/governosp
Neste dia 29 de outubro quem vier ao Auditório Simon Bolívar será testemunha do histórico encontro entre a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, o harpista argentino Walter Morato e o grande cantor Zé Geraldo, que comemora mais de 30 anos de carreira. Promovido pela Fundação Memorial da América Latina, o show faz parte do projeto Conexão Latina, que visa “conectar” diferentes vertentes musicais latino-americanas.
A Orquestra Paulistana trabalhará com arranjos inusitados e originais para as mais belas canções de música de raiz, que se encontrarão com grandes clássicos da música popular brasileira. A interpretação de Zé Geraldo dispensa comentários, afinal, são 30 anos de pleno sucesso! Tudo isso será brindado ainda com a participação do argentino Walter Morato, que mostrará todos os seus talentos desenvolvidos desde os sete anos de idade.
Sobre os artistas:
Walter Morato
Oriundo de uma família de músicos, começou a percorrer os caminhos da arte junto de seus pais ainda criança. Aos 7 anos de idade começou seus estudos na Escola de Música da UNT (Universidad Nacional de Tucumán). Aos 12 anos já demonstrava a sua versatilidade na execução de instrumentos de cordas e percussão. Com mais de 30 anos de carreira profissional já se apresentou nos mais diversos palcos nacionais e internacionais. Compartilhou e participou de gravações com músicos de fama internacional, como Paulinho Nogueira, entre outros. Atualmente dedica-se ao ensino e difusão da harpa e sua história através de palestras e recitais. www.rioharpfestival.com
Orquestra Paulistana de Viola Caipira
A Orquestra Paulistana de Viola Caipira (OPVC) – uma corporação musical composta única e exclusivamente de violas caipiras de 10 cordas, o primeiro instrumento europeu a chegar em terras brasileiras e que é hoje, sem sombra de dúvida, o som que mais caracteriza a cultura rural de nosso país – foi fundada em 1997. composta de 10 a 40 violeiros, a OPVC vem se apresentando em todo o território nacional e onde passa deixa sua marca registrada: a formação de público para a Viola Caipira, agradando dos mais humildes aos mais exigentes e refinados ouvidos. www.orquestradeviola.com.br
Zé Geraldo
O cantor e compositor Zé Geraldo está lançando o cd “Catadô de Bromélias”, o 16º de sua carreira, pelo seu próprio selo, o “Sol do Meio-Dia”. O álbum conta com 10 faixas inéditas, entre elas, “Na Barra do seu vestido”, uma parceria com Zeca Baleiro, e “Ultima Reza”, de sua filha Nô Stopa., também cantora e compositora. ZeGê, como era conhecido nos anos 70, lançou três compactos e um LP pela gravadora Rozemblitt, mas seu rótulo romântico não satisfazia sua alma de artista, desprovida de rótulos. Entre 75 e 78, participou e foi premiado em inúmeros Festivais até gravar, em 1979, seu primeiro disco como Zé Geraldo, “Terceiro Mundo” (CBS). Ainda pela CBS lançou “Estradas” (80) e “Zé Geraldo” (81). Canções como “Cidadão”, “Como Diria Dylan” e “Senhorita”, indispensáveis no repertório de seus shows, fazem parte desta primeira safra de gravações, assim como "Rio Doce", com a qual Zé Geraldo participou do Festival MPB-Shell de 1980, e "Milho aos Pombos", que tornou o artista conhecido em todo o Brasil no mesmo festival promovido pela Rede Globo, em 1981.
Com mais de 30 anos de carreira, Zé Geraldo já cantou por todo o país e também fora dele. Como diria seu amigo, o cantor e compositor Guarabyra, “A sua voz ecoa nos rodeios e nas universidades fazendo sonhar, fazendo sorrir e dançar. Sem preconceito… É o inacreditável mundo de Zé Geraldo. Um brasileiro e tanto”.
Serviço:
Conexão Latina: Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Zé Geraldo e Walter Morato
Dia 29 de outubro – sexta-feira – às 21h
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolivar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP – Tel: (11) 3823-4600
Ingressos: R$15,00 e meia entrada
Bilheteria: dias 28, das 14h às 19h, e 29 a partir dsa 14h
Estacionamento (Portão 15) s/ manobrista: R$ 10,00. Entrada/pedestres: Portão 13.
Realização: Fundação Memorial da América Latina – www.memorial.org.br
Foto de Zé Geraldo: Mauricio Barbieri