/governosp
Em reunião do Conselho Curador do Memorial, na manhã de 21 de junho de 2006, foi assinado convênio entre a Fundação Memorial da América Latina, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e a Associação Paulista do Audiovisual, que cria o I Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo. Fazem parte do nosso Conselho Curador, entre outras personalidades, os secretários estaduais de Cultura, de Ciência e Tecnologia e o presidente da Fapesp.
Durante a solenidade, o Secretário Estadual de Cultura João Batista de Andrade disse que o Festival reafirma São Paulo como importante centro cultural da América Latina e que será uma excelente oportunidade para que se discuta uma nova visão do cinema latino-americano, pois “o cinema autoral tem uma profunda relação com a realidade social”, declarou.
Fernando Leça, presidente do Memorial, comentou a feliz coincidência de São Paulo ter como Secretário da Cultura um cineasta da expressão de João Batista de Andrade. “Temos certeza de que o Festival de Cinema Latino Americano será uma referência continental que trará para São Paulo, todos os anos, as maiores expressões continentais dessa expressão artística”.
Felipe Macedo, diretor de atividades culturais do Memorial e responsável pelo conceito do evento, comentou que o Festival vai apresentar uma retrospectiva histórica do cinema na América Latina, ao lado dos novos nomes e da produção contemporânea.
Saiba mais sobre o I Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo
Fotos: Adriano Capelo