/governosp
Confira a programação completa, incluindo as mesas redondas
São Paulo, 6 de março de 2009.
Os atores Nicette Bruno e Paulo Goulart autografarão o livro “Nicette Bruno & Paulo Goulart – tudo em família”, de Elaine Guerini, lançado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. A sessão de autógrafos se dará logo após o casal apresentar a peça “O homem inesperado”, sábado, no Festival Ibero-Americano de Teatro, a partir das 22h.
“O homem inesperado” é dirigida por Emilio de Mello a partir de texto de Yasmina Reza. Nicette é a dona-de-casa Marta que, em viagem de trem, encontra-se com o escritor de best-sellers Paul Brodsky. O texto é construído por monólogos – os pensamentos de cada um – que analisam de todos os pontos de vistas as implicações de uma possível (e improvável) relação entre eles.
A Imprensa Oficial montou uma estante no foyer do Auditório Simón Bolívar. Lá estão expostos os livros da coleção Aplauso, que enfoca importantes personagens do teatro brasileiro antigo e atual. Lá está à venda biografias de atores como Sérgio Cardoso, Eva Wilma, Maria Della Costa e Jonas Bloch, entre muitos outros.
Mesa sobre o atual panorama do teatro paulista abre ciclo de debates
‘Palhaços Mudos’ abrem o festival e são aplaudidos em cena aberta
Espetáculo homenageia poeta paulista no Dia da Mulher
Bruno Fagundes estréia como repórter no festival
Conheça os curadores do festival
Não perca a oficina de dramaturgia com Chico de Assis
Obs.: Os ingressos podem ser retirados na bilheteria, a partir das 14h, no dia do espetáculo. Serão distribuídos, dois convites por pessoa.
Sinopses dos espetáculos do Festival:
Cordel do Amor Sem Fim (Brasil)
O espetáculo é apresentado em um ônibus urbano que se movimenta pelas ruas da cidade e tem como proposta o teatro sem barreiras. O texto é de Claudia Barral e narra a história de amor e esperança do romance vivido por Teresa e um jovem chamado Antônio. O rapaz está de passagem pela cidade e promete a sua amada voltar. No contexto familiar com suas duas irmãs, Carminha e Madalena, Teresa divide o mesmo lar, na cidade de Carinhanha, interior da Bahia. A moça não se esquece de Antônio, enquanto todo o resto se transforma, enquanto o rio passa lavando as almas e transformando os homens.
Duração: 50 minutos
Indicação: 12 anos
Lotação: 32 passageiro-público
Direção: Anderson Maurício
Elenco: Anderson Mauricio, Evie Milani, Fernando de Marchi, Priscila Reis, Tatiane Lustoza e Vanessa Cabral.
Crudo (Argentina)
Crudo é um espetáculo teatral, porém não é ficção. É a vida real em tempo real de uma pessoa que poderia ser você. Vídeos, canções, coreografias, uma cozinha acesa, chamadas telefônicas, uma conexão a Internet, o corpo, a beleza, a solidão, a família, o trabalho e o amor postos a serviço de um show multimídia.
A peça Crudo é inclassificável.
Venha conferir e nos diga o que é Crudo.
Duração: 60 minutos
Indicação: 12 anos
Direção: Mariela Asensio
Elenco: Soledad Cagnoni / Mariela Asensio / Maria Soledad Tuchi
Histórias de Chocar (Brasil)
A montagem traz a história de amor entre Irene e Júlio: eles se conhecem, casualmente, em um lugar de passagem. A partir daí, vivem as diversas etapas de um romance até o momento que se perdem entre os ideais românticos e a realidade. “Histórias de Chocar” fala de vidas feitas de pequenas situações. Coisas simples que passam despercebidas na rotina e mostram, sobre outro ponto de vista, o escandaloso e o impactante. De como viver um amor (ou escapar dele) pode ser chocante quando a história de um casal se perde entre o sonho e a realidade. Com personagens vivenciando situações cotidianas, a montagem privilegia a atuação e preza por uma linguagem acessível ao espectador não-iniciado nas artes cênicas, considerando sua sensibilidade e percepção.
Duração: 60 minutos
Indicação: 12 anos
Direção: Rita Clemente e Paulo Azevedo
O Homem Inesperado (Brasil)
O Homem Inesperado de Yasmina Reza teelenco, narra o encontro de dois viajantes de um trem que vai de Paris para Frankfurt. Paul Brodsky, um escritor famoso e Marta, uma dona de casa fã incondicional dos seus romances. Eles não se falam. Apenas exteriorizam seus pensamentos.
Duração: 60 minutos
Indicação: 12 anos
Direção: Emílio de Mello
Elenco: Paulo Goulart e Nicette Bruno
M³ (Espanha)
O “Homem Cúbico” recebeu as chaves de seu novo lar, e de malas nas mãos se dispõem a instalar-se nele. Ao abrir a porta se dá conta do lugar onde vai viver a partir de agora: um espaço de pouco mais de um metro cúbico.
Longe de surpreender-se, ao contrário, assume esta circunstância tão comum em nossos dias e se dispõem a fazer sua vida cotidiana. Tão cotidiana quanto qualquer outra, em princípio por que atividades tão simples como instalar um único móvel, fazer uma chamada telefônica, organizar uma pequena festa, ver televisão, fazer limpeza ou simplesmente conseguir dormir durante a noite, não resultam em tarefas tão fáceis para um homem como este em um espaço como aquele.
Menos fácil ainda será enfrentar os imprevistos domésticos, que não passariam de simples anedotas para qualquer um de nós, mas para este homem se tornam verdadeiras situações de dimensões épicas.
Duração: 60 minutos
Indicação: 12 anos
Direção: Jorge Sánchez-Cabezudo e Fernando Sánchez-Cabezudo
Elenco: Fernando Sánchez-Cabezudo
Medea (Cuba)
O diretor cubano Abelardo Estorino adentra a psique e as motivações que inspiraram os atos da heroína clássica, ao mesmo tempo em que imprime uma matiz contemporânea ao relato. A história da feiticeira bárbara que transcendeu como a cruel assassina de seus filhos é retomada, agora não somente pelo filícidio, mas através da complexidade da personagem feminina deslumbrada pelas riquezas do norte, manipulada pelo homem que ama e depreciada por seus iguais.
Duração: 60 minutos
Indicação: 12 anos
Direção: Abelardo Estorino
Elenco: Adria Santana
Mujeres da Lorca (Uruguai)
O espectáculo é inspirado nos poemas e canções de Federico García Lorca, no 70° aniversário de seu assassinato.
É também uma homenagem, uma forma de transmitir ao público um pouco de seu trabalho, que permanecerá no tempo com um exemplo da boa literatura espanhola do século XX.
Imagem e ritmos se entrelaçam em um maravilhoso retrato de uma época, abarca em apenas uma hora uma importante mostra da obra de Lorca com profundidade e proximidade.
Duração: 60 minutos
Indicação: 12 anos
Direção: Gloria Levy.
Elenco: Susana Castro, Raquel Gutiérrez e Marta Vidal.
A Noite dos Palhaços Mudos (Brasil)
Os Palhaços Mudos são seres que habitam a cidade e dedicam-se a praticar palhaçadas. Existe uma seita, no entanto, que os considera uma ameaça alarmante e os persegue, na tentativa de extingui-los. Em 2008, a montagem recebeu quatro indicações em três categorias na 21ª edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo: categorias Música, pela trilha sonora original criada por Marcelo Pellegrini; Direção, pelo trabalho de Álvaro Assad e duas indicações de Melhor Ator, Domingos Montagner e Fernando Sampaio.
Duração: 60 minutos
Indicação: 12 anos
Direção: Álvaro Assad
Elenco: Domingos Montagner, Fábio Espósito e Fernando Sampaio
Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô? (Brasil)
Num encontro inusitado o palhaço Surubim encanta a platéia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça.De maneira bastante irreverente, este personagem convoca o público para uma vivência divertida e “descompromissada”, por meio das rotinas de um show circense, misturando cenas clássicas e criações próprias, equilibrando-se entre o deboche e a elegância. Os recursos utilizados no espetáculo são: o “velho e bom” jogo de Palhaço, aliado a habilidades como Malabarismo, Mágica Cômica e Pirofagia.
O espetáculo coloca o expectador diante de algumas questões essenciais da existência e o palhaço busca soluções absurdas que desencadeiam o riso, com uma provocação bem humorada das relações do homem com o conjunto que o cerca.
Duração: 50 minutos
Indicação: sem restrição
Direção: Lucciano Draetta
Elenco: Lucciano Draetta (Palhaço Surubim) e Gabriel Draetta (músico)
Ptolomeu e a sua viagem de circum-navegação (Portugal)
O espetáculo, construído sobre um texto do poeta, pintor, cantor e autor cabo-verdiano Tchalê Figueira, é a 91ª criação do Teatro Art’ Imagem. A peça conta a história de Ptolomeu Rodrigues, um marinheiro cabo-verdiano que celebra a epopéia secular do seu povo, evadindo-se da sua ilha, ainda muito novo. Navega por todos os mares do mundo e convive com prostitutas, malandros, candongueiros e chulos, marinheiros e outras gentes do mar.
Duração: 60 minutos
Indicação: 12 anos
Direção: José Leitão
Elenco: Flávio Hamilton e Valdemar Santos
Rifar el corazon (Bolívia)
O espetáculo nos faz navegar na vida de três mulheres. Duas irmãs, que se comunicam apenas em torno de uma garrafa de vinho, e da filha de uma delas. A bebida é o elemento encarregado de reproduzir as tênues pinceladas de humor e aliviar a tensão provocada pela presença muda da filha – personagem chave para aprofundar os acontecimentos e feridas do passado.
Duração: 60 minutos
Indicação: 12 anos
Direção: Dino Armas
Elenco: Paola Rios, Mariela Morales, Yovinca
Senhora dos Afogados (Brasil)
O texto de Nelson Rodrigues tem como força motriz da história o amor vital, bruto, de pessoas que amam loucamente e por isso padecem em uma sociedade patriarcal de rígidos valores morais. Conceitos freudianos, incestos completam o roteiro. Senhora dos Afogados trata do mito grego de Electra, agora mesclado a outros valores. Além de uma releitura da tragédia grega de Ésquilo, o texto é também paráfrase da obra Electra Enlutada, do dramaturgo norte-americano Eugene O’Neill.
Duração: 110 minutos
Indicação: 12 anos
Direção: Zé Henrique de Paula
Elenco: João Bourbonnais, Einat Falbel, Marcella Piccin, Thiago Carreira, Marcelo Góes, Lourdes Gigliotti, Alexandre Meirelles e Elber Marques
Úrsula Iguaran (México)
Do universo mágico de “Cem anos de Solidão”, romance de Gabriel García Márquez, surge a personagem Ùrsula Iguaran, mulher de espírito incansável que assegurou a sobrevivência de sua estirpe, apesar das fantasias de seu marido e filhos. No espetáculo, vemos a mulher passar por várias etapas da vida, desde a fundação do mítico Macondo, até seus decrépitos últimos anos.
Duração: 60 minutos
Indicação: 12 anos
Direção: Hugo Aristimuño
Elenco: Mayra Hebé Amezcua Pina e Alejandro López Gutiérrez
Viúva, Porém Honesta (Brasil)
Sob a direção de Eloísa Vitz, a peça de Nelson Rodrigues tem a trama focada em um inescrupuloso dono de jornal – o Dr. JB de Albuquerque Guimarães – cuja filha, Ivonete, recusa-se a sentar desde a morte do seu marido, o crítico teatral e ex-detento da FEBEM, Dorothy Dalton. Para resolver o problema, o Dr. JB invoca a ajuda de uma inusitada equipe, composta por um otorrino, um psicanalista, uma ex-cocote e até mesmo o diabo. A estória é entremeada pela presença de duas tias solteironas embebidas de um falso e sarcástico moralismo.
Duração: 60 minutos
Indicação: 14 anos
Direção: Eloisa Vitz
Elenco: Carlos Gimenez, Daniela Rocha Rosa, Diogo Pasquim, Edson Alves, Elam Lima, Eloísa Vitz, Gabriel Ferry, Laura Vidotto, Miriam Jardim, Marco Barreto, Marcos Batista e Marcos Machado.