/governosp
São Paulo, 03 de abril de 2009.
O cantor e violeiro Almir Sater se apresentará no Memorial nesta terça, 7 de abril. O show encerrará a cerimônia de lançamento em São Paulo de vários projetos do governo do Mato Grosso do Sul. Convites para o público em geral – em número limitado – serão distribuídos das 14h às 18h, na bilheteria do auditório, no próprio dia 7.
Uma parte dos convites foi destinada aos convidados do governo do Estado do Mato Grosso do Sul, que organiza o evento para lançar oficialmente na maior e mais rica cidade do país, onde estão os possíveis patrocinadores e a mídia nacional, alguns de seus projetos: a 6ª edição do Festival América do Sul, que acontece em Corumbá a partir de 29 de abril, o Festival de Inverno de Bonito, a reabertura do Trem do Pantanal e a inauguração do Aeroporto Internacional de Bonito.
O Festival América do Sul é um evento anual que ocorre no umbigo do Pantanal, a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e conta com o apoio do Memorial. Neste ano de 2009, por exemplo, o Memorial está fazendo a curadoria de parte dos shows, mostra de cinema, exposição e palestras. O Festival de Inverno de Bonito, por sua vez, já está em sua 10ª edição e aproveita para comemorar a inauguração do Aeroporto Internacional da cidade, um marco para o desenvolvimento turístico da região.
O Trem do Pantanal era responsável pela travessia pantaneira do Mato Grosso até a fronteira com a Bolívia (a partir daí se embarca no famoso “trem da morte” até Santa Cruz de la Sierra), funcionou durante 81 anos, mas a partir de 95, passou a ser utilizada somente para o transporte de carga. A sua reabertura para viagens de passageiros significa um resgate cultural, são 220 quilômetros em cada sentido, percorridos numa velocidade de 30 quilômetros por hora, com duração de aproximadamente sete horas. O trem terá nove vagões, divididos em categorias econômica, turística, executiva, restaurante e bagageiro, com capacidade para aproximadamente 400 pessoas. As categorias turística e executiva contam guia turístico e serviço de bordo. O viajante poderá conhecer um pouco mais da história de Mato Grosso do Sul e da ferrovia.
Almir Sater é um exímio violeiro mato-grossense, seu estilo se caracteriza pelo experimentalismo, a utilização de diversas afinações e o resgate da música regional. Aos 20 anos, saiu de sua cidade natal para estudar direito no Rio de Janeiro, mas logo desistiu da carreira de advogado para dedicar-se a música. Gravou seu primeiro álbum em 1980 e estabeleceu parceiras com Renato Teixeira e Sérgio Reis que resultaram em ricas composições.
Memorial estreita parcerias com instituições culturais brasileiras