/governosp
Nascida em Fontainebleau, França, filha de pai francês e mãe Dominicana, Cyrille Aimée cresceu na pequena cidade de Samois sur Seine, local do conhecido Django Reinhardt. Esta cidade recebe o Festival anual Django Reinhardt, para onde ciganos de todos os cantos da Europa viajam em caravanas para prestar um tributo e esta lenda do jazz cigano.
Cyrille Aimée começou a se envolver com os ciganos desde jovem, e rapidamente os adotou como sua segunda família. Mesmo já apresentando seu dom para música e dança, fortemente influenciada por sua mãe latina, seu primeiro encontro com o jazz veio a partir de suas experiências com os ciganos. Ao cantar acompanhando os solos de guitarra de Django e Stephane Grapelli, ela já os decorou quando ainda tinha 15 anos. Contudo, a maior influência para Cyrille veio de Ella Fitzgerald, com seu balanço conduzido e sua sensual alegria de viver.
Em 2005, Cyrille Aimée mudou-se para os EUA para estudar no conservatório da Faculdade de Purchase, sob intensa instrução de professores como Javon Jackson, Jimmy Greene, John Fadi, Ray Veja, entre muitos outros. Em 2007, Cyrille-Aimee levou para casa seu primeiro prêmio do “Montreux Jazz Vocal Competition”, bem como ganhou o prêmio do público, o “Public Priize”. Durante a temporada do verão de 2008, Cyrille Aiméé participou da “three-month, international tour” (turnê internacional a três bocas), com a reconhecida banda francesa “Caravan Palace”. Ela atuou em mais de quarenta shows ao longo da turnê (por vezes com dois shows no mesmo dia), para platéias de até 10.000 pessoas.
Aos 24 anos, Cyrille Aimée acumulou uma impressionante lista de apresentações, incluindo, entre outro, a presença no Festival Django Reinhardt com os guitarristas Romane and David Reinhardt, apresentação com músicos latinos como o pianista Jorge Tavera, o percussionista de Tânia Maria, Guarionex Aquino, os cantores Maridalia Hernandez, Gilberto Santa Rosa, Danny Rivera, e a Caravan Palace no verão de 2009.
Atualmente, Cyrille Aimée canta em bandas como Joe Ferry e a Banda Big Ska Band, a banda de trip-hop MasRhon, e acaba de gravar um “demo” de seu próprio projeto: Cyrille Aiméé e a Banda Surreal. Ela pode se encontrada regularmente fazendo apresentações em Nova York com músicos como Joel Frahm, Doug Weiss and Spike Wilner, entre outros.