/governosp
Conexão Latina de maio diversifica o gênero musical e traz o melhor da música instrumental , que reúne a música de câmara do Ensemble São Paulo e as cordas do Cuarteto Latinoamericano, do México, considerado pelo Times, de Londres, como um dos melhores quarteto de cordas do mundo. Esta edição acontece dia 28 de maio, às 21h00, no Auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina com ingressos a R$ 15.
O Cuarteto Latinoamerico abre o show com Música de Feria, de Silvestre Revueltas, Presto II, Metro Chabacano, de Javier Alvarez, entre outras.
Na seqüência Ensemble São Paulo se conecta com Cuarteto Latinoamericano e juntos apresentarão Serenata para Quarteto Duplo, de Francisco Mignone.
O Ensemble São Paulo é um núcleo de música de câmara formado por músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e internacional e tem conquistado sucesso de público e crítica. Para este show Marcelo Jafé selecionou um repertório primoroso de vários compositores entre eles, Astor Piazzola – La Muerte Del Angel; Clovis Pereira – Mourão; Samuel Barber-Adagio e de Antônio Carlos Gomes – O burrico de pau. O grupo é composto por Betina Stegmann – violino,Nelson Rios – violino, Marcelo Jaffe – viola
Robert Suetholz – violoncelo e Ana Valeria Poles – contrabaixo.
Para finalizar a noite o Ensemble São Paulo e o Cuarteto Latinoamericano executam obras de Heitor Villa-Lobos Bachianas 4 – Prelúdio.
SOBRE OS GRUPOS
O Cuarteto Latinoamericano, com 25 anos de carreira, conquistou com seu trabalho sucesso internacional ao divulgar a musical de América Latina nos cinco continentes. Criado pelos irmãos violinistas Saúl y Arón y el cellista Alvaro Bitrán, junto con Javier Montiel, violista, o Cuarteto Latinoamericano foi considerado pelo Times de Londres que os classificou entre os melhores cuartetos de cordas do mundo.
Com o auxílio do Fundo Nacional para Cultura e para artes, do México, pode desenvolver um trabalho de pesquisa e pedagógico, divulgação e apresentações de concertos.O Cuarteto tem uma papel importante na formação de novos músicos e músicos formados no México . Também realiza um trabalho pedagógico de Residência para quarteto de cordas com, filiado as instituições como Centro Cultural Ollín-Yoliztli , México, e o Conservatório de las Rosas en Morelia. Além dl Sistema de Orquestas Juveniles de Venezuela, onde tem a seu cargo a Academia Latinoamericana de Cuartetos.
O cuarteto Latinoameriano gravou integralmente os 17 quartetos de Villalobos e pelo resultado foi indicado ao Prêmio Grammy em 2002.
Recentemente se apresentou em Milão (Teatro alla Scala), Amsterdam , Bonn, Bruxelas, Luxemburgo, Montreal, Caracas, Buenos Aires, Los Angeles, Miami, Boston e Nova York (Carnegie Hall), onde o New York Times publicou “Artistas soberbos, extraordinariamente versáteis”.
ENSEMBLE SÃO PAULO
Núcleo de música de câmara formado por músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e internacional, o Ensemble tem se apresentado com enorme sucesso de público e crítica.
Seu repertório abrange obras do período pré-clássico até os dias de hoje em diversas formações, o que permite a realização de concertos com parceiros tais como: Ricardo Castro, Daniel Binelli, Antonio Carlos Carrasqueira, André Mehmari, Nelson Ayres, e Richard Young, incluindo estréias mundiais.
Um outro diferencial do Ensemble São Paulo são seus concertos comentados, que permitem ao público uma maior compreensão e identificação com as obras apresentadas.
Seus integrantes são premiados em diversos concursos nacionais e internacionais, detentores de Prêmios APCA e Carlos Gomes na área de música de câmara, além de desenvolverem atividades didáticas em festivais de música tais como Campos do Jordão, Poços de Caldas, Curitiba, Morelia (México), e em Universidades no Brasil (USP, UNESP) e no exterior (Pensacola C. College, University of Geórgia.
PROJETO CONEXÃO LATINA
O projeto Conexão Latina promove mensalmente o encontro de artistas e grupos latino americanos que sobem ao palco do Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, dispostos a estabelecer um "diálogo musical", revelando o que há em comum entre suas composições, interpretações, arranjos e performances. Os shows ocorrem sempre na última sexta-feira de cada mês.
O Conexão Latina permite a troca de informações e experiências, fortalecendo a integração cultural entre os países latino-americanos, mostrando a cultura musical latina americana e brasileira como a popular, a instrumental, a erudita e até os movimentos de dança.
Em seus cinco anos de existência (desde 2006), foram realizados 32 espetáculos musicais inéditos e passaram pelo palco do Conexão Latina cerca de 60 artistas consagrados, individualmente ou em duplas, trios, grupos e bandas, dentre eles; Yamandú Costa e Juan Falú, Lô Borges e Marina De La Riva, Funk Como Le Gusta e o percussionista Ramiro Musotto, Rolando Chaparro e Renato Borghetti, Luiz Melodia e o quarteto Tungue Lê, Arnaldo Antunes e Chocolate Riveros e Los Cajones, Atílio Stamponne e Ulisses Rocha, Dona Yone Lara e Havana Brasil, Margareth Menezes e Tereza Morales, Guinga e Jorge Martinez, Oficina Latina e Toninho Ferragutti, Trio Boa Vista e André Abujamra , Walter Morato e Pena Branca, América Cantemporanêa, Pepe Cisneros e Bocato, Ensamble Gurrufío e Hamilton de Holanda, entre outros. Até o momento, o projeto beneficiou um público aproximado de 32 mil pessoas.
SERVIÇO
28 de maio, sexta, 21h
Auditório Simón Bolívar.
Ingresso: R$ 15,00 e meia entrada.
Bilheteria: Dias 27 (14h – 19h) e 28 (a partir das 14h).
Classificação Indicativa Livre