/governosp
São Paulo, 18 de maio de 2009.
O Memorial reúne o jovem pianista argentino Jorge Martinez e o brasileiro Guinga, em show no dia 29 de maio, às 21h, no Auditório Simon Bolívar. Essa união musical e de gerações integra a série Conexão Latina, projeto que promove o encontro de nomes importantes da música latino-americana e brasileira.
Integrante do Trio MJC de música contemporânea, Jorge Martinez nasceu na província de Pirané, em 1982. Em 2005, ele ganhou o premio “Mejor Promedio” da Escola de Artes, e, em 2007 o “Premio Estimulo a los jóvenes creadores” como solista instrumental de folclore.
Suas composições foram gravadas por Suna Rocha, Juan Iñaki, Mario Díaz, Opus Cuatro (Misa Criolla), Jairo, Boca en Boca, Silvia Lallana, Sofía Ortíz, entre outros. Estudou piano e música argentina com Hilda Herrera e tango com Hermes Bálsamo. Neste show, Martinez relê a linha de desenvolvimento do tango portenho para se conectar com o brasileiro Guinga.
Guinga
Compositor, violonista e cantor do seleto grupo dos grandes da MPB, Guinga apareceu no cenário musical em 1979, quando Elis Regina, em dueto com Cauby Peixoto, gravou Bolero de Satã, música de sua autoria com letra de Paulo César Pinheiro.
Em 1991, gravou pela Velas o CD “Simples e Absurdo”, com 11 músicas de sua autoria e letras de Aldir Blanc e importantes participações como Chico Buarque, Ivan Lins, Leny Andrade, Leila Pinheiro, entre outras. Mais tarde, ainda pela Velas, em 1993, gravou o CD “Delírio Carioca”, com 15 músicas , todas de sua autoria e com letras de Aldir Blanc e Paulo César Pinheiro. Seus trabalhos também tiveram as participações especiais de Djavan, Leila Pinheiro, Lúcia Helena, Zé Renato e Boca Livre.
Serviço:
Conexão Latina: Jorge Martinez & Guinga
Data: 29 de maio de 2009
Horário: 21h
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. (11) 3823-4600
Ingressos: R$ 15,00 (Bilheteria dia 28, das 14 às 19h, e no dia 29, a partir das 14h)