/governosp
A Fundação Memorial da América Latina promove neste fim de semana a exibição de dois documentários sobre temas diferentes, mas que de alguma forma se completam. “Home”, de Yann Arthus-Bertrand é um convite à reflexão sobre o estado atual do planeta, depois de 200 mil anos de ocupação do homem. Já “Teatro Amazonas” versa sobre uma das mais belas realizações humanas, a construção e a trajetória do Teatro Amazonas, prodígio da engenharia e da arte em plena selva.
HOME – NOSSO PLANETA, NOSSA CASA
Trata-se de um documentário realizado pelo fotógrafo e jornalista francês Yann Arthus-Bertrand, com produção de Luc Besson e Denis Carot. Um olhar diferente sobre o nosso planeta, retratando o seu momento atual feito de pequenos equilíbrios e das distorções provocadas pela presença humana. Um filme que nos convida a refletir sobra as circunstâncias e a relação muito próxima entre todas as formas de vida na Terra.
Em 200 mil anos, na Terra, a humanidade interferiu no equilíbrio do planeta, estabelecido em 4 bilhões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas não há tempo para ser pessimista. A humanidade ainda tem alguns anos para reverter essa situação, se conseguir mudar os seus padrões de consumo.
Através de uma seqüência única, toda filmada dos céus, por 50 países, Yann Arthus-Bertrand divide conosco a sua admiração e preocupação, e finca a pedra fundamental do mundo que, juntos, precisamos e podemos reconstruir.
TEATRO AMAZONAS
Realizado pelo cineasta amazonense Roberto Kahane, o documentário “Teatro Amazonas” conta, através do criterioso trabalho da pesquisadora Etelvina Garcia, a história do maior ícone da cultura amazonense, erguido no final do século XIX, pelo então governador Eduardo Ribeiro.
O filme mostra que em toda a sua existência, o Teatro tem sido palco da evolução artística dos tempos modernos, apresentando ao público do Amazonas, os grandes nomes das artes cênicas e musicais de todo o mundo, mas também testemunhando o desenvolvimento de uma escola de talentos locais a nada dever aos demais estados brasileiros.
“Teatro Amazonas” é um documentário que nos conduz, com extrema riqueza de detalhes, ao centro de uma jóia arquitetônica que tem em sua aura um verdadeiro tesouro subjetivo, pelas mãos hábeis do festejado diretor Roberto Kahane, em mais uma demonstração da competência e criatividade dos artistas amazonenses.
Serviço:
Sábado e domingo, 11 e 12 de dezembro, 17h
Teatro Amazonas
Sábado e domingo, 11 e 12 de dezembro, 17h30
Home – Nosso Planeta, Nossa Casa
Local: Espaço Vídeo / Pavilhão da Criatividade
Fundação Memorial da América Latina
ENTRADA FRANCA
Fichas técnicas:
Titulo Original – Teatro Amazonas
País – Brasil
Ano – 2005
Gênero – documentário
Direção – Roberto Kahane
Roteiro – Roberto Kahane
Pesquisa – Etelvina Garcia
Produção – Roberto Kahane
Produção do DVD – Jobast Comunicação Integrada
Fotografia – Alex Pazuello e Roumen Koynov
Duração – 30 minutos
Classificação – Livre
Título Original: Home
Título em Português: Nosso Planeta, Nossa Casa
País – França
Ano – 2009
Duração – 120 minutos
Cor – colorido
Gênero – documentário
Roteiro – Isabelle Delannoy, Yann Arthus-Bertrand, Denis Carot, Yen Le Van, Tewfik Fares
Direção – Yann Arthus-Bertrand
Produção – Luc Besson, Denis Carot
Fotografia – Michel Benjamin, Dominique Gentil
Música – Armand Amar
Edição – Yen Le Van
Classificação – Livre