/governosp
Chico de Assis lê “Davi e Golias”, peça inédita de sua autoria, na próxima segunda, 1º de agosto, na Fundação Memorial da América Latina. Participam ainda da leitura dramática os atores Geovane Fermac e Josué Torres. A direção da leitura também é de Chico de Assis. O elenco após a leitura bate um papo com os presentes.
A obra integra o “4° Ciclo de Leituras Públicas de Textos Teatrais”, projeto que apresenta gratuitamente a leitura de textos de autores renomados e novos talentos da dramaturgia nacional em espaços abertos, especialmente em escolas públicas de lugares afastados do centro da cidade da região e tem o apoio do ProAc, da Secretaria de Estado da Cultura.
O texto “Davi e Golias” narra a história de dois vendedores que moram num apartamento pequeno e bolam um esquema para vender seguros de vida às famílias. Eles fazem uso de ameaças telefônicas para influenciarem as pessoas na adesão aos seguros. Em determinado momento as coisas mudam muito e envolvem um psicanalista e uma mulher, que pode ser a amada dos dois vendedores e do terceiro envolvido na trama. “Davi e Golias” é um exercício para três atores e cada um deles tem o seu “momento dourado” no final da apresentação.
Chico de Assis
A carreira de Chico de Assis começou na extinta TV Tupi, onde teve sua primeira peça montada, uma adaptação de Machado de Assis: Os óculos de Pedro Antão. Entrou para o Teatro Arena, onde trabalhou como ator e fez parte da fundação do Seminário de Dramaturgia do Arena e do laboratório de interpretação. Foi um dos fundadores do Centro Popular de Cultura da UNE de São Paulo, Santo André e Bahia. Dedicou-se ao estudo da literatura de cordel, que resultou na trilogia experimental “O testamento do Cangaceiro”; “As aventuras de Ripió Lacraia” e “Farsa com Cangaceiro Truco e Padre (Xandu Quaresma)”.
Sua peça “Missa Leiga” teve montagem de sucesso no Brasil, Portugal e foi levada para Angola e Moçambique com elenco brasileiro. Pertenceu à diretoria da Apetesp e é conselheiro da SBAT. É também ex-professor da FAAP e da ECA da USP, e tem o título de “Notório Saber” desde 1965, como professor. Foi o ganhador da primeira edição do prêmio “Gastão Tojeiro” em 1999.
Em 2002 Chico de Assis ingressa na Companhia Ocamorana, como dramaturgo. Atualmente é mestre de dramaturgia do projeto de cidadania – Este País é Meu, da Sociedade Gastão Tojeiro, patrocinado pela Secretaria da Cultura do Município de São Paulo. Seu repertório de teatro conta com mais de 30 peças, e algumas telenovelas, como: “Bicho do Mato” (1972) – Rede Globo, “Ovelha Negra” – TV Tupi, “Xeque Mate” – TV Tupi, “O Coronel e o Lobisomem” – TV Cultura.
Mais informações:
blog: www.ciclodeleiturasteatrais.blogspot.com
e-mail: ciclodeleiturasteatrais@gmail.com
Serviço:
“Davi e Golias”
Autor: Chico de Assis
Gênero: Comédia
Duração: 1h20min.
Segunda, 1° de agosto, 20h
Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar
Tel.: 3823-4600. Entrada franca