/governosp
A Fundação Memorial da América Latina apresenta a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, neste final de semana, nos dias 20 e 22 de novembro, sexta e domingo. O concerto no Auditório Simón Bolívar transcende a fronteira entre o erudito e o popular, já que a Orquestra de Viola interpreta, além dos esperados clássicos da música de raiz, arranjos criativos de compositores eruditos, MPB e world music. A regência é de Rui Torneze.
Os músicos que compõem a Orquestra Paulistana de Viola Caipira não se contentaram apenas em trazer para a capital o cultivo de uma tradição viçosa do interior. Eles também constituiram um instituto cuja missão é a pesquisa, resgate, estudo, promoção, difusão e promoção da cultura caipira. Essa ONG foi inaugurada em 2001 pelos padrinhos Inezita Barroso e Pena Branca. Nela, o estudante de viola é levado à imersão no universo cultural de seu instrumento, sem o qual se faz impossível a autenticidade de seu aprendizado.
Atualmente, a principal atividade do instituto é o resgate do repertório musical da viola caipira, pois não existem publicações formais ou informais que dê conta das letras e arranjos dos registros fonográficos originais. A relevância de seu trabalho pode ser atestada pelo fato de que todo o material didático utilizado no curso de viola caipira do Centro de Educação Musical Tom Jobim é gerado, desenvolvido e arranjado no instituto.
Serviço:
Orquestra Paulistana de Viola Caipira
Dias 20, sexta, às 21h, e 22, domingo, às 19h
Ingressos: R$ 30,00 e meia-entrada (Bilheteria: dias 19 e 21, 14 -19h, e 20 e 22, após as 14h).
Auditório Simón Bolívar / Fundação Memorial da América Latina.
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, portão 12
Estacionamento pelo portão 15 a R$ 10,00