/governosp
O Memorial da América Latina abre as comemorações dos seus 20 anos com um concerto para ficar na memória: Jazz Sinfônica & Moraes Moreira. A orquestra e o músico se apresentam no palco do Auditório Simón Bolívar, no dia 2 de outubro, às 21h.
Com projeto de Oscar Niemeyer e concepção cultural de Darcy Ribeiro, o Memorial foi fundado em março de 1989. Completa seus 20 anos só em 2009, mas as comemorações do vigésimo aniversário começam já, com este grande espetáculo para o público de São Paulo.
Músicas consagradas como “Pombo-Correio”, “Meninas do Brasil”, “Vassourinhas” e “Festa no Interior”, entre outras, ganham roupagem nova com orquestração sinfônica dos músicos da Jazz, com destaque para os arranjos do maestro Cyro Pereira.
Nascido em Ituaçu, interior da Bahia, Moraes Moreira passou pelo rock e pela MPB do final dos anos 1960, até o inesquecível som do grupo Novos Baianos. Muitos sucessos depois, Moraes Moreira começa a orientar seu trabalho para um caminho mais acústico, estabelecendo um namoro com a música erudita nos discos “O Brasil tem Concerto” (1994) e “Moraes Moreira Acústico” (1995).
Uma produção assim significativa – mais de 30 discos e incontáveis participações em obras de outros artistas – não passaria despercebida da direção artística da Jazz Sinfônica, e resultou na preparação cuidadosa deste concerto.
Orquestra Jazz Sinfônica
Criada em abril de 1990 por Arrigo Barnabé e Eduardo Gudin, a Jazz Sinfônica tem cumprido com realeza sua vocação primeira, ou seja, dar tratamento sinfônico à música popular de todo o mundo, principalmente a brasileira. Destaca-se, desde então, por sua originalidade e versatilidade, encantando as mais variadas platéias com seu alto nível musical.
À frente da Jazz desde a sua criação está o maestro Cyro Pereira, seu mentor musical e equalizador do som dessa orquestra única. Remanescente das orquestras de rádio dos anos 50 e dos legendários festivais da Record dos anos 60, Cyro continua enriquecendo o repertório da Jazz com suas belísimas composições, arranjos e adaptações.
O diretor artístico da Jaz é João Maurício Galindo, músico de sólida formação acadêmica, escolhido para regente titular da Orquestra por sua versatilidade com a música popular e com o repertório sinfônico, além de seu talento como comunicador.
Fábio Prado, regente assistente, é oriundo dos quadros da própria orquestra. Arranjador e trompista, o jovem maestro acredita na nova estética proposta pela união da música popular com o grupo mais expressivo da música erudita – a orquestra sinfônica.
A Jazz Sinfônica é ligada ao Centro Tom Jobim, importante núcleo de educação, produção e difusão cultural em nosso País.
Programa:
1 – CAYMMINIANA – Cyro Pereira
Fantasia sinfônica sobre temas de Dorival Caymmi
2 – ESTRIPOLIA ELÉTRICA – Moraes Moreira
Arranjo-Luis Arruda Paes
3 – DITOS ERUDITOS – Moraes Moreira
Arranjo-Cyro Pereira
4 – POMBO-CORREIO – Moraes Moreira
Arranjo-Maurício de Souza
5 – FESTA DO INTERIOR – Moraes Moreira
Arranjo-Maurício de Souza
6 – PRETA PRETINHA – Moraes Moreira
Arranjo-Marcelo Ghelfi
7 – LÁ VEM O BRASIL – Moraes Moreira
Arranjo-Fernando Correa
8 – MENINAS DO BRASIL – Moraes Moreira
Arranjo-Fernando Correa
9 – ACABOU CHORARE – Moraes Moreira
Arranjo-Ruriá Duprat
10 – COISA ACESA – Moraes Moreira
Arranjo-Cíntia Zanco
11 – VASSOURINHAS – Moraes Moreira
Arranjo-Newton Carneiro
12 – BRASIL PANDEIRO – Moraes Moreira
Arranjo-Cíntia Zanco
SERVIÇO:
Jazz + Moraes Moreira
Memorial da América Latina
Data: 2 de outubro de 2008
Horário: 21h
Auditório Simon Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Ingresso: R$ 30,00
Bilheteria – Tel: 3823-4768 – Dia 30 de setembro – das 14h às 19h
Dia 1º de outubro – das 14h às 19h
Dia 2 de outubro – das 14h às 21h
Obs.: EXCEPCIONALMENTE, as vendas para ESTE show não serão feitas pela internet, mas somente no próprio Memorial e em dinheiro (não serão aceitos cartões nem cheque).
Estacionamento pago no local sem manobrista