/governosp
1- MÚSICA, JUVENTUDE E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA
O continente latino-americano é provavelmente o que mais passa por transformações no cenário da política internacional. Com um passado marcado por intensas lutas políticas, o atual quadro político-ideológico deste continente permanece ainda em franca ebulição e, como tal, indefinido. Que se pense, por exemplo, em Colômbia, Equador, Bolívia e Venezuela. Se nos tempos de autoritarismo militar a juventude latino-americana marcou sua presença contra as arbitrariedades dos governantes, hoje não é diferente. A canção popular, sempre presente nos acontecimentos deste continente mantém hoje, a mesma força de outros tempos lutando pelas liberdades democráticas.
O curso propõe analisar as transformações políticas por que passou e ainda passa o continente latino-americano, especialmente dos anos 70 aos nossos dias. Nesse contexto, a juventude tem sempre mantido sua ativa participação, criando movimentos políticos de massa em defesa da democracia e da sua autonomia. A música popular, produto cultural de forte apelo entre o povo latino-americano e em especial entre os jovens será analisada em seus aspectos mais significativos.
As aulas serão ministradas por Waldenyr Caldas – Professor da ECA – Escola de Comunicações e Artes da USP, onde leciona as disciplinas Realidade Sociopolítica Brasileira e Teoria da Comunicação.
Áreas de interesse:
Este curso é destinado aos estudantes de ciências humanas, sociais e políticas, músicos, historiadores, acadêmicos e aos cidadãos interessados em melhor conhecer a realidade sociopolítica e cultural do nosso continente.
Informações:
Datas: de 28 de março a 20 de junho de 2009 – aulas aos sábados: 28/03; 04, 18 e 25/04; 09, 16, 23 e 30/05; 06 e 20/06.
Horário: das 9 às 13h (Total de aulas: 10 – Carga horária: 40 horas-aula)
Local: Auditório do Anexo dos Congressistas.
Inscrições: De 9 de fevereiro a 20 de março – das 10 às 18 horas no Anexo dos Congressistas (entrada pelo portão 12) no valor de R$ 200,00 (TAXA ÚNICA).
Serão concedidos certificados aos alunos com 75% de presença. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições necessárias, o curso será cancelado e a taxa de inscrição devolvida integralmente. Os inscritos receberão gratuitamente uma assinatura anual da Revista Nossa América. Alunos que se inscreverem nos dois cursos oferecidos no semestre terão direito a um desconto de 15% no total a ser pago pelas inscrições.
Vagas limitadas.
Programação
1. O Brasil no contexto da América Latina
2. A política dos Estados Unidos para a América Latina
3. A política Latino-americana dos anos 70
4. Os casos de Brasil e Argentina
5. O Chile de Pinochet e a democracia
6. Os movimentos de resistência da juventude
7. A redemocratização da América Latina: o caso de Cuba
8. A luta política através da canção popular I
9. A luta política através da canção popular II
10. 2009: o olhar Latino-americano sobre o Brasil.
2- CINEMA E IDENTIDADE NA AMÉRICA LATINA
O curso faz um percurso pela história do cinema, a partir do movimento Cinema Novo realizado no Brasil, relacionando a representação das classes populares à formação da identidade cinematográfica na América Latina. O entendimento dos próprios conflitos que surgem a partir desta abordagem da identidade, e o sentido à política que o cinema latino-americano representa recorre às teorias de análise da cultura, da comunicação, e das relações sociais contemporâneas. As abordagens temáticas do contexto social marcado pela desigualdade econômica e a criminalidade formam os pilares em que o cinema se apóia para a construção de sua identidade.
O curso tem como objetivo trazer as problemáticas da produção cinematográfica na América Latina, expor a atuação política do cinema em sua comunicação com o público e verificar sua influência, enquanto meio de comunicação de massa, na construção de valores no cotidiano, sob os enfoques de pensamentos críticos de teóricos do cinema e acadêmicos da comunicação e sociologia, tais como Manuel Castells, Nestor Canclini, Stuart Hall, Jaques Ranciére.
Além de proporcionar reflexões sobre contextos históricos e sociais relacionados à produção cinematográfica, as aulas irão contextualizar, através da exposição de curtas e longas metragens, as especificidades da linguagem cinematográfica dos países latino-americanos e seus avanços.
Áreas de interesse:
É voltado a estudantes de artes, história, comunicação social, ciências humanas, educação, cinema, bem como a pesquisadores e demais interessados.
Coordenação acadêmica: Prof. Dra. Daniela Gillone, jornalista e docente nos cursos de extensão universitária do Senac.
Professores convidados:
Prof. Dr. Ismail Xavier, teórico de cinema, professor da ECA-USP.
Prof. Dr. Rubens Machado, teórico de cinema, professor da ECA-USP.
Profa. Dra Yanete Aguilera, teórica de cinema, pós-doutoranda da ECA-USP
Informações:
Datas: de 08 de abril a 10 de junho de 2009 – aulas às quartas-feiras – dias 08, 15, 22 e 29 de abril; 06, 13, 20 e 27 de maio; 03 e 17 de junho.
Horário: das 19 às 22 horas (Total de aulas: 10 – Carga horária: 30 horas-aula)
Local: Auditório do Anexo dos Congressistas.
Inscrições: De 9 de fevereiro a 31 de março, das 10 às 18 horas no Anexo dos Congressistas (entrada pelo portão 12) no valor de R$ 200,00 (TAXA ÚNICA).
Serão concedidos certificados aos alunos com 75% de presença. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições necessárias, o curso será cancelado e a taxa de inscrição devolvida integralmente. Os inscritos receberão gratuitamente uma assinatura anual da Revista Nossa América. Alunos que se inscreverem nos dois cursos oferecidos no semestre terão direito a um desconto de 15% no total a ser pago pelas inscrições.
Vagas limitadas.
Programação:
1 – O ciclo dos movimentos cinematográficos no Brasil. O Cinema Novo e as abordagens temáticas na América Latina. Glauber Rocha e as influências do movimento na construção da identidade do cinema latino-americano.
2 – Questões sobre identidade cinematográfica. A multiplicidade de estilos no cinema feito na América Latina.
3 – Produções cinematográficas e contexto político. Momentos do cinema produzido na Bolívia.
4 – O discurso cinematográfico latino-americano. Reflexão filosófica do cinema produzido em Cuba.
5 – Cinema e Identidade: Momentos do cinema argentino.
6 – A singularidade estética do cinema latino-americano.
7 – O final da década de 90 – O cinema da Retomada no Brasil. O cotidiano das diferenças sociais com personagens que se destacam por serem das classes oprimidas e se afirmarem com reivindicações.
8 – As co-produções de filmes na América Latina. Os laços cinematográficos entre o Brasil e Argentina. As produções cinematográficas no Brasil que tiveram impacto nas academias de artes e ciências cinematográficas dos EUA e Europa.
9 – O impacto das recentes produções latino-americanas. Os longas-metragens da Argentina, Chile e Colômbia pré-indicados ao título de melhor filme estrangeiro no Oscar 2009.
10 – Os filmes do Uruguai, Venezuela e Brasil que foram pré-indicados ao Oscar 2009 como melhor filme estrangeiro.
Mais informações:
E-mail: cursos@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780 e 4698
Fax: (11) 3823-4798
Arte e Sociedade na América Latina
Entre a diversidade e a identidade: encontros com a literatura brasileira contemporânea
Música e Política na América Latina
Literatura e Cultura na América Latina
Negócios e Economia na América Latina
Religião e Sociedade é tema de curso de extensão no Memorial
Nova esquerda da América Latina é Analisada em Curso no Memorial
“A Invenção da América Latina”
“Biocombustíveis: Fundamentos e aplicações“
“Segurança e defesa nacional na América Latina”
“Tango: uma filosofia do abraço”
“Brasil: modernização e desenvolvimentismo”
“Contaminação das Águas Brasileiras“
“Seminário Homenagem a Agostinho da Silva e Dora Ferreira da Silva“