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Com o patrocínio da Petrobrás, durante uma semana – de 9 a 14 de maio – a cidade de São Paulo será palco da Mostra Latino-americana de Teatro de Grupo, uma realização da Cooperativa Paulista de Teatro, ao lado dos co-realizadores Memorial da América Latina e Centro Cultural São Paulo, locais onde se darão as apresentações, assim como no Teatro Sérgio Cardoso. A mostra reunirá dez grupos (seis brasileiros e quatro internacionais) com o objetivo de desenhar um panorama do que é o Teatro Latino Americano nas suas diferentes formas de expressão. Espetáculos de rua, em palco italiano e espaços alternativos serão apresentados.
Ampliação das duas edições da Mostra Brasileira de Teatro de Grupos, realizadas em 1997 e 1999, é propósito desta Mostra a troca de experiências entre as companhias participantes por meio de um processo cooperativo, com demonstrações de trabalho sobre os procedimentos teóricos e práticos dos grupos, possibilitando ao público interessado o conhecimento dos processos de criação dos convidados. E, deste modo, fazer com que significativos representantes do teatro nacional e latino-americano ocupem os teatros e ruas da cidade e ainda proporcionar à população o acesso a um bem cultural de qualidade. Também farão parte da programação um espaço de debate sobre o papel do teatro hoje no continente, a discussão da história do teatro latino americano, o estágio atual da produção teatral e as relações do teatro com a realidade social do continente.
As peças apresentadas no Memorial da América Latina ocorrem nos dias 11, 12 e 13. O espetáculo argentino “Nuestro Pacto” (foto acima), do grupo Metástasis, abre a programação no Auditório Simón Bolívar no dia 11, às 21h.
No dia seguinte, é a vez do chileno “Karrocerias de la Alegria”, do La Patogallina, que chega com a promessa de fazer uma algazarra, com apresentações ao ar livre nas Praça Cívia, também às 21h (foto abaixo).
A última peça a ser encenada no Memorial é a colombiana “Crônica”, do Teatro Experimental de Cali, marcada para o dia 13, às 18h, no Auditório. Todas as peças tem entrada franca.
A seguir, confira a programção completa e conheça um pouco sobre os grupos que participam da mostra:
Programação:
Terça-feira – dia 09/05
• 15h – Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa – Debate
• 21h – Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho – Cabaré da Raça (Bando de Teatro Olodum)
Quarta-feira – dia 10/05
• 10h – Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa – Demonstração de trabalho – Bando de Teatro Olodum
• 17h – Passarela do Metrô Vergueiro para o CCSP – Teatro chamado Cordel (grupo Imbuaça)
• 21h – Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho – Adubo ou a Sutil arte de escoar pelo ralo (Grupo Tucan)
Quinta-feira – dia 11/05
• 10h – Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa – Demonstração de trabalho – Grupo Imbuaça e Grupo Tucan
• 15h – Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa – Debate
• 18h – Teatro Sérgio Cardoso – Del destierro, al encuentro com el alma, el peregrinaje por la tierra, y… (Teatro Altosf)
• 21h – Memorial da América Latina – Nuestro Pacto (Metastasis)
Sexta-feira – dia 12/05
• 10h – Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa – Demonstração de trabalho – Teatrp Altosf e Metastasis
• 13h – Passarela do Metrô Vergueiro para o CCSP – Êh boi! (Kabana)
• 18h – Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho – Roda Chico (Clowns de Shakespeare)
• 21h – Memorial da América Latina – Karrocerias de la Alegria (Colecivo La Patogallina)
Sábado – dia 13/05
• 10h – Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa – demonstração de trabalho – Clowns de Shakespeare e Kabana
• 14h – Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa – demonstração de trabalho – Colectivo La Patogallina.
• 18h – Memorial da América Latina – Espetáculo Crónica (Teatro Experimental de Cali)
• 21h – Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho – Espetáculo O Urso (Grupo dos Cinco)
Domingo – dia 14/05
• 10h – Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa – Demonstração de Trabalho – Teatro Experimental de Cali e Grupo dos Cinco
• 16h – Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa – Debate
Bando de Teatro Olodum (BA – Brasil) – espetáculo – Cabaré da Raça
A Bahia será representada pelo Bando de Teatro Olodum com o espetáculo Cabaré da Raça que fala da presença do negro na sociedade brasileira por meio da música, dança e muito humor. Temas como a estética afro-pop, raízes culturais, preconceito e discriminação são foco do espetáculo que pode ser considerado um misto de teatro de variedades, programa de auditório e desfile de moda. O Bando de Teatro Olodum criado em 1990 tem como critério de seleção dos atores o envolvimento com a cultura e as questões da comunidade negra. Assim, há mais dez anos, o Bando, dirigido por Marcio Meirelles e Chica Carelli, vem desenvolvendo uma linguagem muito própria, transpondo cenicamente sua cultura e realidade sócio-econômica sempre de modo contemporâneo. Nesses 15 anos, o Bando fez cerca de 23 espetáculos, além de cinema e TV.
Grupo TUCAN (DF – Brasil) – espetáculo – ADUBO ou A Sutil Arte de Escoar Pelo Ralo
O grupo de Teatro Universitário Candango – TUCAN – formado por atores do curso de artes cênicas da universidade de Brasília apresentará o espetáculo: ADUBO ou a sutil arte de escoar pelo ralo que surgiu como resultado de oito meses de pesquisa de várias equipes de alunos e profissionais da Universidade. O espetáculo, que tem como temática a morte, é um trabalho que investiga poeticamente este misterioso momento com o qual todos os seres vivos, cedo ou tarde, se encontrarão. Por meio de vários personagens, ora grotescos, ora cômicos, ADUBO fala da morte com serenidade, mostrando que ela é apenas parte de um ciclo natural. Ágil em seu ritmo e profundo em seu conteúdo, o espetáculo enaltece o valor da vida, já que a morte é a única certeza: – goza a vida enquanto a tens! O elenco é formado pelos atores André Araújo, Juliano Cazarré, Pedro Martins e Rosanna Viegas que foram dirigidos pelo experiente diretor uruguaio Hugo Rodas e pela coreógrafa e diretora Márcia Duarte.
Grupo dos Cinco (RS – Brasil) – espetáculo – O Urso
O Grupo dos Cinco, de Porto Alegre, com direção de Deborah Finochiaro, apresentará a comédia de costumes de Anton Tchekhov – O Urso – uma história de amor que brinca com a Guerra dos Sexos. Desde a estréia no Teatro de Arena, o espetáculo realizou nove temporadas em teatros de Porto Alegre, além de participar de festivais e realizar apresentações no interior do Rio Grande do Sul. Desde seu início em 2003, a proposta do grupo pautou-se por um interesse na investigação das possibilidades de atuação a partir do trabalho físico do ator, da sonoridade da palavra e da utilização de diferentes linguagens.
Grupo Imbuaça (SE – Brasil) – espetáculo – Teatro Chamado Cordel
Teatro Chamado Cordel é o espetáculo de teatro de rua do Grupo Imbuaça que começa com um cortejo seguido de danças dramáticas. Baseado na literatura de cordel, os textos O matuto com o balaio de maxixi de José Pacheco e Os enganos do amor e a moça que bateu na mãe e virou cachorra de Rodolfo Cavalcante, adaptados respectivamente por Antonio Amaral e Bemvindo Siqueira, foram a base para a montagem da peça. O grupo originário de Sergipe tem em seu repertório mais dois espetáculos: Desvalidos e Antonio meu Santo.
Grupo Teatto Kabana (MG – Brasil) – espetáculo – Êh Boi
O grupo Teatro Kabana vem de Belo Horizonte com o espetáculo – Êh Boi – uma peça de teatro de rua inspirada em folguedos populares brasileiros em que o boi é cultuado e reverenciado. Já é característica do grupo o trabalho com diversas linguagens e tendências, mesclando teatro, circo, títeres, música e folguedos populares brasileiros. Desde 1980 o grupo se ocupa da pesquisa das tradições populares e já participou de inúmeros festivais e mostras pelo Brasil, inclusive de bonecos e teatro de rua.
Clowns de Shakespeare (RN – Brasil) – espetáculo – Roda Chico
Em Roda Chico, espetáculo do grupo Clowns de Shakespeare inspirado no universo de Chico Buarque de Hollanda, o palco é transformado num bar. O público é convidado a sentar nas mesas deste bar ao lado dos seus fregueses habituais: prostitutas, malandros, excluídos que embalados pelas músicas do compositor apresentam suas histórias de amor, traição, ciúme, paixão e luxúria. Os Clowns de Shakespeare são um grupo de pesquisa teatral da cidade de Natal, Rio Grande do Norte que vem investigando, desde 1993, como linha principal do seu trabalho, a comicidade na obra do dramaturgo William Shakespeare. O grupo utiliza a linguagem clownesca introduzida por Adelvane Néia para subverter a lógica do senso comum. Sob a visão do clown que transforma o problema em presente, que vê o mundo de uma maneira inocente e lírica, encantando e fazendo rir, e por essa via destilando toda a sua acidez crítica, o grupo trabalha com a obra do dramaturgo inglês, William Shakespeare.
Colectivo La Patogallina (Chile) – espetáculo – Karrocerias de la Alegria
La Patogallina nasceu em 1996 com o espetáculo A Sangre é Pato, uma obra ‘em queda livre’, com sucesso em seu próprio país, além de ter viajado pela Argentina, Colômbia e República Dominicana. Em 2000 estrearam seu segundo espetáculo, El Húsar de La Muerte, com êxito em vários países, inclusive com passagem por terras brasileiras. Karrocerias de la Alegria é o espetáculo chileno escolhido para participar da Mostra, trazendo para a cidade de São Paulo um contundente espetáculo de rua: jornalistas inescrupulosos, médicos charlatões e uma ambulância transportando uma banda de rock. Esse é o início do que eles prometem ser “uma ácida crítica, feita de cimento e sangue”.
Teatro Experimental de Cali (Colômbia) – espetáculo – Crónica
Crónica é uma obra de criação coletiva. Esta obra foi considerada por muitos como representativa de um teatro “clássico latino-americano”. Enrique Buenaventura e o Teatro Experimental de Cali dão neste espetáculo o testemunho de uma profunda reflexão e um estilo depurado para expressar sua visão da história e da identidade do homem latino-americano contemporâneo. Se Crónica faz parte do repertório do TEC, é pela acolhida que teve não só na Colômbia, mas também em muitos países do continente.
É a obra mais antiga do repertório atual do TEC e foi ganhadora do prêmio de criação concedido pelo Festival Chicano de San Antonio (Texas 1992) sobre o tema dos 500 anos do “descobrimento da América”. Inspirado em uma crônica de Bernal Díaz del Castillo, o gesto de resistência que opõem os Maias à invasão dos conquistadores, encontra sua ficção épica tanto na expressão plástica, como na sonora e poética.
Teatro Altosf (Venezuela) – espetáculo – Del destierro, al encuentro con el alma, el peregrinaje por la tierra, y…
Do desterro, ao encontro com a alma, … é uma obra que descreve a solidão do homem obrigado a abandonar o éden em busca do nascimento da alma. Depois, a peregrinação pela terra para conquistar a aliança com o céu, para merecer retornar novamente ao lar perdido, à pátria verdadeira. O espetáculo apresenta as andanças pelo mundo de dois seres que batalham por ser um. Metáfora da necessidade de comunhão entre homem e mulher; mas descrição também, do que acontece no interior entre corpo e anima, entre carne e espírito.
O Teatro Altosf nasceu em 1976 e tem como princípio O Ator Criador, cujo procedimento consiste, em síntese, em dar ao ator a maior liberdade possível para que ele possa desenvolver ao máximo suas capacidades expressivas, dando-lhe a faculdade de conquistar as terras íntimas do ser e de converter-se ao mesmo tempo, em autor e dramaturgo de seu papel dentro da montagem. Esta particular metodologia de Altosf foi exposta por seu diretor Juan Carlos De Petre no livro "O Teatro Desconhecido". Em mais de um quarto de século de constante atividade, o trabalho artístico do grupo lhe deu um lugar privilegiado no panorama teatral venezuelano e do exterior. O grupo participou de festivais internacionais da Europa, Ásia, África e América, comprovando que sua linguagem teatral transcende tanto as fronteiras geográficas como as culturais, obtendo resultados verdadeiramente universais.
Grupo de Teatro Metastasis (Argentina) – espetáculo – Nuestro Pacto
Na Patagônia Argentina, nasceu em 12 de Agosto de 1987, a Cooperativa de Trabalho Artístico ‘La Hormiga Circular’, fundada por 13 associados. Composta por três grupos – Nuestramérica, Los Nosotros e Metástasis – está diretamente ligada ao desenvolvimento das artes cênicas em sua região, já tendo percorrido com seus 30 espetáculos, mais de 230 cidades na Argentina, sul do Chile, Venezuela e Espanha. Metástasis é o grupo convidado a participar da Mostra com o espetáculo Nuestro Pacto, obra que busca elementos nos quadrinhos, no grotesco e no expressionismo para levar a cabo uma proposta arrojada de encenação.
Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo
Quando: de 9 a 14 de maio
Onde: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 tel. 3277-3611
Memorial da América Latina – Av. Auro Soarez de Moura Andrade, 664 tel. 3823-4600
Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 tel. 3251-5122
Quanto: grátis
As inscrições para as demonstrações de trabalho serão feitas na Cooperativa Paulista de Teatro pelo email: central@cooperativadeteatro.com.br
Distribuição dos ingressos dos espetáculos do CCSP e do Memorial será feita uma hora antes dos espetáculos. Os espetáculos realizados no Teatro Sérgio Cardoso terão distribuição de ingressos na Cooperativa de Teatro, no próprio dia, a partir das 8h, em horário comercial. Pça Dom José Gaspar, 30 – 4º andar – sp/sp – 3258-7457
Patrocínio: Petrobrás
Co-realização: Centro Cultural São Paulo e Memorial da América Latina
Realização: Cooperativa Paulista de Teatro