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30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Programação Memorial da América Latina
20.10 – sexta-feira
s.79 19:00 Os Estados Unidos Contra John Lennon (The U.S. vs. John Lennon), de David Leaf, John Scheinfeld (99′). Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.
"De todos os documentários já feitos sobre John Lennon, este é o que ele amaria", disse Yoko Ono, a viúva de Lennon. Antes do Iraque, da administração George Bush, antes de Bruce Springsteen e Pearl Jam, houve John Lennon. O celebrado astro da música que usou sua fortuna e sua fama para protestar contra a Guerra do Vietnã e lutar pela paz mundial. O documentário mostra a transformação do Lennon artista no ativista social e como o governo norte-americano tentou silenciá-lo e expulsá-lo do país. Não é apenas um episódio isolado da história americana, mas sim um fato relevante na atualidade. Focando-se no período 1966/1976, o documentário aborda ainda a luta pelos direitos civis, a nova esquerda e os movimentos políticos, a decepção com o governo Nixon, o caso Watergate. Também são mostrados o ativismo político dos afro-americanos Angela Davis e Bobby Seale, os jornalistas Carl Bernstein e Walter Cronkite, o veterano do Vietnã e ativista Ron Kovic, o historiador e novelista Gore Vidal, entre outros. Mas Lennon é a voz e a presença central do documentário. Ele surge como jamais havia sido visto: uma pessoa de princípios, engraçado, um jovem homem extraordinariamente carismático, que se recusa a ficar calado frente às injustiças. Yoko Ono, ao contrário da imagem feita pela imprensa e pelos fãs, surge como fator agregador e importante nas decisões políticas do músico.
s.80 21:00 C.R.A.Z.Y. (C.R.A.Z.Y.), de Jean-Marc Vallée (127′). Falado em francês. Legendas em português. Indicado para: 16 anos.
Zachary Beaulieu nasceu no dia de Natal de 1960, quarto filho de uma tradicional família de cinco irmãos. Gay, ele cresce negando sua homossexualidade para agradar ao pai e tenta, a todo custo, se adequar ao papel de filho normal. Zac narra sua história entre os irmãos, o pai e a doce figura da mãe, passando pelos anos rebeldes – embalados pelo som de Pink Floyd e Rolling Stones – até viver uma mística aventura em Jerusalém, durante a qual descobre seu verdadeiro interior. Mas então chega o momento mais difícil de sua vida: como encarar o pai e assumir sua condição? Esta é uma fábula mística sobre uma espécie de Cristo moderno, que explora a beleza, poesia e loucura do espírito humano em todas suas contradições. A clássica canção "Space Oddity", de David Bowie, pontua a trama e é cantada no filme também pelo ator Marc-André Grondin.
22.10 – domingo
s.230 16:00 A Vida Secreta das Palavras (La Vida Secreta de las Palabras), de Isabel Coixet (115′). Falado em inglês. Legendas em português. Indicado para: 12 anos.
Um lugar isolado no meio do mar: numa plataforma petrolífera, na qual só trabalham homens, ocorre um acidente. Hanna, uma mulher solitária e misteriosa, que tenta esquecer seu passado, é levada ao local para cuidar de Josef, o homem que se acidentou e ficou temporariamente cego. Entre os dois cresce uma estranha intimidade, um vínculo repleto de segredos, humor e dor, que mudará suas vidas para sempre. É uma história sobre o peso do passado, sobre o silêncio repentino que se faz antes das tormentas, sobre o poder do amor e suas mais terríveis circunstâncias. Isabel Coixet dedica o filme a Inge Genefke (interpretada aqui por Julie Christie), fundadora da IRCT, organização que promove e sustenta a reabilitação de vítimas de tortura e que previne a tortura no mundo todo. Os irmãos Agustín e Pedro Almodóvar são co-produtores do filme.
s.231 18:00 Cuba-Libre (Cuba-Libre), de Raimundo García (85′). Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 anos.
Um grupo de jovens, liderado por Chuso, comemora o aniversário de 90 anos do avô que com eles vive. Fugindo da polícia, que os desalojou de um centro cultural que haviam invadido, eles entram na embaixada de Cuba, em Madri. Nesse momento, Fidel Castro anuncia na TV as primeiras eleições democráticas em seu país.O fato provoca verdadeiro assédio à embaixada cubana por parte da mídia, e a polícia tenta retirar os invasores. Uma equipe de TV, escalada para cobrir a desocupação e também noticiar as eleições, envolve-se na trama.
26.10 – quinta-feira
s.516 19:00 Mezcal (Mezcal), de Ignácio Ortiz (90′). Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.
Personagens diferentes unidos pelo desamor, a dor e o sofrimento se encontram pelo denominador comum que os une, simbolizado pelo mezcal, um destilado popular tipicamente mexicano como a tequila. O mezcal é bebido para aliviar a dor da alma e está sempre presente nas histórias que se cruzam: na mãe que vela a morte de seu filho, na senhora que deseja encontrar a morte e aliviar sua velhice e solidão, no bêbado de casamento fracassado, na sua ex-esposa que rememora a infância e a saudade do pai, no homem que teve de matar o primo na juventude e é atormentado pela culpa, no homem que tem de cavar o túmulo de outros homens e defende a idéia de que os urubus e não os vermes deveriam decompor os mortos, e nos foliões que brindam a mesmice e o tédio de suas vidas com risadas entorpecidas.
s.517 21:00 As Leis de Família (Derecho de Família), de Daniel Burman (102′). Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.
Ariel Perelman é um advogado como seu pai. Mas enquanto este representa pequenos criminosos e é uma pessoa alegre e divertida, Ariel lida, literalmente, com fantasmas. Ele trabalha no departamento de justiça de uma empresa que representa clientes ausentes (à revelia). Mas sua organizada vida é cinzenta. Até que as coisas mudam para melhor. Ariel casa-se com uma bela mulher e tem um filho. Sua autoconfiança aumenta. Em meio a essas mudanças, seu pai passa a procurá-lo. Quando este morre repentinamente, Ariel percebe que precisa tomar importantes decisões de vida. Até que ponto ele pode se transformar num homem seguro ou ficará ele sempre à sombra do pai? O filme marca a quarta colaboração entre Daniel Burman e o ator Daniel Hendler.
28.10 – sábado
s.441 13:00 O Guardião (El Custodio), de Rodrigo Moreno (93′). Falado em espanhol. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.
A obrigação de Rubén, o guarda-costas responsável pela proteção de um ministro de Estado, é funcionar como sombra do político. Sempre presente, mas de forma imperceptível. Enquanto cuida de sua segurança e por isto freqüenta a alta roda da sociedade, sua vida particular parece estar estanque. Sua vida familiar é medíocre, ele não tem amigos e sequer tem uma identidade própria. Seu silêncio e sua tolerância, no entanto, estão prestes a acabar.
s.442 15:00 Sonhos de Peixe (Sonhos de Peixe), de Kirill Mikhanovsky (115′). Falado em português. Legendas em inglês. Indicado para: Livre.
Jusce, um pescador de lagostas de um vilarejo nordestino, é apaixonado por Ana, que só se interessa por uma vida sonhada por meio das imagens que vê em novelas da TV. Quando o velho amigo de Jusce, Rogério, retorna à cidade como bugueiro, a atenção da jovem fica dividida. Jusce conta com a ajuda se seus amigos pescadores para tentar, pela última vez, conquistar o coração de Ana. Locações em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte.
29.10 – domingo
s.745 16:00 Flandres (Flandres), de Bruno Dumont (91′). Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.
Em Flandres, Demester divide o tempo entre sua fazenda e longas caminhadas com Barbe, sua amiga de infância. Ele a ama, secreta e dolorosamente, mas aceita dela o pouco que ela pode lhe dar. Junto a outros jovens de sua idade, Demester parte para lutar numa guerra em um país distante. Barbaridades, medo e camaradagem transformam Demester num guerreiro. O tempo passa, e Barbe, solitária e abandonada, espera pelo retorno dos soldados. Será que o intenso amor de Demester por Barbe o salvará?
s.746 18:00 O Último Bandoneón (El Ultimo Bandoneón), de Alejandro Saderman ( 83′). Falado em espanhol. Legendas em português. Indicado para: Livre.
Marina Gayoto é uma jovem tocadora de bandoneón, que ganha a vida se apresentando em bares e nos subterrâneos do metrô. A grande oportunidade de sua vida surge quando se inscreve numa audição convocada pelo maestro Rodolfo Mederos para formar sua nova orquestra. Mas o instrumento está bastante deteriorado, e o próprio Mederos sugere a necessidade de ela conseguir um novo bandoneón à altura do compromisso. Marina, então, empreende uma impetuosa busca ao mítico Doble A, o Stradivarius dos bandoneóns. Sua caçada converte-se numa travessia pelos tradicionais bailes da cidade, onde encontra veteranos maestros de tango e descobre as velhas glórias do histórico instrumento.
30.10 – segunda-feira
s.807 19:00 Infância Roubada (Tsotsi), de Gavin Hood (94′). Falado em zulu. Legendas em português. Indicado para: 18 anos.
Tsotsi, jovem líder de uma gangue de Johannesburgo, vive uma rotina marcada pela delinqüência até o dia em que, após um assalto, vê-se obrigado a fazer escolhas que mudarão o rumo de sua vida. Ao roubar um carro, disparando à queima-roupa contra uma mulher, Tsotsi percebe que raptou inadvertidamente o filho de sua vítima, um bebê cuja inocência e vulnerabilidade lhe resgatam memórias quase esquecidas e o obrigam a refletir sobre sua conduta. Adaptação de romance escrito por Athol Fugard. Na trilha sonora, há várias canções interpretadas pela também atriz Zola. Tsotsi conquistou o Oscar 2006 de filme estrangeiro e ganhou o prêmio de público nos festivais de Denver, Edinburgo, St. Louis e Toronto, além do grande prêmio do júri e prêmio de público (empatado com C.R.A.Z.Y., também selecionado para a 30ª Mostra) no American Film Institute Festival, todos em 2005.
s.808 21:00 O Tigre e a Neve (La Tigre e la Neve), de Roberto Benigni (121′). Falado em italiano, árabe. Legendas em português. Indicado para: 10 anos.
Roma, 2003, pouco antes de as tropas norte-americanas invadirem o Iraque. O poeta e professor universitário Attilo de Giovanni vive numa “torre de marfim”, isolado da realidade. Sua nova antologia de poemas The Tiger and the Snow foi bem recebida pela crítica e pelos leitores. O sensível poeta passa dias e noites sonhando com Vittoria, que, na vida real, não está interessada nele. Quanto mais ele tenta ganhar seu coração, mais ela o rejeita. Vittoria também é escritora. Ela trabalha na biografia do famoso poeta iraquiano Fuad, que mora em Paris há muitos anos, mas planeja voltar para Bagdá quando a guerra acabar. Attilo o vê com Vittoria, durante uma visita do poeta a Roma. Dias mais tarde, Attilo recebe um telefonema de Bagdá. É Fuad, informando-o que Vittoria foi ferida no primeiro bombardeio de norte-americanos e ingleses sobre Bagdá e está morrendo. Attilo move céus e terra para conseguir um emprego na Cruz Vermelha e acompanhar a delegação para o Iraque. Ele encontra Vittoria sozinha num hospital, que não possui equipamentos adequados para tratá-la. Recusando-se a perder as esperanças, e sem encontrar uma farmácia intacta pelas ruínas da cidade, Attilo procura um químico que possa preparar os remédios. Mas ele é pego pelos soldados norte-americanos. O ator e cantor Tom Waits colabora na trilha sonora com a canção “You Can Never Hold Back Spring”, composto com sua habitual parceira Kathleen Brennan e indicado ao David di Donatello 2006 (o Oscar italiano) de melhor canção.
31.10 – terça-feira
s.877 19:00 Princesas (Princesas), de Fernando León de Aranoa (113′). Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.
A história de duas mulheres, de duas prostitutas, de duas princesas. Uma delas se chama Caye, tem quase 30 anos, trabalha num salão de cabeleireiro e é o encanto do bairro madrilenho. Já Zulema é uma doce e confusa exilada, que vive em desespero. Quando elas se conhecem, são quase rivais, pois são muitas as novas imigrantes que chegam no pedaço para se prostituir. Caye e Zulema não tardam a entender, porém, que, apesar de qualquer diferença, ambas caminham pela mesma corda bamba. Da cumplicidade das duas nascerá essa história. Na trilha sonora, espaço para a canção ”Me Llaman Calle”, do conterrâneo Manu Chao.
s.878 21:00 O Violino (El Violin), de Francisco Vargas (98′). Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Don Plutarco, seu filho Genaro e seu neto Lucio têm uma vida dupla: eles são músicos e humildes fazendeiros, que participam da guerrilha campesina contra o governo militar repressor. Quando os militares invadem o vilarejo, os rebeldes fogem para as colinas, deixando para trás todas as armas. Enquanto os guerrilheiros preparam um contra-ataque, Plutarco tem seu próprio plano. Ele se disfarça de inocente violinista e volta ao vilarejo para recuperar o armamento dos rebeldes. Com sua música, ele vai envolver os militares.
01.11 – quarta-feira
s.958 19:00 Bye Bye Berlusconi! (Bye Bye Berlusconi!), de Jan Henrik Stahlberg (90′). Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 anos.
Esta comédia anárquica parodia a figura de Silvio Berlusconi. Um jovem de Gênova e um grupo de atores decidem fazer um filme sobre o hipotético rapto de Berlusconi por terroristas. Mesmo em tom de humor, o roteiro promove o julgamento de seu personagem com acusações reais de corrupção, conivência com a máfia, evasão de divisas e fraudes fiscais. A figura central, Micky Laus (interpretado por Maurizio Antonini, sósia de Berlusconi), é um vendedor de melancias e dono do império de comunicação batizado de Melancia TV. É também presidente de um importante time de futebol.
s.959 21:00 Cartas do Saara (Lettere dal Sahara), de Vittorio De Seta (132′). Falado em italiano, wolof, francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.
Depois da morte do pai, Assane, um jovem senegalês muçulmano, interrompe seus estudos para emigrar para a Itália. Náufrago em Lampeduza, ele começa uma viagem na qual atravessa a Itália, de sul ao norte, com muita dificuldade. Ele quer chegar a Villa Literno, perto de Nápoles, onde seu primo Makhtar garante que há emprego para ele. Mas o trabalho é instável e cheio de perigos. Ele vai a Florença para ver Salimata, sua prima, cuja mãe francesa é modelo. Ela quer ajudá-lo a arrumar um emprego e regularizar sua situação no país. Mas ele não pode aceitar, porque o homem com quem ela vive é contra seus princípios religiosos. Em Turim, onde não conhece ninguém, Assane vive na clandestinidade e encoraja-se por meio de sua fé e escrevendo cartas para um antigo professor. O mestre italiano Vittorio De Seta – um dos entrevistados-homenageados no livro Cinema Político Italiano – Anos 60 e 70, editado pela Mostra em parceria com a Cosac & Naify –, realizou um docudrama com temática rara no cinema de seu país. Atento à nova realidade da Itália, que, a cada dia, acolhe mais imigrantes de países miseráveis ou em guerra, ele mostra a rota dos clandestinos senegaleses. O filme registra os diversos sentimentos que esses imigrantes provocam: solidariedade, repulsa e violência.
02.11 – quinta-feira
s.1032 16:00 Half Moon (Niwemang), de Bahman Ghobadi (107′). Falado em curdo, farsi. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.
Após a queda de Saddam Hussein, Mamo, um renomado músico curdo, recebe autorização para empreender uma jornada pelo Iraque e realizar um concerto. Seu fiel amigo Kako é quem conduz o ônibus escolar que vai recolhendo os dez filhos do músico espalhados pelo Curdistão. Um de seus filhos avisa que o ancião de sua aldeia previu que algo terrível aconteceria a ele antes da próxima lua cheia caso continuasse a viagem. Mesmo avisado, Mamo persiste na jornada, já que foi impedido de tocar durante os últimos 35 anos. Ao mesmo tempo, ele quer convencer Hesho, uma mulher solteira que vive com outras centenas de refugiadas nas montanhas, a entrar para o grupo. Mas Hesho perdeu a força de sua voz, assim como a autoconfiança. Durante este road-movie repleto de aventuras, o grupo enfrentará inúmeras dificuldades.
s.1033 18:00 Belle toujours – Sempre Bela (Belle Toujours), de Manoel de Oliveira (70′). Falado em francês. Legendas em português. Indicado para: 12 anos.
Manoel de Oliveira faz um tributo a Luís Buñuel, diretor e roteirista, e a Jean-Claude Carrière, roteirista, do filme A Bela da Tarde (Belle de Jour), de 1967. Ele destaca duas das mais estranhas personagens do filme original e as revive, 38 anos depois. O personagem masculino detém um segredo de crucial importância para o estado de espírito da personagem feminina. Eles se reencontram. Ela tenta evitá-lo. Ele a segue e atrai sua atenção para revelar o tal segredo. Ela quer saber o que ele havia contado para o seu marido, quando este estava mudo e paralítico. É uma situação tensa. Ele satisfaz seu sadismo nessa vingança particular contra a mulher. Inspirado em livro de Joseph Kessel.
Serviço
30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Sessões no Memorial da América Latina
Auditório Simón Bolívar – portões 12 a 16
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Entrada Franca, retirada de senhas a partir de 1 hora antes de cada sessão
mais informações: