/governosp
Uma boa opção de lazer e cultura para quem preferir aproveitar o feriado do dia do Trabalho em São Paulo é conferir a programação do Memorial da América Latina.
Na Galeria Marta Traba, a exposição “Descobrindo Guayasamín” merece uma visita mais atenciosa. É a primeira vez que a obra do artista, falecido em 1999, é exposta em São Paulo. A mostra, que foi prorrogada até 8 de junho, reúne 31 telas e 20 gravuras do pintor, algumas de grandes proporções, como o impressionante políptico de oito partes (2 x 1 m cada uma) chamado “La Espera”.
Oswaldo Guayasamín é um dos grandes nomes do “expressionismo indígena”, sobre quem Paulo Neruda testemunhou: “Os nomes de Orozco, Riviera, Portinari, Tamayo, e Guayasamín formam a estrutura andina do continente”.
Aos interessados na questão ambiental, o Auditório Simón Bolívar sedia o II Congresso Global Greens, que reúne militantes verdes do mundo inteiro. Para participar é necessário se inscrever pelo http://www.globalgreens.org.br
Além disso, vale um passeio pelo conjunto arquitetônico criado por Oscar Niemeyer e uma visita ao acervo permanente do Pavilhão da Criatividade, que abriga uma coleção de cerca de 4.000 peças de arte popular latino-americana.
Serviço:
Memorial da América Latina
De terça a domingo, das 9h às 18h (inclusive nos feriados)
Av. Auro Soares de Moura Adrade, 664, Barra Funda – ao lado do metrô
Entrada franca.
Telefone: (11) 3823-4600