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São Paulo, 18 de março de 2010.
Quem sai do metrô e chega ao Memorial pela entrada principal (portão 1), se depara com novas bandeiras nacionais tremulando nos 29 mastros dispostos lado a lado. As flâmulas de 25 países latino-americanos, incluindo Brasil, mais as bandeiras de Portugal e Espanha, e as do estado e da cidade de São Paulo foram substituídas por novas peças neste 18 de março, dia do 21º aniversário da Fundação Memorial da América Latina.
O número de bandeiras, os países representados e a ordem entre eles, tudo isso foi determinado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, responsável pelo conceito do Memorial. A presença de Portugal e Espanha neste panteão, mesmo os dois países ibéricos não pertencendo à América Latina, se explicaria pela proximidade cultural de nossos antigos colonizadores. Seria um gesto de boa-vontade brasileiro e um convite à integração cultural, econômica e política.
O símbolo do Memorial – a “Mão”, escultura de Oscar Niemeyer – também foi renovado. A empresa especializada em restauração Julio Moraes, que já fez trabalhos semelhantes no MAC e na USP, é quem fez o restauro da escultura pela primeira vez. A obra já havia sofrido reparos no passado, mas nunca um restauro técnico, como agora.
Depois de uma lavagem geral e minuciosa, foram retirados a camada pictórica vermelha até a sua regularização e os resíduos de massa sob o vermelho (aquela área do mapa como que sangrando a partir da palma e escorrendo pelo pulso). O concreto recebeu um tratamento para receber nova camada de pintura. As letras do texto foram retiradas, restauradas e pintadas. Na base e na estrutura de concreto, os pontos de ferrugem nos metais receberam tratamento. Rachaduras foram eliminadas.
Também estão sendo restauradas duas outras obras a céu aberto – escolhidas a dedo por Oscar Niemeyer – que marcam o conjunto arquitetônico do Memorial: a “Flor Tropical”, de Franz Weismann (foto à esquerda), e o “Torso Negro” (à direita), de Vera Torres. As obras estão em andamento. Como no caso da mão, elas passam por lavagem, retirada da camada pictórica danificada, restauro dos pontos necessários e pintura técnica geral.