/governosp
São Paulo, 14 de julho de 2009.
Um dos três maiores eventos do setor no mundo, festival reúne 400 filmes, forum de debates, convidados internacionais, oficinas e workshop .
Editais, linhas especiais de financiamento, acordos e parcerias internacionais dão o tom do atual momento da animação brasileira. Nunca se produziu tanto por aqui e a proeza em muito se deve ao Anima Mundi, hoje um dos três maiores eventos do setor no mundo. Criado em 1993 por Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, o festival se tornou responsável por popularizar e incentivar o cinema de animação no Brasil, com fóruns de debates, encontros, palestras, oficinas e a aguardada mostra de filmes, com um panorama da produção mundial. A manutenção do festival por tanto tempo é possível graças ao patrocínio da Petrobras, que há 12 anos é parceira do evento que surgiu no Rio de Janeiro. Há 4 anos conta com o apoio do Memorial da América Latina, onde passou a ser realizada a versão paulista.
A 17ª edição do Anima Mundi acontece em São Paulo, de 22 a 26 de julho, no Auditório Simón Bolívar do Memorial (no Rio de Janeiro foi no Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França Brasil, Odeon BR, Oi Futuro e Estação Botafogo, de 10 a 19 de julho). Ao todo, foram selecionados 401 filmes de 40 países, que se dividirão em quatro mostras competitivas (de longas-metragens, curtas, Infantil e Portfólio) e quatro não-competitivas (Animação em Curso, Futuro Animador e Panorama de curta e longa).
O festival comemora ainda os dez anos do concurso Anima Mundi Web, com animações feitas exclusivamente para a internet, e o pioneiro Anima Mundi Celular, que completa cinco anos, e pelo segundo ano conta com o patrocínio da Oi.
Para a edição 2009, o Anima Mundi recebeu quase 1300 inscrições de curtas-metragens de animação enviados de todas as partes do mundo. Depois do Brasil – que comparece com 66 filmes – França (56), Reino Unido (47), Estados Unidos (46) e Alemanha (24) foram os campeões de seleção, que ainda conta com filmes vindos de lugares como Ucrânia, Taiwan, República Tcheca, Moçambique, Letônia, Eslováquia e Croácia.
Fora das salas de cinema, as tradicionais oficinas (de técnicas como pixilation, massinha, areia, desenho) continuam a divertir crianças e adultos, travando o primeiro contato com a animação entre a maioria dos participantes. Os encontros do Papo Animado também prometem repetir o sucesso de anos anteriores com três convidados especiais: o estoniano Priit Pärn, o francês Michel Ocelot e o animador/pesquisador americano Amid Amidi.
Um encontro com animadores do estúdio Laika revelar os detalhes de produção do longa ‘Coraline’, exibido com sucesso nos cinemas no início deste ano. Responsável pelo workshop, Mike Cachuela participa da apresentação, que contar ainda com os bonecos usados na produção e um making of inédito.
Recorde de longas e homenagem a Anelio Latini
Prova de que não somente o mercado brasileiro está aquecido é o número de longas que o Anima Mundi recebe este ano. Depois de passar por edições recentes em que a mostra competitiva foi até suspensa, a atual edição terá a exibição inédita de nove filmes, um recorde na história do evento.
Entre eles, está o divertido ‘Immigrants’, do húngaro Gabor Csupo, produzido pelo estúdio que assinou as primeiras temporadas de ‘Os Simpsons’ e a série "Rugrats". Dois filmes que tematizam a Primeira e a Segunda Guerra também são destaques: ‘The Good Soldier Shweik’, de Roberto Crombie, e o chinês ‘Zhang Ga!’, de Sun Lijun, respectivamente.
A mitologia indiana é retratada em ‘Sita Sings the Blues’, da americana Nina Paley, e o irônico ‘$9,99’, da israelense Talia Rosenthal, conta, em stop motion, a história de um sujeito que pretende gastar menos de dez dólares para entender o sentido da vida. O novo longa infantil de Jacques Rémy, ‘Mia et le migon’ também está na programação.
Já o representante brasileiro, ‘Aventuras de Gui e Estopa’, da paulistana Mariana Caltabiano, será exibido fora de competição.
O festival fará ainda uma homenagem a Anelio Latini, autor do primeiro longa de animação brasileiro, ‘Sinfonia Amazônica’ (1952), com seu irmão Mario Latini. O longa inclui um curioso "making of" de apresentação narrado por Almirante, um dos pioneiros do rádio brasileiro. A sessão festiva, apresentada por Marcia Latini, filha de Mario e sobrinha de Anelio, será complementada por um curta-metragem inédito, feito pelos irmãos quando Anelio tinha apenas 13 anos de idade: ‘Os azares de Lulu’.
Visitas animadas: Michel Ocelot, Mike Cachuela, Priit Pärn e Amid Amidi
No embalo das comemorações do Ano da França no Brasil, o Anima Mundi recebe a visita do francês Michel Ocelot (‘Azur e Asmar’, ‘Kirikou e a Feiticeira’) para um Papo Animado. Considerado um mestre no cinema de animação infantil, ele tem parte de sua premiada produção de curtas exibida na sessão. Assim como na edição passada, todos os filmes infantis foram dublados especialmente para o Anima Mundi.
Outro que terá sua obra lembrada em um encontro com o público é Priit Pärn, animador estoniano que vem mostrar, entre outras coisas, porque seu país se tornou em um pólo de expressiva produção na área. Pärn é conhecido pelo estilo surrealista – cujo traço inspirou uma série de artistas contemporâneos – e pelo humor ácido de filmes como ‘Hotel E’.
Dos Estados Unidos, vem Amid Amidi, animador e pesquisador, dono de um dos blogs mais completos e acessados sobre animação em todo o mundo (www.cartoonmodern.blogsome.com). Seu Papo Animado será baseado no livro ‘Cartoon Modern: Style and Design in Fifties Animation’, em que documenta a produção do estúdio UPA (United Productions of America) na década de 50, antes de influenciar muito da produção que viria a seguir. Amidi é ainda autor de outros dois celebrados livros: ‘The Art of Robots for 20th Century Fox’ e ‘Inside UPA’.
Completa a escalação o também americano Mike Cachuela, artista convidado para ministrar o workshop desta edição. Responsável por desenvolver visualmente a história de filmes como ‘Ratatouille’, ‘Os Incríveis’, ‘Toy Story’, ‘Coraline’ e trabalhar com diretores como Tim Burton, Cachuela dará um workshop intitulado ‘Making your film’.
Para mais informações e para conhecer a programação acesse: www.animamundi.com.br
Serviço:
Anima Mundi
Período: 22 a 26 de Julho de 2009
Local: Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Estacionamento: R$ 10,00 – acesso pelo portão 8