/governosp
O Projeto Adoniran do Memorial da América Latina recebe o cantor e compositor Ivan Lins para show solo de voz e piano, no dia 23 de outubro. O show faz parte das atrações musicais especiais deste mês, que marcam o início das comemorações dos 20 anos do Memorial, que culminará com as celebrações de 18 de março de 2009. O espetáculo acontece no Auditório Simon Bolívar, às 20h30.
Depois de um ano na estrada, apresentando-se em países como Estados Unidos, Portugal, Japão, Noruega e Espanha, Ivan Lins está de volta aos palcos brasileiros com o show Saudades de Casa, nome também de seu novo trabalho, o CD/DVD (Indie Records), lançado em dezembro de 2007. No Projeto Adoniran o artista promete uma apresentação intimista em formato jazzístico. O repertório traz releituras de antigas canções, entre sucessos e outras menos conhecidas que ganharam novos arranjos.
Entre as composições mais conhecidas do grande público, destaque para “Emoldurada” (Ivan Lins e Celso Viáfora), “Começar de Novo”, “Vitoriosa”, “Desesperar Jamais”, “Lembra de Mim” e “Dinorah” (parcerias com Vitor Martins) e “Madalena” (com Ronaldo Monteiro). O roteiro traz ainda composições que o artista chama de “lado B” (as menos conhecidas) como “Saudades de Casa”, “Deus é Mais” (com Dona Ivone Lara), “Renata Maria” (com Chico Buarque) e “Prece ao Samba” (com Nei Lopes), entre outras.
Ivan Lins
Ivan começou a tocar piano de ouvido aos 18 anos, influenciado pelo jazz e pela bossa nova. No final dos anos 60, algumas de suas músicas foram representadas em festivais até chegar às finais do V Festival Internacional da Canção com “O Amor é o Meu País”. No entanto, foi com a gravação de “Madalena”, por Elis Regina, que Ivan se projetou definitivamente.
Nos anos 70, ele gravou discos que consolidaram, nacionalmente, seu talento; entre os maiores hits, "Abre Alas", "Somos Todos Iguais Esta Noite" (ambas com Vitor Martins) e "Começar de Novo", gravada por Simone. A partir da segunda metade dos anos 80, passou a se dedicar à carreira internacional, que lhe rendeu gravações de suas músicas por intérpretes do porte de Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, George Benson, Carmem MacRae, Barbra Streisand e Quincy Jones. Ivan foi indicado duas vezes ao Grammy: em 1997, como melhor álbum de jazz latino, por The Heart Speaks; e, em 2000, no Grammy Latino como melhor música por “Dois Córregos”.
Atualmente, Ivan Lins é um dos compositores brasileiros mais gravados internacionalmente. Sua discografia é extensa com 37 álbuns lançados. Os mais recentes são: Cantando Histórias (2004), I Love MPB – Amor (2004), Acariocando (2006) e Saudades de Casa (2007). Em 1991, fundou com o parceiro Vitor Martins a gravadora Velas, que lançou nomes como Guinga e Chico César.
Projeto Adoniran: Ivan Lins
Dia 23, quinta-feira, 20h30
Ingressos: R$ 10,00 e meia entrada
Bilheteria: dia 22 (das 14h às 19h) e dia 23 (após as 14h)
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Tel. 3823-4600