/governosp
Dominguinhos e Raíces de América inauguraram a nova série do Memorial Conexão Latina. O inusitado encontro de artistas de tradições tão diferentes da música latino-americana aconteceu no dia 27 de abril, às 21h, com preços promocionais. Conexão Latina visa cultivar o elo musical entre a música brasileira e a do restante do continente latino-americano. Atílio Stampone & Ulisses Rocha se apresentarão em 25 de maio e Fernando Ferrer (Cuba) e Farufyno (Brasil) em 29 de junho. Os shows acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês.
Sempre dois grandes representantes da cultura latino-americana. O pernambucano Dominguinhos, um dos mais importantes sanfoneiros brasileiros vivos, grande representante da cultura regional nordestina, ao lado de um dos grupos musicais mais expressivos da América do Sul, o Raíces de América. Dois grandes nomes num mesmo palco, duas estrelas na mesma noite, duas expressões culturais dialogando musicalmente no Conexão Latina.
Raíces de América é o principal grupo ibero-americano no Brasil. Desde os anos 80 constrói um repertório de clássicos latino-americano e de belas músicas de protesto. Neste show, o Raíces de América traz canções de protesto social e ambiental, como “Amazônia”, de Carlos Ryan, e “Planeta Água”, de Guilherme Arantes. O grupo também vai apresentar clássicos latino-americanos como “Canción com todos los Pueblos Americanos”, e homenagear Che Guevara com “Al Otro lado Del Rio”, de Jorge Drexler.
Já o cantor e compositor pernambucano Dominguinhos é o maior representante vivo da cultura regional nordestina. Começou como discípulo e herdeiro de Luiz Gonzaga mas, segundo o próprio “rei do baião”, “urbanizou o forró” para um público sofisticado de classe média. Tornou-se companheiro de viagem da melhor MPB. É autor de sucessos como “Eu só quero um xodó” (com Anastácia), “Lamento Sertanejo” (com Gilberto Gil) e “De volta para o aconchego” (com Nando Cordel), entre outros.
Conexão Latina: Dominguinhos & Raíces de América
27 de abril, última sexta-feira do mês, às 21h
Fundação Memorial da América Latina
Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Barra Funda, ao lado do metro.
Ingressos: R$ 10,00 e 5,00
Bilheteria do Memorial: a partir das 14h dos dias 26 e 27