/governosp
Com uma programação de três dias, de 17 a 19 de outubro, a Expocatadores 2016 traz ao Memorial da América Latina exposições, oficinas, debates e exibição de longas-metragens envolvidos com o tema “Intervenções Artísticas Recicladores – Catadores visão para o futuro”.
A cerimônia de abertura, que aconteceu nessa segunda-feira, contou com a presença de representantes das instituições parceiras do projeto, assim como de movimentos sociais de catadores de materiais recicláveis. Luiz Avelima, diretor de atividades culturais do Memorial falou em nome do presidente da fundação, João Batista de Andrade. “Ver no que esse trabalho pode ser transformado nos dá uma esperança muito maior. Saibam que estão ajudando a transformar nossas vidas”, disse.
A curadora de intervenções culturais, Eneida Palermo, agradeceu ao Memorial por receber o projeto em que já trabalha há alguns anos. Ela também citou a importância de se ter novas perspectivas sobre o manejo de materiais recicláveis: “Além do processo de reciclagem, também existem outras opções de reaproveitamento deste material com o enfoque na arte. A arte também pode ser um grande meio de sobrevivência, de gerador de renda, e esse é o maior objetivo da Expocatadores!”.
Mônica Eucaiso e Carlos, representantes do Movimento Nacional dos Catadores e da Rede Cata Sampa, afirmaram a relevância do projeto em mostrar o protagonismo de seus trabalhos e por dar espaço ao debate e ao conhecimento.
Ao final da cerimônia, Simão Pedro Chiovetti, Secretário Municipal de Serviços, disse o quanto o evento é especial por expressar um lado pouco conhecido dos catadores, o movimento artístico.
Com uma intensa programação de três dias, as atividades multiplataformas pretendem estimular novas formas de pensar a reciclagem com experiências inovadoras, incentivando a criação de ações sustentáveis e a preservação do meio ambiente com o reaproveitamento de resíduos sólidos.
As palestras e debates acontecem na Biblioteca Latino-americana, onde se encontra uma exposição assinada pelo designer, cenógrafo e artista plástico Nido Campolongo, conhecido por transformar resíduos industriais em objetos e mobiliários sofisticados. Do lado de fora, há uma tenda onde se realizam as oficinas do projeto das 9h às 18h.
Serviço
Expocatadores 2016: Intervenções Artísticas Recicladores – Catadores visão para o futuro
Data: 17, 18 e 19 de outubro (segunda a quarta-feira)
Horário: das 9h às 18h
Local: Memorial da América Latina – Biblioteca e Praça Cívica – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Entrada franca