A Cátedra Unesco Memorial da América Latina abriu suas atividades deste ano em 22 de março. Neste que é o 5º módulo de estudos da Cátedra Unesco Memorial, cujo término está previsto para 21 de junho do corrente ano, o catedrático Prof. Dr. Roberto Rodrigues, ex Ministro da Agricultura do Brasil, desenvolve o tema “Agronegócio na América Latina: desafios e oportunidades”. Abaixo há a programação e links que levam ao conteúdo integral das aulas.
A primeira aula do professor Roberto Rodrigues versou sobre “Integração Continental : Macroeconomia, políticas setoriais e infra-estrutura; agregagação de valor, Mercosul e acordos bilaterais; gargalos”. Além dele, participaram como expositor o embaixador José Botafogo Gonçalves (presidente do CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais, Rio de Janeiro) e como debatedor o atual Secretário de Relações Internacionais do Agropengócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA).
A mesa que abriu os trabalhos foi composta pelo presidente do Memorial, Fernando Leça, o Secretário de Estado da Agricultura de São Paulo, João Sampaio, o coordenador da Cátedra Unesco Memorial e diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, deste Memorial, Adolpho José Melfi, o representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, além do prof. Roberto Rodrigues
Conheça a história da Cátedra UNESCO Memorial da América Latina.
As atividades da Cátedra são sempre às segundas-feiras de manhã, das 9 às 13h.
-
-
12/04 – Palestra: Sustentabilidade produtiva, defesa sanitária, rastreabilidade e certificação. Plantio Direto e Agricultura Orgânica. A questão da Amazônia
-
26/04 – Palestra: Aquecimento Global e seus efeitos sobre o agronegócio latino americano
-
10/05 – Palestra: Agroenergia: oportunidades para a América Latina
-
24/05 – Palestra: Financiamento para o Agronegócio na América Latina
-
07/06 – Palestra: Mercados Mundiais para produtos agrícolas: alimentos e fibras. O potencial produtivo da América Latina: desafios e oportunidades
-
21/06 – Palestra: Um projeto Agrícola para a América Latina: Potencial frente à nova Economia
Saiba mais sobre a Cátedra UNESCO Memorial da América Latina:
-
Universidades instituidoras e parceiras: a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Memorial da América Latina associaram-se na constituição da referida Cátedra. São assim suas “entidades instituidoras”. Outras universidades brasileiras e de outros países da América Latina participam igualmente como parceiros acadêmicos.
-
Objetivos da Cátedra: os objetivos regimentais da Cátedra Memorial da América Latina – sob o lema “Desafios para a integração da América Latina” – são: “(1) a intensificação da cooperação conjunta dos países latino americanos para a organização de atividades acadêmicas, congressos, jornadas, colóquios entre outros. (2) a formação de pesquisadores em programas desenvolvidos pelas universidades agregadas, fomentando a discussão de temas e conteúdos nas diversas disciplinas acadêmicas; (3) a organização de cursos e seminários nos campos de conhecimento das diversas culturas; (4) a elaboração e coordenação de projetos de pesquisa; (5) o intercâmbio de docentes e pesquisadores; (6) a utilização recíproca de centros e institutos de pesquisa, bibliotecas e arquivos; (7) o intercâmbio de acervos bibliográficos e de pesquisa; (8) a programação de co-edições e intercâmbio de publicações”.
-
A
Cátedra Unesco Memorial da América tem um formado inovador no Brasil: embora instituída por universidades públicas, ela é coordenada por uma instituição não acadêmica – o Memorial – e permite a participação de outras universidades, entidades de pesquisa e empresas do mundo corporativo. Ela integra um seleto grupo mundial de 646 “Unesco chairs”, que compõe o
Programa de Cátedras Unesco/Unitwin. Isso facilita a sua participação em projetos internacionais de pesquisa e em fundos de fomento.
Voltada à pesquisa e ao estudo de questões concretas da América Latina contemporânea, as atividades da Cátedra Unesco Memorial da América Latina ocorrem nos campi universitários, no Memorial e em empresas parceiras. Cursos de extensão, seminários, orientação de pesquisa e conferências fazem parte do dia-a-dia. Agronegócio, inovação tecnológica, integração do continente no mundo globalizado, desenvolvimento sustentável, energia, mercado e processos de trabalho, sistema previdenciário, proteção social e pobreza, entre outros, são alguns dos temas abordados pela Cátedra Memorial da América Latina.A produção dos catedráticos, pesquisadores e bolsistas – artigos, palestras e o conteúdo de seminários e mesas redondas – é publicada pelo Memorial.
-
Certificados: As atividades da Cátedra são abertas a todos interessados previamente selecionados. Os interessados mandaram currículo para o Memorial e houve uma seleção.Todos os alunos recebem certificados desde que compareçam a 75% das aulas.