/governosp
São Paulo, 15 de abril de 2009.
Dois grandes nomes da música brasileira e cubana se apresentam no Projeto Conexão Latina de abril. Pepe Cisneros e Bocato farão um show juntos no dia 24, às 21h, no Auditório Simon Bolívar.
Pepe Cisneros é músico, produtor musical e arranjador. Nasceu na cidade de Guantânamo, Cuba, em 1968. Começou seus estudos musicais aos 11 anos, na Escola Municipal de Música Luis A. Carbo. Em 1987, graduou-se na Escola Vocacional de Arte e posteriormente na Escola Nacional de Artes de Havana. Em 1992, veio ao Brasil para conhecer mais profundamente o universo musical brasileiro e escolheu a cidade de São Paulo para morar.
Em 1997, foi convidado a integrar a Orquestra Heartbreakers, com os quais vem realizando apresentações, turnês, CDs, DVDs. A orquestra HB realiza inúmeros trabalhos nos estilos da salsa, do jazz e da MPB. Com a orquestra recebeu a premiação da crítica do Prêmio Sharp.
Como instrumentista (pianista e percussionista) tocou com Caetano Veloso e Jorge Mautner, participou de turnês com Gabriel O Pensador, Marina Lima, Elza Soares, Toninho Horta, entre outros. Pepe trabalhou em diversos trios, quartetos, quintetos, big bands, participando de festivais de jazz internacionais como “Jazz Plaza” de Havana, “Festival de jazz de Barbados”, e o nacional “Free Jazz”, em São Paulo.
Bocato
Bocato nasceu na região do ABC. Estudou na Fundação das Artes de São Caetano e no Instituto de Música do Planalto. Na Unesp, aprendeu sobre composição e regência. No início da carreira, tocou com Elis Regina, Arrigo Barnabé, Itamar Assunção, Rita Lee, Roberto Carlos, entre outros.
Em 1985, após um período com a Banda Metalurgia, lançou seu primeiro disco solo. Hoje já tem 17 CDs no mercado. Em 1997, gravou o CD “Tributo a Pixinguinha”, em que homenageou o grande mestre da MPB. Com a sua banda, fez uma turnê pela Europa para divulgar esse trabalho.
Bocato e banda realizaram uma nova turnê pela Europa, onde surgiu o convite para fazer o CD “Samba de Zamba”, que foi gravado na Suíça. Em 1998, concorreu ao prêmio Sharp como melhor arranjador no disco em homenagem ao Pixinguinha. No ano de 2004, a banda realizou vários concertos pela Alemanha, Rússia e Holanda, acompanhando João Donato, Emílio Santiago, Leny Andrade e Wanda Sá. Desse encontro saiu o CD “Rio – Havana” com arranjos e participação de Chuchu Valdés.
Em 2006, Bocato comemorou seus 30 anos de carreira. No ano seguinte, gravou o seu novo projeto, o CD “Nubatuquiband” em São Paulo e Los Angeles. O mais recente trabalho de Bocato foi o CD Hidrogênio, lançado em dezembro de 2008. Nesse álbum há uma combinação de música eletrônica, erudita e free-jazz.
Serviço:
Conexão Latina: Pepe Cisneros e Bocato
Dia 24 de abril, às 21h
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. (11) 3823-4600
Ingressos: R$ 15,00 (Bilheteria dia 23, das 14 às 19h, e no dia 24, a partir das 14h)
Livre para todos os públicos
Foto 1: Divulgação
Foto 2: Fábio Pagan