/governosp
Oscar Niemeyer faz cem anos. Para comemorar, o Memorial da América Latina – uma das belas criações do arquiteto, de 1989 – convidou um grupo de artistas de várias gerações que de alguma forma tenham vivenciado o processo de criação do arquiteto ou pelo convívio direto ou pelo estudo – ou até por ocupar uma de suas fantásticas edificações – para participar de um Projeto de Ocupação da Galeria Marta Traba.
Na exposição Niemeyer 100 anos, um olhar sobre o artista, cada artista e/ou arquiteto convidado fará uma intervenção num dos painéis da Galeria, alguns de forma direta (site specific), outros mostrando trabalhos, mas todos com o desafio de um olhar sobre o arquiteto centenário e em sua homenagem. Ou seja, eles intervirão diretamente sobre uma obra do mestre Oscar Niemeyer.
Paulo Mendes da Rocha inaugurou as obras executadas diretamente no local, na manhã desta segunda-feira, 10 de dezembro. Um dos arquitetos mais importantes do Brasil, Mendes da Rocha desenhou diretamente sobre um dos 12 painéis brancos, de 3,40 X 7,00 m cada, que circundam internamente os 1000 m2 da Galeria Marta Traba.
Marco do Valle e o professor da FAU Rodrigo Queiroz também implantaram seus projetos em homenagem ao mestre nesta segunda, na Galeria Marta Traba.
A mostra sob curadoria de Fernando Calvozo terá a participação dos seguintes artistas: Alex Cerveny, Anderson Rei, Ângela Barbour, Erik Muller Thurm, Luiz Cláudio Lacerda, Marco do Valle, Maria Bonomi, Paulo Climachauska, Paulo Mendes da Rocha, Rafael Augustaitiz, Rodrigo Queiroz e Ruy Ohtake.
A exposição, gratuita, será aberta ao público no dia 15, data exata em que ele completa cem anos.
Serviço:
Exposição – Niemeyer 100 anos, um olhar sobre o artista
Abertura para imprensa e convidados: 14 de dezembro, às 19h.
Abertura ao público: 15 de dezembro de 2007.
Período da mostra: de 15/12/2007 a 13/01/2008 (de terça a domingo, das 9h às 18h)
Local: Galeria Marta Traba.
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Entrada franca.