/governosp
ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA
SÉRIE +
JOHN PIZZARELLI
Encerrando a série Jazz+ de 2006, a Jazz Sinfônica trouxe o guitarrista e cantor americano John Pizzarelli. Artista, cujo trio foi comparado pela crítica especializada ao do legendário Nat King Cole, apresentou-se com a Jazz Sinfônica intrepretando músicas consagradas dos Beatles, sucessos de Frank Sinatra e de Tom Jobim, entre outros. Carismático, alegre sem deixar de ser suave e preciso, nesta noite brasileira Pizzarelli lembrou João Gilberto, jovem e de bem com a vida. Um dos pontos altos do show foi quando ele fez o público acompanhá-lo em "Garota de Ipanema" para aí iniciar uma improvisação contagiante.
John Pizzarelli nasceu em 06 de abril de 1960, na cidade de Paterson, NJ, EUA. Guitarrista de jazz e cantor, Pizzarelli tem tocado desde os 6 anos de idade, seguindo a tradição de seu pai, o lendário Bucky Pizzarelli. Por causa da influência do pai, John teve a oportunidade de conhecer o jazz da era de Erroll Garner, Les Paul e Django Reinhardt.
Apresenta-se normalmente em trios, sem baterista, interpretando standards do jazz e do cancioneiro pop americano, no seu estilo "crooner". Suas grandes influências foram Nat King Cole e seu pai Bucky, um excelente violonista, além de dois gênios da guitarra, Les Paul e Django Reinhardt. Pizzarelli combina sua guitarra tipicamente jazzística com um repertório recheado de pérolas de gigantes da canção norte-americana, como George Gershwin, Johnny Mercer e Sammy Cahn, além de sucessos Beatles.
John Pizzarelli tocou como bandleader para a RCA, Chesky, Stash, Telarc e Novus. Desde o início de sua carreira gravou mais de 20 CDs e em 1997 participou de um musical da Broadway, revisitando as canções de Johnny Mercer. Além de ser um bandleader, uma personalidade de rádio e um solista, Pizzarelli teve participações especiais em gravações de artistas como: Natalie Cole, Lee Jones, Dave Von Ronk, Rosemary Clooney, Braff Ruby, Johnny Frigo, Buddy De Franco, Harry Allen e Bucky Pizzarelli.
Pizzarelli já toca há mais de 10 anos com seu trio, lançando em 2003 o álbum comemorativo Live at Birdland. Dando uma pausa no swing, lançou em 2004 um álbum de bossa-nova, com foco nas composições de Antônio Carlos Jobim (1927-94), em que o trio toca clássicos como "Garota de Ipanema" e "Águas de Março". Seu último lançamento é o CD “Dear Mr. Sinatra” (Telarc 2006).
Depois do Brasil, Pizzarelli continua a excursionar pelos Estados Unidos, Europa e Japão. Quanto à Orquestra Jazz Sinfônica, retorna em meados de março de 2007. Segundo o maestro Galindo, a venda de assinaturas começa em 1º de fevereiro do ano que vem.