/governosp
São Paulo, 3 de março de 2009.
O cinema e a construção da identidade cultural latino-americana são temas do debate “Cinema na América Latina”, que acontecerá no dia 11 de março, quarta-feira, às 19h30, no Memorial da América Latina, com entrada franca.
Mediado pela jornalista e teórica de cultura Daniela Gillone, terá como debatedores os cineastas Cacá Diegues “O Maior Amor do Mundo” (2006), Philippe Barcinski “Não Por Acaso” (2007), Thomas Farkas “Certas Palavras com Chico Buarque” (1980) e os professores Waldenyr Caldas – Sociólogo e teórico de cultura, e Rubens Machado, ambos da ECA-USP.
O debate iniciará com uma abordagem pela história do cinema, a partir do movimento Cinema Novo, relacionando a representação das classes populares à formação da identidade do cinema produzido nos países da América Latina. O entendimento dos próprios conflitos que surgem a partir desta abordagem da identidade, e o sentido à política que o cinema vem construindo, recorrerá aos conceitos explorados nos seguintes blocos: “Questões de Identidade: O Cinema e a Representação das Classes Populares na América Latina”, “O Cinema Novo no Brasil e na América Latina”, “Do Cinema Novo à Retomada – Políticas Públicas e Estratégias de Produção” e “As Recentes Produções Cinematográficas na América Latina”. Questionar a evolução da linguagem cinematográfica, expondo as questões políticas inseridas nas temáticas, os estilos e as dificuldades de produção enfrentadas nos diferentes países do continente é um dos objetivos deste encontro que reunirá acadêmicos da comunicação, teóricos e diretores de cinema, estudantes e cinéfilos. Não perca!
Serviço:
Debate: Cinema na América Latina
Quarta-feira, dia 11 de março de 2009
Horário: às 19h30
Memorial da América Latina/ biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Telefone: (11) 3823-4600
Entrada franca