A Mostra de Cinema Peruano reúne uma seleção de cinco filmes que retratam a história, a diversidade cultural e natural do Peru, por meio de obras que refletem a produção cinematográfica recente do país que cresceu bastante a partir dos anos 2000.
Entre as produções há dois documentários que exaltam a riqueza natural do Peru e três longas-metragens que retratam a realidade do povo peruano com diferentes nuances e histórias emocionantes. Todos os filmes serão exibidos com legendas em português.
As sessões de cinema acontecerão no Auditório da Biblioteca Latino-americana e serão abertas ao público sujeito à lotação do espaço.
Programação completa
Dia 23/07 (terça-feira)
19h30 – Projeção do Filme – Peso Gallo (2022) – Drama
Direção: Hans Matos
Duração: 1h19m
Em Huancayo, cidade das montanhas do centro do Peru, Enrique, um boxeador adolescente que mora com a avó, é convocado para participar de um campeonato nacional de boxe na capital Lima. Entre treinos e preparativos, Enrique entenderá que a luta pelos seus sonhos, não é só dentro do ringue.
Língua: Espanhol com legendas em português.
Classificação: 14 anos
Dia 24/07 (quarta-feira)
19h30 – Projeção do Filme – Deliciosa fruta seca (2017) – Danças
Direção: Ana Caridad Sánchez
Duração: 1h22m
A história se passa na cidade de Trujillo, conhecida como a capital da primavera, na costa norte do Peru, e berço de uma das danças peruanas mais populares do país, a “Marinera”.
Marialicia, uma mulher de sessenta anos, que ficou viúva recentemente, um dia descobre através da “Marinera” uma forma de fugir da mesquinhez do mundo e se reconectar com a vida.
Língua: Espanhol com legendas em português.
Classificação: Livre
Dia 25/07 (quinta-feira)
19h30 – Projeção do Filme – Hatun Phaqcha: Tierra sana (2021) – Documentário
Direção: Richard Claus e César Zelada
Duração: 1h32m
O documentário mostra o potencial nutricional e curativo dos vários alimentos nativos do Peru, que em sua maioria se encontram fora do comércio convencional. A importância desses alimentos para o património cultural do Peru, é mostrado desde sua relação com as pequenas comunidades das montanhas peruanas que mantém sua colheita e a necessidade de garantir a sua sobrevivência.
Língua: espanhol e quéchua, com legendas em português.
Classificação: Livre
Dia 26/07 (sexta-feira)
18h – Projeção do Filme – Yakuqñan, Caminhos da Água (2022) – Documentário étnico
Direção: Juan Durán Agurto
Duração: 88 minutos
A obra é um passeio visual por cenários de beleza espetacular que partem do mar do Pacífico frente a costa do Peru, atravessando picos nevados e bacias amazônicas, mostrando mulheres e homens peruanos em suas tarefas pesqueiras, cultivando a terra na alta paisagem andina, atravessando os rios e arvoredos amazônicos peruanos.
Língua: quéchua, com legendas em português.
Classificação: Livre
19h30 – Projeção do Filme – Manco Cápac (2021) – Drama – Cultura Andina
Direção: Henry Vallejo
Duração: 92 minutos
Em meio à Festa da Virgem da Candelária em Puno, cidade costeira do Lago Titicaca, Elisban chega tarde demais para encontrar seu amigo Hermógenes, com quem deveria trabalhar.
Sem abrigo e sem dinheiro, ele sobrevive com empregos pequenos e instáveis numa cidade que piora a sua solidão a cada passo. A inércia de continuar caminhando pode te levar a um destino melhor.
Língua: Espanhol e quéchua, com legendas em português.
Classificação: Livre