/governosp
O presidente da Fundação Memorial da América Latina, Antônio Carlos Pannunzio, abriu a 2ª Mostra 3M de Arte Digital, na noite de sexta, 2 de setembro de 2011. Em um encontro que reuniu o curador Julius Wiedemann e os artistas Márcio Ambrósio e Paulo Barcelos, Pannunzio manifestou seu apreço por receber “essa exposição “que nos faz interagir com a arte” por meio da apropriação adequada pelos artistas da tecnologia que nos rodeia. O presidente do Memorial reiterou o convite para que, no ano que vem, a 3ª mostra também se realize aqui.
Na oportunidade, o curador da 2ª Mostra 3M de Arte Digital falou rapidamente sobre os desafios técnicos que tal arte apresenta, pois é constituída basicamente de experiências com luz e projeção. Ele destacou que, mais que o domínio técnico, “o mais importante é o artista que acorda toda manhã pensando em como inovar” a partir da tecnologia existente.
Incentivado por Wiedemann, o artista Márcio Ambrósio falou sobre uma das características da arte atual: a colaboração. Ele contou que migrou da arte analógica (fazia cinema de animação) para a digital após conhecer alguns programadores. “Desde então, é só surgir um equipamento ou programa novo e a gente já procura uma ideia” para explorar todas as suas possibilidades.
Paulo Barcelos concorda com a definição de Wiedemann de que a obra de arte digital é uma mistura de software e hardware. “É difícil traçar a linha que separa um do outro”, diz, “e a dificuldade de hardware gera um novo software”. Para ele, “o software é onde eu falo com o hardware” para criar uma obra que “tem diversas camadas de abstrações”.
De maneira geral, os artistas digitais entendem de programação de computadores e usam de muita criatividade para ampliar a utilização de programas existentes ou criam seus próprios programas. O resultado é uma arte interativa que surpreende e diverte o público. Por exemplo, a obra do coletivo francês 2 Roqs chamada “Tipos Aquaticos” é um grande telão no qual dançam letras, que mudam de tamanho e de cor, formando diferentes quadros abstratos. Uma olhada mais atenta, percebemos que aquelas letras formam frases que vão e voltam. Que frases seriam essas? No pé do quadro, uma mensagem pede que enviemos mensagens para o telefone 55 11 8494.7241. Elas são ativadas via SMS e passam a fazer parte da “pintura digital”.