/governosp
São Paulo – O Shimano Fest, em sua 13ª edição, bateu todos os recordes. Ao todo, o evento atraiu 50.250 visitantes no Memorial da América Latina ao longo de quatro dias, de 17 a 20. O número representa um crescimento de 5% em relação a 2022, quando reuniu 48 mil pessoas. O volume de negócios superou as expectativas. Com 130 expositores e 230 marcas de bicicletas nacionais e internacionais, o maior festival latino-americano da bicicleta movimentou R$ 59 milhões, aumento de 30% se comparado aos R$ 45 milhões do evento anterior.
O Shimano Fest ampliou sua estrutura em 2023, contando com uma área de mais de 4.000 m² no Memorial da América Latina, crescimento de 19% em relação ao ano passado. Tudo pensado para receber o número recorde de visitantes e também de lojistas e profissionais do setor. Somente o número de profissionais credenciados foi de 7.950, 10% a mais do que em 2022. São números corroborados pela satisfação dos expositores.
O maior festival da bicicleta da América Latina manteve a tradição de ser um evento plural, no qual tanto profissionais do setor como amantes da bike de todas as idades puderam conhecer de perto novidades e lançamentos das principais marcas nacionais e importadas, participar de ativações, testar bikes, acompanhar palestras, shows e competições.
“Confirmamos a expectativa de receber 50 mil pessoas nos quatro dias de Shimano Fest e isso, claro, nos permite desfrutar a sensação de dever cumprido. Porém, mais que isso, foi muito bom receber feedbacks tão positivos tanto dos nossos parceiros como dos visitantes. Já começamos o planejamento do Shimano Fest 2024”, completou Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America.
Desafio Mecânico
A tradicional disputa foi uma das atrações da tarde do sábado (19) e reuniu 17 mecânicos. O campeão foi Carlos Eduardo, da CTBIKE de Araçatuba (SP), seguido por Stefano Bezerra, da FL BIKES Itabirito(MG), vencedor no ano passado, e por Vinícius, da Visual Bike São Paulo(SP).
Atrações para o público
Durante quatro dias, o Shimano Fest ofereceu diversas atividades relacionadas ao universo do pedal, todas grátis. O Test-Ride by Fairfax Seguros permitiu a 4 mil visitantes experimentar diferentes tipos de bikes, enquanto a Arena Kids by Nathor Bicicletas, foi local destinado a oferecer experiências divertidas sobre duas rodas para a criançada.
O 4º Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu, realizado domingo (20) reuniu 5.068 pessoas em um percurso de 10km pelas ruas e avenidas de São Paulo até o Memorial da América Latina, onde os participantes puderam estacionar as bikes com segurança no bicicletário gratuito by Akad Seguros e aproveitar as atrações do festival. Entre eles, Fabio Takayanagi, presidente da Shimano para a América Latina.
Além das atividades, as pessoas puderam acompanhar palestras e painéis de discussão no Auditório Diversidade, que contou com uma programação diversificada. Para os amantes da adrenalina de uma competição, o MTB Short Track – Desafio dos Gigantes & Desafio dos Famosos não decepcionou. Pela primeira vez, contou com transmissões ao vivo – pela Avelar Sports, que também respondeu para parte técnica do evento – que podem ser assistidas no Youtube. A estrutura do Shimano Fest ainda contou com apresentações radicais do BMX Freestyle na Arena Colli, food trucks, shows e ativações das marcas e parceiros na Tenda Expo e Área Steps.
O Shimano Fest 2023 foi apresentado por OGGI Bikes, com patrocínio de Fairfax Seguros, Colli Bike, Nathor Bicicletas e Akad Seguros e co-patrocínio de One Corretora. Teve apoio cultural do Memorial da América Latina, apoio da agência oficial Quicky Travel e da Alpha FM, com realização da Shimano.