/governosp
A Cátedra Unesco Memorial da América Latina é um projeto acadêmico que une a Fundação Memorial, por meio de seu Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), e as três universidades públicas paulistas – USP, Unicamp e Unesp. Em conjunto, elas articulam uma rede de apoio que inclui de universidades latino-americanas a empresas privadas.
Trata-se de um programa de pesquisa e docência desenvolvido semestralmente por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de comprovada competência em suas áreas. O público-alvo é formado por estudantes, professores e profissionais de nível superior, do Brasil e do exterior.
O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento de temas relevantes, mediante estudo sistemático das realidades culturais, históricas e políticas dos países latino-americanos. As atividades da Cátedra ocorrem nas Universidades, no Memorial e em empresas, comportando cursos de curta duração, seminários, orientação de pesquisa e conferências, cujos resultados são publicados sob responsabilidade do Memorial da América Latina.
Os temas abordados estão sempre relacionados aos processos de inovação tecnológica, de integração do continente no mundo globalizado, educação e cultura, processos de internacionalização das universidades, desenvolvimento sustentável, energia, comunicações, mercado e processos de trabalho, sistema previdenciários, proteção social e pobreza, entre outros.
A Cátedra Memorial da América Latina foi instituída em cerimônia realizada no dia 11 de maio de 2006, no Salão de Atos do Memorial, onde os reitores das três universidades, juntamente com o presidente do Memorial, assinaram o convênio que tornou possível o surgimento da Cátedra.