/governosp
A INVENÇÃO DA AMÉRICA LATINA
O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) é o departamento responsável, aqui no Memorial, em apoiar os estudos acadêmicos que tenham a ver com a América Latina, em seus diversos campos, bem como integrá-los às atividades intelectuais e científicas do Estado. O CBEAL fomenta a pesquisa pioneira e a reflexão sobre importantes processos latino-americanos por estudiosos ligados a instituições nacionais e internacionais.
No ano passado, uma série de cursos, seminários e debates movimentaram os auditórios do Memorial, com destaques para os cursos “Segurança e Defesa Nacional na América Latina” e “Brasil: modernização e desenvolvimentismo”. Em 2007, o CBEAL retoma firmemente sua tarefa de produção e desenvolvimento intelectual em torno da latinidade e programa para março “A invenção da América Latina”.
O curso visa mostrar os grandes processos históricos que marcaram o desenvolvimento da América Latina. Entre esses processos, temos o indigenismo importante ainda em quase todos os países da área; o processo da mestiçagem que constitui o elemento diferenciador e específico do continente; o processo de constituição da Nação e o Estado em populações que não tinham a menor consciência do que era ser cidadão; o processo das lutas sócio-políticas e culturais que definiram o perfil e o conteúdo da história latino-americana. O conhecimento desses processos básicos permite observar que América Latina foi construindo-se ao ritmo agitado de seus contrastes, de suas oposições, de uma dialética sem solução de continuidade. Essas contradições constituem sua alma, sua vivência maior. Só por meio desses processos é possível compreender um Facundo Quiroga, um Gabriel Garcia Moreno, um Mariano Melgarejo no século XIX; um Chavez, um Evo Morales ou um Pinochet no século XX.
“A invenção da América Latina” terá coordenação acadêmica do Prof. Dr. Hector H. Bruit, doutor pela USP, livre-docente pela UNICAMP e pesquisador do Centro de Memória/UNICAMP. Publicou Revoluções na América Latina . Bartolome de Las Casas e a simulação dos vencidos.
Primeiro módulo:
Os povos pré colombianos
17 de março
Origens etno-históricas de Hispano-América
Prof. Dr. Eduardo Natalino dos Santos
Eduardo Natalino dos Santos é doutor pela USP. É professor na Universidade de São Paulo, onde leciona as disciplinas História da América Pré-Colombiana e História da América Colonial. Fez cursos, estágios e pesquisas bibliográficas na Universidade Nacional Autônoma de México e na Stanford University. Além de vários artigos, publicou Deuses do México indígena.
Confira o material da aula:
Segundo módulo:
A sociedade colonial
24 de março
Raízes da história latino-ameriana: uma hipótese
Profa. Dra. Janice Theodoro da Silva
Janice Theodoro da Silva é professora titular de História da América Colonial na Universidade de São Paulo. Publicou, entre outros livros, América Barroca. Tema e Variações. Recebeu o Premio da União Brasileira de Escritores, em 1994, na categoria Ensaio. Publicou dezenas de artigos em revistas científicas e em periódicos. Realizou pós-doutorados na França e na China, foi professora visitante na Universidade de Takushoku (Japão).
31 de março
O caso do México
Prof. Dr. Leandro Karnal
Leandro Karnal é doutor pela Universidade de São Paulo, chefe do Departamento de História da UNICAMP e coordenador da Linha de Pesquisa Cultura e Sociabilidade na Pós -graduação/UNICAMP. Membro do Conselho Estadual de Cultura. É autor de O Teatro da Fé. Formas de representação Religiosa no Brasil e no México no século XVI. A escrita da memória. Interpretações e análises documentais. Cronistas da América.
Confira o material da aula:
Redescoberta da América Latina
Terceiro módulo.
O nascimento da América Latina -Século XIX
14 de abril
A formação dos Estados Nacionais na América Latina.
Professora Dra. Maria Ligia Coelho Prado
Maria Ligia Coelho Prado é titular de História da América do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Mestre e doutora pelo Programa de História Social dessa mesma instituição. Autora de vários artigos e livros sobre temas brasileiros e latino-americanos. Seu último livro publicado pela EDUSP é América Latina no século XIX: Tramas, Telas e Textos.
28 de abril
A Invenção da América Latina: a construção de uma cultura “criolla”.
Prof. Dr. Hector H.Bruit
Hector H. Bruit, é doutor pela USP, livre-docente pela UNICAMP e pesquisador do Centro de Memória/UNICAMP. Publicou Revoluções na América Latina . Bartolomé de Las Casas e a simulação dos vencidos.
Confira o material da aula:
Quarto módulo:
O século XX e a modernização
05 de maio
A revolução do México.
Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto
José Alves de Freitas Neto é doutor pela Universidade de São Paulo. É professor de História da América na UNICAMP. Foi secretario da Associação Nacional de pesquisadores de História Latino-americana e Caribe. Publicou Bartolomé de Las Casas: a narrativa trágica, o amor cristão e a memória americana.
Confira o material da aula:
12 de maio
Bolívia e o nacionalismo revolucionário.
Prof. Dr. Everaldo de Oliveira Adrade
Everaldo de Oliveira Andrade é mestre e doutor pela Universidade de São Paulo, professor de História da América e diretor do curso de história da Universidade Guarulhos. Autor do livro: Revoluções na América Latina Contemporânea.
19 de maio
Argentina e o Peronismo.
Profa. Dra. Maria Helena Capelato
Maria Helena Capelato é titular do departamento de História da FFLCH da USP. Professora de História da América Independente. Tem publicado Multidões em cena. Propaganda política no varguismo e peronismo. Os arautos do liberalismo. Imprensa paulista, 1920-1945.
26 de maio
Colômbia. Uma longa tradição de violência.
Prof. Dr. Jaime de Almeida
Jaime de Almeida é doutor em história pela Universidade de São Paulo, mestre pela Universidade de Paris VIII e professor da Universidade de Brasília onde leciona História da América, História da Arte e Cultura. Publicou Caminhos da História da América no Brasil.
02 de junho
Venezuela. Uma densa tradição política autoritária.
Prof. Dr Hector H. Bruit
16 de junho
Chile: socialismo e neoliberalismo.
Prof. Dr. Horácio Gutierrez
Horácio Gutierrez é doutor em História Social pela USP, onde atua como professor de História da América. Entre suas publicações destacam-se Escravidão na América Latina e Caribe; Fronteiras: personagens e identidades; Literatura folclórica del Maule.
LOCAL:
Auditório do Anexo dos Congressistas – Memorial da América Latina
HORÁRIO:
Aos sábados, das 9h às 12h
INSCRIÇÕES ESGOTADAS
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO:
Serão fornecidos certificados aos participantes com presença confirmada em no mínimo 75 % da carga horária.
INFORMAÇÕES:
(11) 3823-4780