/governosp
Amigo de Fidel, Suárez Salazar analisa intervenções dos EUA na América Latina; escritor já esteve no Memorial acompanhando visita do comandante nos anos 90
O escritor cubano Luís Suárez Salazar faz palestra sobre o livro “Madre América: Um Siglo de Violencia y Dolor (1898-1998)” no Memorial da América Latina no dia 17, às 19h30. O livro recebeu o Prêmio da Crítica Técnico-Científica da Academia de Ciências de Cuba e menção honrosa na primeira edição do Prêmio Libertador al Pensamiento Crítico, na Venezuela.
Publicado em 2003, o livro “Madre América” já se converteu em um clássico da história das intervenções dos Estados Unidos no hemisfério ocidental. O título abarca os principais acontecimentos das relações interamericanas, assim como entre os países deste continente até meados de 2002.
“Os acontecimentos posteriores reiteram a cumplicidades dos círculos oficiais dos Estados Unidos com os crimes de guerra e de lesa humanidade que se perpetraram na América Latina e no Caribe, pelo menos do final do século XIX até o início do terceiro milênio”, afirmou o autor. Suárez Salazar refere-se desde as matanças no Afeganistão às agressões contra o povo cubano ou mesmo as tentativas de golpe contra o presidente venezuelano Hugo Chávez.
Formado em Ciências Políticas pela Universidade de Havana, pós-graduado em Filosofia e doutor em Ciências Sociais, Suárez Salazar é professor titular da Faculdade de Filosofia e História da mesma universidade e do Instituto Superior de Relações Internacionais do Ministério de Relações Exteriores de Cuba. Tem uma vasta produção literária, sendo autor, editor e co-autor de cerca de 25 livros. O escritor é também professor da Cátedra Ernesto Che Guevara, da FLACSO.
Serviço
Palestra com o escritor cubano Luís Suárez Salazar
Quinta-feira, 17 de agosto
Horário: 19h30
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Memorial da América Latina – Portões 4 e 5
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Telefone para informações: (11) 3823-4600
Entrada franca.