/governosp
São Paulo, 14 de maio de 2009.
Sucesso de público e crítica em sua segunda temporada na capital paulista, o espetáculo Oceano, do Circo Roda Brasil, prorrogou sua temporada no Memorial da América Latina até 2 de agosto de 2009.
Em seguida, o Circo Roda Brasil, parceria dos grupos Parlapatões e Pia Fraus, segue pelo país levando a mescla de circo e teatro, buscando qualidade de espetáculos aliada a preços acessíveis à população. O espetáculo já passou pelas cidades de São José dos Campos, Caraguatatuba, Sorocaba, Jundiaí, Cubatão, Curitiba e Ponta Grossa.
Oceano narra as aventuras de um menino que descobre um universo novo no fundo do mar. Isso acontece quando ele é engolido pelo ralo de sua banheira, na tentativa de recuperar um brinquedo. O espetáculo todo se desenvolve a partir dessa história simples e que brinca com a fantasia popular.
Com base em sua experiência teatral, o Circo Roda Brasil busca a unidade de criação e uma qualidade artística diferenciada. “O circo deve continuar a transmitir a idéia de festa comum, na qual todo mundo se diverte. Porém, buscamos dar um passo maior na experiência com a linguagem, no sentido de usarmos os recursos teatrais integrados à arte circense”, afirma Hugo Possolo, diretor.
Com formato contemporâneo, a linguagem visual é diferenciada e explora o alto grau de dificuldade e o aspecto radical dos números circenses, incluindo a patinação – presente durante toda a narrativa. Rampas de patins são utilizadas para manobras mais técnicas e para a entrada e saída de cena dos artistas. Além disso, a patinação radical realizada em halfs denota uma linguagem acrobática, que reforça o estilo inovador do espetáculo.
Para reproduzir as sensações de leveza e flutuação do universo submarino, Oceano reúne também elementos marcantes de seus criadores, como a comicidade e o teatro de bonecos, além de diversas modalidades aéreas e de solo. Acrobacias, esquetes cômicas, malabares, trapézios e pernas-de-pau se mesclam aos recursos de ilusão, efeitos especiais, projeções, iluminação e bonecos infláveis. O espectador realiza um verdadeiro mergulho radical nas situações e imagens que a vida no oceano pode inspirar.
O cenário criado por Luís Frúgoli representa o ambiente aquático de forma grandiosa e em diversos tons de azul, com tecidos que se movimentam e seres marítimos que permeiam o imaginário popular. Arraias, algas, conchas, cavalos-marinhos, peixes-espada, sereias, tubarões, baleias, polvos, enguias, leões-marinhos, pingüins, ninfas do mar e outras criaturas passam pelo palco, em constante interação com os números apresentados no picadeiro, valorizando todo mistério e encantamento que envolvem o fundo do mar.
A partir da montagem idealizada por Hugo Possolo, a trilha sonora foi especialmente composta pelos músicos Branco Mello (Titãs) e Emerson Vilani (Funk Como Le Gusta). Gravada em estúdio, mescla estilos como o punk rock, o hardcore e a música eletrônica, numa referência à urbanidade que permeia todo o espetáculo. Ao vivo, a trilha conta com a intervenção do percussionista Roberto Montag.
Ficha Técnica:
Concepção: Beto Andreetta, Hugo Possolo, Raul Barretto
Direção e Roteiro: Hugo Possolo
Trilha Sonora Original: Branco Mello e Emerson Villani
Direção de Técnicas Circense: Angel Andricain
Cenografia: Luís Frúgoli
Desenho de Bonecos e Objetos de Cena: Werner Schulz
Iluminação: Marcos Loureiro, Beto Andreetta
Figurinos: Telumi Helen
Assistente de Direção: Adriana Telg
Elenco: Raul Barretto, Claudinei Brandão, Rodrigo Mangal, Eduardo Lamberti, Camila Ortunho, Paulo Maeda, Fausto Tenório, Raul Domingos, Charles Rosa, Felipe Oliveira, Yulia Suslova, Jassy Brischi, Raul Veiga, Marcelo Corvinho e Daciel de Jesus.
Percussionista: Roberto Montag
Maquiagem: Ana Luiza Icó
Coreografia: Angel Andricain, Adriana Telg, Hugo Possolo
Preparação corporal: Angel Andricain
Supervisão de Patinação: João Paulo Portes (JP)
Identidade Visual e Projeto Gráfico: Antonio Escorel
Realização: CRB Produções Culturais, Parlapatões e Pia Fraus
Serviço:
Espetáculo Oceano – Circo Roda Brasil
De 22 de maio a 2 de agosto de 2009
Horários: sextas 21h, sábados às 16h e 20h; e domingos às 16h e 19h.
Ingressos: R$ 20
Crianças de até 01 ano não pagam.
Duração: 100 minutos (com intervalo)
Classificação etária: Livre
Acesso facilitado para portadores de deficiência física.
Estacionamento Portão 04. Preço: R$ 5.
Foto home page: Fábio Pagan
Outras fotos: divulgação