/governosp
Por Roberto Bertani
Diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) do Memorial da América Latina
Em uma iniciativa que marca os 35 anos de trajetória da Fundação Memorial da América Latina, foi assinada uma importante parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O termo de cooperação visa à preservação e digitalização do acervo de arte popular do Pavilhão de Criatividade Darcy Ribeiro, reforçando o papel do Memorial como um elo de integração cultural entre os países latinos e caribenhos.
Com o investimento inicial de US$ 100 mil, essa parceria permitirá não só a preservação das obras por meio de catalogação e higienização, mas também a ampliação do acesso ao acervo.
A iniciativa, que já está em execução, conta com uma equipe de profissionais especializados em conservação e museologia e será desenvolvido ao longo de um ano em sua primeira fase, promovendo a digitalização de milhares de peças, abrangendo obras representativas das manifestações culturais populares de toda a América Latina, cuidadosamente reunidas pelo antropólogo Darcy Ribeiro.
O Pavilhão de Criatividade Darcy Ribeiro é um espaço singular, reunindo objetos que capturam a essência das culturas latino-americanas, desde o México até o Peru. Essas 3.800 peças, carregadas de simbolismo, falam diretamente às raízes e ao sentimento de pertencimento de nossos povos, oferecendo uma conexão única com o passado e as tradições que moldaram nossa identidade.
O projeto também abre portas para uma maior visibilidade global dessas obras. Através das plataformas digitais e redes sociais, será possível compartilhar através do CBEAL – Centro Brasileiros de Estudos da América Latina, este vasto patrimônio com o mundo, permitindo que mais pessoas descubram o valor das manifestações culturais latino-americanas.
Pedro Mastrobuono, presidente da Fundação Memorial da América Latina, destaca que a cooperação com o CAF reflete a vocação do Memorial de promover discussões acadêmicas, políticas e culturais que aproximem os países da América Latina. “Sempre buscamos soluções comuns e o respeito à diversidade social e cultural de nossa região”, afirmou Mastrobuono.
Ao longo de sua existência, o Memorial tem sido um centro de convergência para iniciativas que celebram a solidariedade entre os povos latinos. Este novo acordo com o CAF é mais um passo nessa direção, garantindo que o patrimônio cultural latino-americano seja preservado e, ao mesmo tempo, amplamente compartilhado, respeitando e valorizando as heranças que nos unem.
A conclusão deste levantamento e mapeamento do acervo, sua higienização e a criação da base de dados, permitirão um maior controle e conservação deste patrimônio artístico. Com isso, reafirmamos nosso compromisso de preservar e promover a rica herança cultural da América Latina, projetando seus valores para o mundo.