/governosp
No dia 29 de outubro, a cantora Ana Bernardo apresenta-se na Sala dos Espelhos do Memorial da América Latina como convidada do Projeto Adoniran, às 20h30. O espetáculo – que tem entrada franca – dá prosseguimento à programação do Projeto que, desde março de 2007, vem apresentando artistas e grupos expressivos da música brasileira.
Ana Bernardo preparou um show especial para esta ocasião. O roteiro da apresentação coloca em destaque a obra de alguns dos mestres da canção brasileira como Noel Rosa, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Paulo Vanzolini, Denis Brian e Cartola, entre outros. Paulo Vanzolini não está presente somente no repertório; o compositor é também o convidado especial da noite.
A intérprete se faz acompanhar pelo grupo Choro, Seresta & Cia., tradicional em São Paulo pelo trabalho de preservar e reviver composições de autores imortais da MPB. Liderado por Arthur Bernardo Jr. no pandeiro (irmão de Ana), o grupo tem Alcides José Prado no violão e Mário Moretti Filho no bandolim.
Ana Maria Bernardo nasceu e se criou dentro das rodas autênticas da música paulistana, conduzida pelas próprias mãos de seu pai, Arthur Bernardo, um dos fundadores do grupo “Demônios da Garoa”. Ainda muito cedo, Ana aprenderia um repertório que passaria a pesquisar incansavelmente até os dias de hoje.
Arthur, seu pai, vem de uma geração de músicos com formação clássica, tendo influenciado Ana, que desde criança, nos saraus familiares, teve a oportunidade de ouvir pai e tios tocando Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Garoto, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Cartola, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Adoniran Barbosa, dentre outras pérolas da música popular brasileira.
Como não podia deixar de ser, seu estilo trás a marca dos cantores que viu seu pai acompanhar, como por exemplo, Agostinho dos Santos, Elizeth Cardoso, Maysa, Isaurinha Garcia, Nora Ney, Lúcio Alves e tantos outros.
Acompanhada sempre por excelentes músicos paulistas, apresentou-se em inúmeros projetos culturais pela Prefeitura Municipal de São Paulo, Banco do Brasil, SESCs, teatros e bares noturnos dentro e fora do Estado, tendo seu trabalho registrado no CD independente “… Ainda Acontece”, ao lado do violonista Osvaldo Cola Grande. Este músico acompanhou Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Sílvio Caldas, dentre outros, e marcou sua presença por anos no conjunto regional de Caçulinha.
Ana Bernardo vem se dedicando desde 1997 à pesquisa e resgate da obra do compositor Paulo Vanzolini, seu atual companheiro, sendo responsável pela produção geral do projeto que envolveu o registro quase completo de sua obra (mais especificamente 52 faixas), gravada no decorrer do ano de 2003, reunindo pela primeira vez iconografia e quatro CDs, sob o título Acerto de Contas de Paulo Vanzolini. Este trabalho conquistou dois prêmios, em 2003, sendo, o primeiro patrocinado pela BR-Rival, na categoria “CD Tributo”, e o segundo pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, como o melhor projeto do ano referido.
Além da caixa de CDs, Ana tem se apresentado freqüentemente em shows voltados à obra de Paulo Vanzolini, a exemplo da homenagem prestada ao compositor, no SESC Pompéia (lançamento do vídeo-documentário “A Ciência do Bamba”, sobre a vida e a obra de Vanzolini) e o show “Onze Sambas e Uma Capoeira”, que integrou a programação da Virada Cultural 2008, no palco do Teatro Municipal de São Paulo.
Ana também tem se apresentado em diversas casas noturnas paulistanas, com repertório que inclui, além de Paulo Vanzolini, compositores como Adoniran Barbosa, Eduardo Gudin, Chico Buarque, Cartola, Tom Jobim, Baden Powell, Dolores Duran, Johnny Alf, Antonio Maria, Herivelto Martins, Lupicínio Rodrigues, Ataulfo Alves, dentre outros, passeando com muita habilidade e talento pelo samba-canção, pela bossa nova e pelo samba tradicional.
• Sinopse:
Acompanhada por um trio integrado por Alcides Prado (violão 7 cordas/ cavaco), Mário Moretti (bandolim) e Arthur Bernardo Jr. (percussão), a cantora Ana Bernardo apresenta um show com repertório diversificado, passeando por gêneros como samba, choro e baião, homenageando grandes mestres da música brasileira, tais como Adoniran Barbosa, Portinho, Jacob do Bandolim, Luiz Gonzaga, Paulo Vanzolini, dentre outros.
• Roteiro:
1- Apaga o fogo Mané ( Adoniran Barbosa )
2- Iracema ( Adoniran Barbosa )
3- Prova de Carinho ( Adoniran Barbosa )
4- Louco por Música ( Portinho )
5- Noites Cariocas ( Jacob Bittencourt )
6- Bom dia Tristeza ( Vinicíus de Moraes / Adoniran Barbosa )
7- Consolaçao ( Vinicíus de Moraes / Baden Powell)
8- Gavão Calçudo ( Pixinguinha )
9- Jura ( Sinhô )
10-Deixa ( Vinicíus de Moraes /Baden Powell )
11-Triste ( A.C.Jobim )
12-Asa Branca ( l.Gonzaga / H. Teixeira )
13-Kalú ( L.Gonzaga /H. Teixeira )
14-Delicado ( Waldir Azevedo )
15-Mente ( Paulo Vanzolini /Eduardo Gudin )
16-Praça Clovis ( Paulo Vanzolini )
17-Assanhado ( Jacob Bittencourt)
18-André do Sapato Novo ( André Victor Corrêa )
19-Ronda ( Paulo Vanzolini )
20-Volta por Cima ( Paulo Vanzolini )
• Ficha Técnica:
Ana Bernardo – Voz
Alcides Prado – Violão 7 e Cavaco
Mário Moretti – Bandolim
Arthur Bernardo Jr.-Percussão
Serviço: Ana Bernado e Grupo Choro, Seresta & Cia.
Convidado especial: Paulo Vanzolini
Músicos: Choro, Seresta & Cia. – Arthur Bernardo Jr. (pandeiro), Alcides José Prado (violão 7 cordas) e Mário Moretti Filho (bandolim).
Data: 29 de outubro – quinta-feira – às 20h30
Memorial da America Latina – Sala dos Espelhos
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP – Tel: (11) 3823-4600
Ingressos: Grátis (não há distribuição de ingressos; a sala será aberta às 20 horas).
Censura: Livre – Estacionamento (Portão 15) sem manobrista: R$ 10,00. Entrada/pedestres: Portão 12.
fotos: Fábio Pagan