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A oficina de direção teatral será ministrada pelo ator e diretor José Renato, idealizador e fundador do Teatro de Arena, grupo que renovou a estética teatral da década de 50, ao buscar uma nacionalização do teatro brasileiro. Para a prática do teatro em formato de arena, foi criada a companhia. Junto a José Renato, nomes como o de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri também figuram entre os que marcaram o teatro nacional com a proposta de produzir espetáculos de baixo custo, contrapondo-se às produções mais sofisticadas que eram praticadas então.
Dentre as obras que dirigiu no Teatro de Arena, está o grande sucesso de 1958, Eles não usam Black-tie, texto de estreia de Gianfrancesco Guarnieri, considerada um divisor de águas do teatro brasileiro, tendo sido filmado em 1981.
Em 1962, José Renato assume a direção do Teatro Nacional de Comédia, no Rio de Janeiro, que passa também a ter uma preocupação com a nacionalização do repertório. Encenou Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues (a peça terá montagem do Grupo Gattu, exibida no dia 20, no Festibero), e recebeu o Prêmio da Associação de Críticos do Rio de Janeiro.
Em 1965, após o golpe militar, ajuda a fundar o Teatro de Bolso, em Curitiba. De 1970 a 1996, quando se aposenta, trabalha como professor de direção teatral na Escola de Teatro da Fefierj. Em um momento de resistência do teatro, encena Rasga Coração, de Oduvaldo Vianna Filho, um de seus maiores sucessos de crítica e público. Como dramaturgo, teve o prêmio de melhor autor da Academia Paulista de Letras por Plantas Rasteiras.
A Oficina de Direção Teatral irá oferecer aos interessados conhecimentos essenciais à compreensão do que seja a encenação, entendida como arte, como técnica e como linguagem. Após noções preliminares sobre o aparecimento do encenador, a Oficina discutirá a encenação teatral com suas implicações de compromisso e responsabilidade. Pretende também demonstrar brevemente a prática da metodologia da encenação teatral, focalizando suas diversas fases, desde a concepção inicial do espetáculo até sua realização. Na medida do possível serão executadas demonstrações práticas com o auxílio dos alunos. A escolha do estilo mais apropriado a cada espetáculo e sua relação com o estilo do encenador será uma questão fundamental a ser debatida.