/governosp
A Biblioteca Latino-Americana é um dos espaços que se encontram dentro do Memorial da América Latina. Foto: William Ponciano
A Fundação Memorial da América Latina publica, nesta quarta-feira (07/06), os editais das bolsas FMAL-CBEAL e Cátedra de Integração da América Latina UNESCO/UNITWIN. Ao todo, serão 15 bolsas de estudos oferecidas a pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos, indo desde graduandos com iniciação científica até pós-doutores.
Pela primeira vez, os bolsistas selecionados não precisarão estar vinculados a alguma instituição acadêmica. A concessão das bolsas faz parte da missão institucional da Fundação em promover a produção e a disseminação do conhecimento e integrar países da América Latina a partir de pesquisas e extensão.
As inscrições para as bolsas do CBEAL e Cátedra vão até o dia 7 de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail contato.cbeal@memorial.org.br e catedra@memorial.org.br.
Sobre as bolsas de estudos
A Bolsa FMAL-CBEAL destina 10 bolsas para graduandos com iniciação científica até pós-doutores. Já a Cátedra oferece 5 bolsas para doutorandos até pós-doutor. O auxílio financeiro é de R$ 1.500 mensais para cada pesquisador selecionado.
Cabe ressaltar que a bolsa de estudos tem duração de quatro meses. Porém, os pesquisadores aprovados dentro da Bolsa FMAL-CBEAL terão a possibilidade de renovar o auxílio financeiro por mais quatro meses, caso se comprove a necessidade de maior tempo para a realização do estudo.
A professora-doutora Mirlene Simões será a orientadora dos bolsistas FMAL-CBEAL, que devem ter como referência as seguintes linhas de pesquisa: Relações de Gênero na história e na ciência na América Latina; Epistemologias feministas e decoloniais desde os trópicos; Participação feminina na inovação e tecnologia na América Latina; Impactos da maternidade e cuidados parentais nas carreiras de ciência e tecnologia.
Já a professora-doutora María Dolores Aybar Ramírez vai orientar os bolsistas da Cátedra que devem desenvolver pesquisas sob as seguintes linhas: Mulher e literatura; Autorias femininas e instâncias críticas; Feminismo como teoria crítica da literatura na sua dimensão interdisciplinar e dialógica e Resgate arqueológico de autoras para sua introdução num cânone revisitado.
Ambas as professoras-orientadoras são docentes na área de letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Para conferir os detalhes do edital e saber mais sobre as inscrições, acesse o link: https://memorial.org.br/editais/
Sobre as professoras-orientadoras
A Profa. Dra. Mirlene Fátima Simões Wexell possui graduação em Ciências Sociais (2001) pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara, Mestrado (2006) e Doutorado (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. Atualmente, coordena o Projeto Laboratório de Talentos (2020-2023) e Co-Labore (2020-2023), em parceria com o Consulado dos EUA no Brasil. É docente da UNESP/FCLAr (2022). Ela atua nas seguintes temáticas: mulheres jovens, direitos humanos e mulheres.
A Profa. Dra. María Dolores Aybar Ramírez possui graduação em Filologia Francesa pela Universidad Complutense de Madrid (1986), Mestrado em Letras Modernas – Espanhol pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (1992), Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- FCLAr, 2003) e Pós-Doutorado em Literatura Espanhola pela Universidade do Estado de São Paulo (USP, São Paulo, 2015). Atualmente é Professora Assistente Doutora MS-3.1 de Literatura Espanhola na UNESP, Campus de Araraquara -SP (FCLAr) e Docente credenciada no Programa de Pós-graduação em Língua espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH da Universidade de São Paulo (USP). Lidera igualmente o Grupo de Pesquisa CNPq GIPMEL (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Mulher e Literatura – Ana de Miguel). Hoje, atua nas seguintes temáticas: Literatura e História, Literatura e mulher, Intertextualidade e Literatura exilada.
Texto: Ascom/Memorial
Foto: William Ponciano