/governosp
Ministro Cezar Peloso abre Semana da Conciliação no Memorial
A Fundação Memorial da América Latina recebe pela segunda vez a Semana Nacional da Conciliação, iniciativa do Judiciário em todo território brasileiro. Destinado a ganhar tempo, encurtar a distância entre a população e os juízes, resolver pendências e promover a conciliação entre partes litigiosas, a Semana de Conciliação pretende resolver processos que se arrastam pela Justiça e desafogar o sobrecarregado sistema judiciário brasileiro.
Em São Paulo, durante cinco dias, a partir desta segunda, 29 de novembro, a população de São Paulo será atendida em um único lugar para ações que tramitam na Justiça Federal, Justiça Estadual e Justiça do Trabalho, e poderão solucionar suas lides na hora, após perceber as vantagens de um acordo. No Memorial da América Latina é onde se dará o maior evento de conciliação do país, com a instalação de duas enormes tendas que irão abrigar as Justiças Federal, Estadual e do Trabalho.
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo realizam em conjunto essa Semana Nacional da Conciliação. O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, fará a abertura do evento no Salão de Atos do Memorial, que contará também com o presidente do TRF da 3ª Região, desembargador federal Roberto Haddad, o presidente do TRT/2ª Região, Nelson Nazar e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Antonio Viana, além do presidente da Fundação Memorial da América Latina, Fernando Leça.