/governosp
São Paulo, 30 de agosto de 2011.
O presidente da Fundação Memorial da América Latina, Antonio Carlos Pannunzio, assinou nesta terça um convênio de cooperação com o Consulado Geral da Colômbia em São Paulo. O acordo entre as entidades prevê a realização do Festival Colômbia em São Paulo, nos dias 1 e 2 de outubro, e a organização de um curso de português para colombianos residentes no Brasil, de 3 de setembro a 3 de dezembro. Ambas as atividades serão no conjunto arquitetônico do Memorial.
Ao firmar o documento, o cônsul geral da Colômbia em São Paulo, Edwin Ostos, fez questão de dar as boas vindas ao novo presidente do Memorial, empossado há uma semana, e manifestar o desejo de que a sua gestão amplie ainda mais a cooperação e o diálogo com os povos hispano-americanos. “Esse desejo é um estímulo para todos nós”, respondeu Pannunzio, que recebeu de presente uma coleção de publicações sobre a Colômbia com o subtítulo “el riesgo es que te quieras quedar” (o risco é que queira ficar). O cônsul Ostos explicou que antigamente se falava muito na violência colombiana, mas hoje esse é o único risco que se corre ao visitar seu belo país.
O III Festival Colômbia em São Paulo ocupará quase todos os espaços do Memorial: terá uma feira gastronômica, montada na Praça da Sombra; uma mostra de filmes colombianos no Espaço Vídeo e uma exposição fotográfica e de artesanato no Espaço Expositivo, ambos no Pavilhão da Criatividade; uma festa musical e oficina teatral infantil e de dança colombiana, na Sala dos Espelhos; e a palestra “Cultura Brasileira para Latino-americanos”, no Anexo dos Congressistas, entre outras atrações.
Ensino de Português
Quando ao curso de português para colombianos, serão oferecidas primeiramente 40 vagas (as inscrições gratuitas podem ser feitas no Consulado da Colômbia (http://www.cancilleria.gov.co/wps/portal/consulado_saopablo_brasil). Ele é destinado à diversificada colônia colombiana em São Paulo, constituída principalmente de executivos e suas senhoras, estudantes e pessoas a procura de oportunidades. O curso será patrocinado pela CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, empresa de capital colombiano e brasileiro. E será certificado pelo Memorial.
O presidente da Fundação Memorial da América Latina, Antonio Carlos Pannunzio, e o cônsul geral da Colômbia em São Paulo, Edwin Ostos, também discutiram outras formas de incrementar a cooperação cultural, inclusive no âmbito do Grulac – Grupo de Cônsules Latino-americanos e do Caribe.
Pelo que se tratou na reunião, ficou evidente o interesse do cônsul colombiano em não apenas apresentar a São Paulo várias manifestações artísticas de seu país, como também ajudar os seus conterrâneos residentes aqui a fazerem uma imersão na cultura brasileira, seja por meio do aprendizado da língua, seja por meio de outras iniciativas. Ele explica: "Temos, por exemplo, um palestrante que discute o tema da cultura brasileira para estrangeiro e outro que esclarece os direitos e deveres e a legislação para o imigrante". Essas são iniciativas que podem vir a ter o apoio do Memorial.
O Memorial e as autoridades colombianas aumentaram o diálogo desde a visita do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ao Memoria, em sua primeira viagem internacional após a posse, em sete de agosto de 2010. Na ocasião, ele estava acompanhado de sua chanceler María Ángela Holguín.
Fotos Daniela Agostini