/governosp
Além da programação especial, todos os espaços de visitação estarão abertos ao público
No dia em que São Paulo comemora 462 anos o Memorial da América Latina convida os paulistanos a participar da festa com várias atrações que vão de shows musicais e festivais de gastronomia à cerimônia de Lavagem da Mão, escultura de Oscar Niemeyer que é um dos símbolos da cidade.
A programação do dia 25 começa às 10h com o Festival Gastronômico Até R$ 10, que será aberto já no sábado, 23, simultaneamente ao Festival do Pastel. Em seguida tem início a série de apresentações musicais sob a marquise do prédio da Administração, ao lado dos portões 8 e 9. Esse novo espaço de “pocket show” no Memorial será inaugurado pelo cantor e compositor Elder Costa, às 11h. Depois dele apresenta-se o músico, poeta e artista plástico Ca Cau. A série se encerra com o grupo de chorinho “Coletivo Roda Gigante”.
Tem mais: às 15h os frequentadores do Festival Gastronômico e do Pastel serão expectadores privilegiados do corso pré-carnavalesco da escola de samba Camisa Verde e Branco, que atravessará a praça da Sombra acompanhando passistas, a velha guarda e a ala das baianas. Eles seguem pela passarela até a Praça Cívica, onde, pelo quarto ano consecutivo, as baianas farão a Lavagem da Mão da América. Ali, elas espargem água de cheiro na escultura, à moda da tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador. Encerrada a cerimônia, tem início a SP Sunset de Música Eletrônica, no espaço da Praça da Sombra diante do auditório Simón Bolívar.
No Memorial, a festa do aniversário de São Paulo começa antes: no domingo, 24, a tradicional Festa Alasitas reúne a comunidade de imigrantes bolivianos em São Paulo para celebrar Ekeko, o deus da abundância. No ano passado, mais de 20 mil pessoas participaram da festa na Praça Cívica. Ainda no dia 24, na Praça da Sombra, outra iniciativa inovadora d Fundação: o Picnic Lounge, ponto de encontro de amigos e famílias que se reúnem em torno de atividades recreativas, lúdicas, gastronômicas e musicais. Antes, no sábado, 23, será aberto o Festival Gastronômico e do Pastel.
Seja qual for o dia do passeio ou o programa escolhido, o Memorial tem atração para todos os gostos e idades. Na Praça Cívica, onde fica a escultura da Mão, são várias. Uma delas é a exposição de fotos “A União Soviética através da Câmera”, que em duas semanas de visitação já recebeu cerca de 5 mil pessoas na galeria Marta Traba. O túnel de acesso do portão 1 exibe a exposição permanente de esculturas da conceituada artista plástica Maria Bonomi. No Salão de Atos, o Painel Tiradentes, do pintor Candido Portinari, conta um pedaço da história do Brasil.
Atravessando pela passarela chega-se à Praça da Sombra, onde está o Pavilhão da Criatividade com suas 4 mil peças de artesanato dos povos antigos da América Latina. Lá também estará aberta a galeria Gabriel García Márquez com a exposição de imagens que faz a retrospectiva dos 10 anos do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.