por uma festa de casamento que acontece no hotel.
Sessão 930 – 20:30
SUKIYAKI WESTERN DJANGO (SUKIYAKI WESTERN DJANGO), de Takashi Miike (121′). JAPÃO. Falado
em inglês e português. Indicação: 14 anos. Centenas de anos depois da Batalha de Dannoura (1185), em um remoto vilarejo japonês na montanha, a tensão se reinstala. Extravagante e num tom cômico e surreal, o filme bebe na fonte dos faroestes italianos B e conta com uma aparição especial do diretor Quentin Tarantino, fanático pelo gênero.
30/10/2007 – Terça
Sessão 1012 – 16:40
INDO PARA CASA (LUO YE GUI GEN), de Zhang Yang (97′). HONG KONG, CHINA. Falado
em mandarim. Legendas em inglês e português. Indicação: 12 anos. História real de dois colegas de trabalho e velhos amigos, Zhao e Liu, ambos na casa dos 50 anos. Eles estavam bebendo quando Liu morre inesperadamente. Zhao decide viajar milhares de quilômetros pela China para levar o corpo até sua terra natal. Ao longo de sua odisséia, Zhao encontra diferentes tipos de chineses.
Sessão 1013 – 18:30
SE O VENTO LEVANTA A AREIA (SI LE VENT SOULÈVE LES SABLES), de Marion Hänsel (96′). BÉLGICA, FRANÇA. Falado
em francês, espanhol e português. Indicação: Livre. De um lado, o deserto, a seca sem fim e os sonhos de água. Do outro, o tratado de guerra, a vila secou e o que resta de vida está para morrer. Por instinto, a maioria dos moradores deixa suas casas e ruma para o sul. Rahne, o único letrado, decide ir para o leste com seus três filhos, sua esposa e alguns animais. Uma história de êxodo, incertezas, esperança e fatalidade.
Sessão 1014 – 20:20
SOB A MESMA LUA (SOTTO
LA STESSA LUNA ), de Carlo Luglio (93′). ITÁLIA. Falado em italiano, romani. Legendas
em inglês e português. Indicação: Livre. A história de dois jovens ciganos na área suburbana de Scampia, em Nápoles, dominada pelas rixas dentro da Camorra. Diariamente, eles vêem sua dignidade ser esmagada na luta por sobrevivência. A única opção para uma vida melhor é ir embora.
31/10/2007 – Quarta
Sessão 1093 – 16:40
VOCÊ TEM OUTRA MAÇÃ ? (BAAZ HAM SIB DAARI), de Bayram Fazli (90′). IRÃ. Falado
em farsi. Legendas em inglês e português. Indicação: 10 anos. Membro de uma tribo, que está numa jornada eterna, num lugar indeterminado, encontra-se com uma jovem mulher que escapou de uma aldeia massacrada pela guerra. Juntos, eles embarcam numa viagem, cujo destino será determinado por um poderoso clã de nome Dasdarã.
Sessão 1094 – 18:30
A CASA AMARELA (
LA MAISON JAUNE ), de Amor Hakkar (82′). FRANÇA, ARGÉLIA. Falado em berbere, árabe. Legendas
em inglês e português. Indicação: livre. Aya de 12 anos recebe a notícia que irmão mais velho, policial, morreu num acidente. Moloud, o pai, é um homem simples que nasceu na região de Aures, na Argélia. Ele desafia todas as proibições para resgatar o corpo do filho. Fátima, a mãe, está em profunda tristeza. A luta de um pai bastante afetuoso para conseguir trazer a alegria de volta à família.
Sessão 1095 – 20:10
MUNYURANGABO (MUNYURANGABO), de Lee Isaac Chung (97′). EUA. Falado em kinyarwanda. Legendas
em francês e português. Indicação: Livre. Depois de roubar um facão num mercado em Kigali, Munyurangabo e seu amigo Sagwa deixam a cidade numa jornada conectada aos próprios passados. Munyurangabo quer justiça para os pais que foram mortos no genocídio, e Sangwa quer visitar a casa que abandonou há anos.
01/11/2007 – Quinta
Sessão 1178 – 21:00
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ (NO COUNTRY FOR OLD MEN), de Joel Coen, Ethan Coen (122′). EUA. Falado
em inglês. Legendas em português. Indicação: 16 anos. Ambientado em 1980, o filme é construído em torno de um traficante de drogas, encontrado no deserto por um caçador escuso e pouco esperto. Como todos foram mortos, Moss pega sua recompensa: uma maleta cheia de dólares. Mas ele tem total certeza de que alguém irá procurá-lo para recuperar o dinheiro. O que emerge é um jogo de gato e rato, cada um na tentativa de evitar sua dor.
Festival da Juventude
Dia 23/10, 14:00 – VOCÊS, OS VIVOS
Dia 24/10, 14:00 – MOEBIUS
Dia 29/10, 14:00 – O BANHEIRO DO PAPA
Dia 30/10, 14:00 – VOCÊS, OS VIVOS
Dia 31/10, 14:00 – GAROTO CÓSMICO
Dia 01/11, 14:00 – PEQUENAS HISTÓRIAS