/governosp
São Paulo, 11 de maio de 2009.
O cantor, compositor e estudioso da cultura afro-brasileira Nei Lopes faz show no Memorial da América Latina, dia 18 de maio, segunda-feira, às 20h, acompanhado do grupo de samba carioca Partideiros do Cacique. O evento integra as comemorações dos 25 anos de criação do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo – CPDCN. A entrada é franca.
Nei Lopes é compositor de música popular, escritor e pesquisador das culturas africanas. Bacharel pela Faculdade Nacional de Direito da antiga Universidade do Brasil, publicou uma vasta obra toda centrada na temática africana e afro-originada, que compreende mais de 20 títulos ente os quais: Bantos, Malês e Identidade Negra (Forense-Universitária, 1988; Autêntica, 2006), Partido-Alto, samba de bamba (Pallas, 2005); um volume de poemas, Incursões sobre a Pele (Artium, 1996) e outro de contos, Vinte Contos e uns trocados (Record, 2006); o Novo Dicionário Banto do Brasil (Pallas, 2003); a Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana (Selo Negro, 2004), com mais de 9 mil verbetes; e o Dicionário Escolar Afro-Brasileiro (Selo Negro, 2006).
Em 2007 publicou Histórias do Tio Jimbo (Belo Horizonte, Mazza Edições); O Racismo Explicado aos Meus Filhos (Rio, Agir) e o Dicionário Literário Afro-Brasileiro (Rio, Pallas). Por seu trabalho como intelectual e artista, recebeu diversos prêmios. Em 1998, Nei Lopes foi agraciado com a Medalha Pedro Ernesto, conferida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro e em novembro de 2005, recebeu, do Governo Brasileiro, a Ordem do Mérito Cultural, no grau de comendador.
O CPDCN é primeiro órgão público voltado para atuação na defesa dos direitos da população negra e completa seu jubileu de prata, no próximo dia 11 de maio. A comemoração do aniversário será dia 18, com uma Sessão Solene, na parte da manhã, e show do Nei Lopes, à noite. O primeiro será no Auditório André Franco Montoro, às 10 horas, onde estarão reunidos ex-presidentes, conselheiros e ex-conselheiros, autoridades, militantes e personalidades importantes para os 25 anos da instituição. O ato solene será seguido de uma palestra do escritor e intelectual Nei Lopes. A festa continua no Memorial da América Latina, Auditório Simon Bolívar, às 20 horas, com o show do próprio Nei Lopes.
Serviço:
Show: Nei Lopes e Partideiros do Cacique
Dia 18 de maio de 2009, segunda-feira, às 20h.
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Entrada Franca