/governosp
Memorial completa 20 anos e comemora com show gratuito de Elba Ramalho
Memorial – 20 anos de integração
São Paulo, 18 de março de 2009.
A manhã de 18 de março, dia em que o Memorial da América Latina completou 20 anos de sua fundação, foi marcada por um encontro de cônsules dos países latino-americanos, além de Portugal e Espanha, para a cerimônia de hasteamento de bandeiras e uma recepção no Salão de Atos do Memorial, local que já recebeu autoridades como Hugo Chávez, Bill Clinton, Mikhail Gorbachev, César Gavíria, Fernando Henrique Cardoso, além de embaixadores e representações diplomáticas de países de todo o mundo.
A celebração começou por volta das 9h da manhã, com a presença do presidente do Memorial da América Latina, Fernando Leça, do secretário de Relações institucionais, José Henrique Reis Lobo, que representava o governador José Serra, os cônsules dos países latino-americanos, Portugal e Espanha, os diretores e funcionários do Memorial.
O hasteamento das bandeiras foi acompanhado do Hino Nacional, executado pela banda da Polícia Militar. Logo após a cerimônia, os cônsules e demais presentes seguiram para um café da manhã no Salão de Atos, imponente prédio erguido por Oscar Niemeyer para receber autoridades.
O arquiteto criador do Memorial e sua genialidade foram citados nos discursos, que também lembraram o antropólogo Darcy Ribeiro, autor do projeto cultural do Memorial, e os artistas plásticos Carybé, Poty e Portinari, autores dos painéis que compõem o acervo do salão.
Fernando Leça destacou a importante parceria que o Memorial tem com os cônsules, que apóiam projetos nas áreas culturais e acadêmicas. “A integração latino-americana, que é a missão do Memorial, não é tarefa fácil, mas há circunstâncias favoráveis”, disse o presidente. “O hasteamentos das bandeiras, que estão dispostas na ordem estabelecida por Darcy Ribeiro, tem um simbolismo importante, fortalece os nossos laços”, afirmou Leça.
O cônsul do México, Salvador Arriola, que é presidente do Grulac – Grupo de países latino-americanos e do Caribe falou da importância do Memorial em destacar o tema da integração latino-americana e elogiou a gestão do atual presidente Fernando Leça. Seu discurso foi seguido do secretário José Henrique Reis Lobo, que já foi presidente do Memorial da América Latina e hoje voltou a ter laços funcionais com o Memorial, já que é na Secretaria de Relações Institucionais que o Memorial está vinculado.
Reis Lobo declarou o seu apreço pela instituição e também elogiou a atual gestão, que, após um mandato de quatro anos, inicia o seu segundo mandato. “Nós no governo reconhecemos a excelência de sua gestão e esperamos que ele possa avançar ainda mais”, concluiu.
As comemorações seguem ao longo do dia e também deste mês de março. À noite, a cantora Elba Ramalho sobe ao palco do Simón Bolívar, em um show gratuito, para celebrar os 20 anos do Memorial.
Por Paloma Varón
Fotos 1, 2 e 4: Paloma Váron
Foto 3: Gabriela Mainardi