/governosp
A Língua Espanhola está em festa. Mário Vargas Llosa – um de seus falantes mais ilustre – é o grande ganhador do Prêmio Nobel de Literatura deste ano. Ao saber da novidade, em Nova York, o escritor de 74 anos imediatamente comentou que a “Academia Sueca estava premiando a língua em que escrevo”. Vargas Llosa é o 10º ganhador do Nobel de Literatura em língua espanhola. O escritor vive atualmente em Espanha.
A América Latina também está em festa, naturalmente. O peruano Vargas Llosa é o sexto dos seus filhos a ser laureado. A primeira foi a chilena Gabriela Mistral, em 1945. Em seguida, vieram o guatemalteco Miguel Angel Astúrias (1967), o também chileno Pablo Neruda (1971), o colombiano Gabriel Garcia Márquez (1982) e o mexicano Octavio Paz (1990). O prêmio literário mais importante do mundo começou a ser concedido anualmente no começo do século passado, em 1901.
O Peru, claro, também está em festa. Afinal, o escritor mais importante de 2010 nasceu em Arequipa, em 1936, e viveu em Lima, onde estudou Letras e Direito na tradicional Universidad Nacional Mayor de San Marcos, a mais antiga das Américas (fundada em 1551). Em 1958 vai fazer doutorado em Filosofia e Letras na Espanha e a partir daí se torna um “cidadão do mundo”, como ele mesmo se auto-define.
E, como não podia deixar de ser, a Fundação Memorial da América Latina também está em festa – assim como ficou em 1998, quando o escritor José Saramago foi laureado, o primeiro em língua portuguesa. O Memorial existe justamente para promover e integrar as manifestações culturais latino-americanas e a Literatura é uma delas, se não for a mais importante. Em mensagem à representação diplomática peruana no Brasil, Fernando Leça, presidente do Memorial, enviou "as nossas mais vivas congratulações pela outorga do Prêmio Nobel de Literatura ao Escritor Mario Vargas Llosa, que honra o Peru e toda a América Latina." Leça também enviou congratulações ao escritor.
O Memorial ficou especialmente contente porque já no mês que vem aqui se realizará a Expo Peru 2010. Em função disso, neste mês de novembro, a biblioteca do Memorial expõe livros do escritor peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2010, que pertencem ao seu acervo . Entre títulos de ficção e ensaios, "Los chefes", "La ciudad y los perros", "La guerra del fin del mundo e "La verdad de las mentiras: ensayos sobre literatura (Biblioteca Latino-Americana Victor Civita. Segunda a sexta, das 9h às 18h e sábado, das 9h às 15h).
A Expo Peru 2010 é uma iniciativa do Governo do Peru, da qual participará o presidente do país, Alan Garcia, que inclui as áreas econômica, turística e cultural. Veja o que acontecerá dia-a-dia, entre 4 e 7 de novembro, nos vários espaços do Memorial e programe-se. A participação é gratuita.
Auditório Simón Bolívar
Fórum Empresarial no Auditório Simon Bolívar. Dia 4.
Desfile de Modas. Dia 4.
Foro de Regiões – apresentação de projetos de investimento em regiões do Peru e do Brasil. Dia 5
Ballet Nacional Folclórico. Dias 5, 6 e 7
Concerto Eva Ayllón. Dia 5
Concerto Susana Baca. Dia 6
Foyer do Auditório
Exposição sobre a vida de Victor Haya de la Torre. Dias 4, 5, 6 e 7
Exposição fotográfica Interoceânica. Dias 4, 5, 6 e 7
Galeria Marta Traba
Exposição retrospectiva de Herman Braun-Veja. De 28 de outubro a 28 de novembro
Pavilhão da Criatividade
Mostra de tecidos e objetos pré-colombianos
Pilares externos do Pavilhão da Criatividade
Feira de Artesanato e Feira de Livros. Dias 4, 5, 6 e 7
Exposição do Centro de “Textiles Tradicionales Del Cusco”. Dias 4, 5, 6 e 7
Área em frente ao Auditório Simón Bolívar
Restaurante montado em tenda de comida típica peruana, com chef de cozinha peruano
Tenda na Praça da Sombra
Campanha de promoção turística
Rodada de negócios: produtos de exportação
Expo regionais
Sala dos Espelhos
Conferências sobre a integração bilateral e difusão de publicações especializadas.
Apresentação e exibição dos produtos binacionais dos Ministérios das Minas e Energia, dos Transportes e das Comunicações.
Conselho Empresarial Peru – Brasil
Apresentação do livro “Vozes de Integração”.